Durante quatro dias a FIL foi mais uma vez o palco das grandes novidades da indústria dos videojogos e das experiências sempre renovadas que o evento oferece.

A presença directa dos três maiores fabricantes de consolas marcou uma edição de renovada ambição, na qual se pôde constatar um forte investimento da organização em novas áreas e espaços temáticos, mas a Lisboa Games Week 2019 primou também pela maior aposta de sempre em Esports.

No âmbito da política de qualidade da FIL, e como sucede em todos os eventos que organiza, foi realizado, por uma entidade externa, um inquérito a 978 participantes do LGW 2019, onde ficou evidenciado o sucesso desta edição: em resposta à questão “Considera o LGW o maior e melhor evento de Gaming em Portugal?”, 92% respondeu afirmativamente. A mesma taxa de sucesso é notória pela resposta às perguntas: “Recomendaria a visita ao LGW a amigos e familiares?” – 95,5% respondeu que sim – e “Tenciona regressar na edição de 2020?” – 92% respondeu positivamente.

Quando questionados qual o motivo por que visitavam o evento, 67,5% dos inquiridos respondeu que era pelas actividades da área de gaming, expectativas que foram confirmadas depois de entrarem no evento, com 64% a confirmar que esta foi a sua área preferida. Isto porque foram muitas as novidades apresentadas pelas grandes marcas de consolas (Playstation, Nintendo e Xbox) e PC’s, com alguns jogos exclusivos que estiveram disponíveis no LGW antes do seu lançamento.

As marcas Omen by HP e AOC Gaming apostaram forte nesta 6ª edição do evento, reservando para si áreas e stands de grande dimensão nos quais promoveram vários torneios e competições nos espaços dos parceiros FNAC e Rádio Popular (que fizeram a sua estreia no Lisboa Games Week 2019) e PCDiga, com um prize pool OMEN by HP no total de 15.000€. De realçar também os torneios com a chancela da AOC Gaming com um prize pool de 3.000€ e arena F2P da marca com mais de 50 PC’s e consolas dedicados, na sua maioria, aos jogos Fortnite e CS-GO.

As competições profissionais de esports tiveram lugar na maior área do evento na presente edição, com prize pool total de 25.000€. Com produção a cargo da Inygon, o novo LGW Esports Main Stage, um auditório para mil entusiastas dos desportos electrónicos, teve o seu espaço preenchido e em festa durante quatro dias, onde se pôde assistir às finais LP LOL e LP CS, a um qualificador ibérico CS e uma nova prova intercontinental, a OMEN Atlantic Challenge. Este foi um espaço marcante nesta 6ª edição do evento que concentrou em competição as mais prestigiadas equipas nacionais e internacionais. A transmissão destas competições através da Inygon TV alcançou 103.517 espectadores únicos e um pico de 4002 espectadores em simultâneo, ao longo de 280.465 reproduções.

A grande envolvente Esports presente nesta 6ª edição do Lisboa Games Week culminou com a aposta da organização na escolha do tema “Esports em Portugal”, o qual teve honras de abertura do evento no Auditório LGW.

A organização estimulou algumas marcas a produzirem também os seu espaços e torneios, dos quais se destacam o Free Fire Masters Portugal com produção a cargo da Qwatti, e do LGW Cup powered by Abarth dinamizado pela G’s Competizione, entre outros.

De referir ainda no âmbito da participação dos Esports no LGW a participação da For The Win Esports Club com um stand de mais de 150m2 no qual activou todo os seus conteúdos, bem como garantiu a presença dos seus principais streamers e jogadores.

Outra das grandes apostas do Lisboa Games Week 2019 foram as áreas dedicadas à cultura pop, tendo o Cosplay sido a estrela da companhia com a representação das comunidades nacionais que se dedicam a esta arte e actividade, e com a participação de cosplayers internacionais convidados pela organização e com o apoio da PopStore, dos quais se destacaram Leon Chiro, Han Jones, Elizabeth Rage e Lily on the Moon. De destacar a realização de uma eliminatória do ICL – International Cosplay League, que determinou o cosplayer que representará Portugal na competição internacional, que acontece em Espanha.

O novo espaço do evento dedicado à produção nacional e à promoção dos criadores e empresas de videojogos nacionais, Loading Zone, desenvolvido pela organização em parceria com a Associação dos Produtores de Videojogos e A Ludoteca, contou com participação de mais de 50 novos projectos, tendo incorporado um auditório próprio com capacidade para 200 pessoas no qual decorreu uma programação dedicada no âmbito do ecossistema Game Dev nacional. A Loading Zone decorreu também em articulação com o LGW Serviço Educativo e com a participação directa dos cursos, universidades e politécnicos com oferta formativa na área dos videojogos.

O Serviço Educativo do Lisboa Games Week ampliou os seus espaços de programação e oferta formativa com mais um auditório dedicado e sete salas de formação, tendo promovido mais de 90 acções para escolas e também um seminário internacional para professores com o tema “Práticas Relevantes de Gamificação no Ensino” com o apoio da DGE – Direcção-Geral de Educação. Foram muitos os novos parceiros a associarem-se ao LGW Serviço Educativo, com destaque para Microsoft Education, Sharkcoders e IBM, que se juntaram aos já habituais Happy Code, Robotparty, entre outros.

A 6ª edição do Lisboa Games Week fica também marcada pela produção de vários espaços temáticos a cargo da organização e parceiros, indo ao encontro das expectativas renovadas do público em cada edição: – Realidade Virtual com o apoio do VIVE Virtual e destaque para o simulador oficial da Lamborghini, imSim; – Retrogames e Museu dos Videojogos com produção da Nostálgica; – Espaço Família; – Academia LGW com apoio e produção do Bazar do Vídeo e a participação de muitos influencers que estiveram presentes no evento.

Num ano de transformação e renovação para o LGW, o evento revelou ter uma impressionante capacidade de captar novos visitantes. Isto porque, com base nos resultados dos inquéritos, 39,3% dos 978 inquiridos afirmou que visitou o evento pela primeira vez, sendo que os restantes manifestaram ser visitantes assíduos do LGW.

O Lisboa Games Week contou com 95 expositores directos, mais de 200 marcas representadas e um total de 63.236 participantes, dos quais 16.934 são números do Serviço Educativo. O evento já tem data marcada para 2020: de 19 a 22 de Novembro, o LGW voltará a abrir portas na FIL, já com muitas novidades a serem desenvolvidas com os novos parceiros da edição de 2019 e com a confirmação de presença de novas marcas.