Iberanime 2019 | O Evento Chegou Finalmente À Sua Verdadeira Casa

No último fim de semana, dias 18 e 19 de Maio, decorreu na FIL em Lisboa o Iberanime 2019, um evento que celebra tanto a cultura pop japonesa, onde se insere o anime e o manga, bem como a cultura do gaming e do cosplay, e claro, a equipa da Squared Potato não podia deixar de estar presente.

Com isto, partimos à aventura para mais uma edição do Iberanime, um evento que pessoalmente tenho vindo a acompanhar o seu crescimento ao longo dos tempos, desde a velhinha LX Factory até esta última edição, e que saúdo agora a sua chegada à FIL. Para mim, esta mudança do Altice Arena para este novo recinto logo ali ao lado, foi muito necessária. Pois no ano passado era notável a dispersão da organização dos espaços do evento, entre outras coisas, e o ambiente escuro da Altice Arena não ajudava muito quem tentava ver alguma coisa… Desta forma, senti nesta edição que o Iberanime finalmente encontrou a sua casa, onde poderá crescer à vontade se assim o pretender com uma melhor gestão de espaços.

Apesar de neste ano não termos a típica parceria de eventos de gaming que marcou as edições passadas, as grandes marcas não deixaram de estar presentes, trazendo consigo muita animação. A salientar temos a Omen, que para além de um espaço com imensos computadores onde decorreram várias sessões de videojogos diferentes, como já é tradição, também apostou nas experiências VR com o Beat Saber. Jogo este que também foi a aposta da Nostalgica neste campo. O museu de tecnologia e videojogos trouxe também consigo imensas arcadas e flippers, onde pudemos acelerar através dos tempos ao volantes de vários jogos ou defrontar rivais em combates acesos com até 4 jogadores.

Cobertura disponível em breve! Fotografia: Joana Sousa e Bruno Dores

Publicado por Squared Potato em Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Lê Mais:  Pokémon GO | Detalhes Sobre O Evento De Halloween Surgem No Tráfego De Rede

As rainhas da industria também marcaram presença. A PlayStation apostou numa boa variedade de experiências para os seus visitantes, tanto de PlayStation 4 como de PlayStation VR, trazendo inclusive alguns títulos que ainda não chegaram ao mercado. Já a Xbox apostou nos títulos mais badalados do momento, com um espaço bastante modesto mas extremamente bem organizado! No entanto, foi notável a redenção do público ao espaço da Nintendo, que detendo um palco sempre animado pelos apresentadores já habituais Daniel Guerreiro e Rui Aguiar, entreteve o público com imensas partidas dos jogos do momento. Para além do palco, o público também pôde descontrair com imensos títulos presentes nas demo units, e apreciar um torneio de Super Smash Bros Ultimate cativante que pelos mais de 60 inscritos, na minha óptica é uma experiência a se repetir.

Os palcos principais do evento preparam-nos algumas surpresas, sendo sem dúvida alguma a mais marcante de todas, a apresentação de My Hero Academia dobrado em português por um grupo de caras conhecidas, como o Quimbé e Alexandre “Archarom” Maia que não detendo o apoio financeiro para trazer o anime para portugal, lutaram para concretizar este feito pelos seus próprios meios… e conseguiram.

A Biggs que também marcou presença no Iberanime já demonstrou o seu interesse em adoptar este projecto, no entanto esta é uma vitória amarga para o grupo, pois apesar do fantástico trabalho apresentado pela equipa que dobrou o episódio, que te deixo de seguida, a companhia não ficou interessada em contratar o elenco. Razão porque a comunidade que tem vindo a acompanhar o esforço destes actores já se uniu para criar uma petição que leve a Biggs a mudar de ideias. É de lembrar que o canal foi também responsável pela polémica compra da segunda temporada de Dragon Ball Super, levando a que o elenco com que tantas gerações cresceram a ver interpretar as celebres personagens dos combates cheios de acção, fosse afastado dos seus papeis…

A MINHA ACADEMIA DE HERÓIS – TREINO DE SALVAMENTO!

OLÁ HERÓIS!O DIA CHEGOU!!!É com todo o gosto que partilhamos este episódio especial!Esperamos que todos vocês gostem e partilhem por toda a internet!E preparem-se, teremos mais surpresas pra vocês no IberAnime, por isso garantam já os vossos bilhetes!!- PLUS ULTRAAAAAAAAAAA!!!!#Iberanime #IALx19 #IA #Anime #MyHeroAcademia #BokuNoHeroAcademia #BNHA #MHA #Dobragem #Português #Portugal

Publicado por My Hero Academia Portugal em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

Lê Mais:  Pokémon Go Plus + | Novo Aparelho De Captura Anunciado

Num evento deste calibre claro que não podíamos deixar de falar em lojas e em artistas. Quanto a estes últimos, achei que os mesmos foram um pouco colocados a um canto do evento. Embora estivessem perto da entrada, só realmente dei pela existência do Artist Alley depois de já ter dado imensas voltas pelo pavilhão. Já a nível das lojas, aqui encontrámos as já habituais, como a Pop Store, Hyper Toys, Devir e até a FNAC, sendo imensas no total, o que levou a um certo congestionamento da circulação entre espaços. Em contraste com isto, tínhamos numa das laterais do pavilhão (onde no Lisboa Games Week normalmente encontramos a zona de restauração) todo um espaço mal aproveitado onde só estiveram uns 3 carros em exposição. Dito isto, seria de esperar que a organização tivesse pensado mais à frente e tivesse colocado aqui também algumas lojas e serviços de restauração para evitar que o pavilhão se sentisse tão claustrofóbico.

No geral sinto que esta foi uma edição muito melhor organizada do que as anteriores, e que o evento finalmente se sente em casa com imenso espaço para crescer, pelo que estou de facto curiosa para ver a edição do próximo ano.