Com tanto evento comercial dirigido, não aos fãs de cultura pop, mas às suas carteiras, e a se focarem na nossa capital, é de facto de se louvar as iniciativas que vão aparecendo um pouco por todo o país. Iniciativas de como é exemplo o NaniCon, organizado pelo ptAnime. Um evento que vai ter a sua primeira edição no dia 8 de Dezembro deste ano, no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, e cujo programa já te demos a conhecer. Com isto, hoje quero mostrar-te porque é que este tipo de eventos de cultura pop, de como é exemplo o NaniCon, (que se distanciam dos formatos convencionais mais comerciais), que valem verdadeiramente toda a pena visitar.

Antes de mais, quero deixar-te um background algo mais pessoal de alguns membros da Squared Potato no que toca a este tipo de eventos. Tanto eu, como o Bruno Reis, o Miguel Costa e o Bruno Dores, temos já algum currículo na organização deste tipo de convenções. O Bruno Dores por exemplo, foi um dos criadores do MCE (Manga & Comic Event), que é um evento anual algo semelhante ao NaniCon, mas a acontecer no Algarve, e que tem como entidade organizadora a ANGA (Associação Núcleo De Geeks do Algarve). O MCE, e por consequência a ANGA, nasceram do desejo de trazer para o Algarve, este tipo de eventos, à semelhança do que a ptAnime vem trazer a Braga com o NaniCon. Estes eventos são criados com um twist: por serem eventos mais pequenos que os convencionais, trazem consigo um programa recheado de ofertas de actividades e experiências diferentes para a comunidade. Este tipo de convenções, foge portanto do formato comercial que conheces e têm por base serem organizadas de fãs para fãs, distanciando-se do factor empresarial dos eventos que vemos na capital.

Com isto, quero mostrar-te porque é que é tão bom visitar um evento deste género, antes que percas a oportunidade de visitar o NaniCon. Quando visitas um evento assim, há uma certa mentalidade que tens de levar contigo: este é um evento organizado por fãs a sério. Pessoas reais que têm e vivem dos mesmos gostos que tu tens, e que procuram proporcionar-te as experiências que elas próprias gostariam de ter. Quando entrares num evento destes, tens de ter em mente que não vais lá para ver lojas, embora elas existam. Tu vais lá para te divertires, conheceres pessoas, participares em actividades o dia todo, teres experiências autênticas que vais guardar contigo na memória, e estares lado a lado com grandes figuras desta cultura que muito têm para partilhar contigo!

Lê Mais:  XF Festival | A FPT Está A Preparar Uma Zona De Gaming Recheada De Emoções

É este sentimento caloroso de proximidade presente em eventos como o NaniCon, que faz com que estas convenções acabem por crescer melhor dentro dos nossos corações. A comunidade une-se com uma tal paixão, e são tantas as pessoas com quem acabas por travar amizades para a vida, que parece que chegas ao evento e conheces toda a gente! Falo por mim, que quando fui ao primeiro MCE, passado numa pequena casinha degradada com um pátio aberto, nunca poderia prever o impacto que este evento teria na minha vida. Na sua 3ª edição entrei para ajudar a organização, e se não fosse por este pequeno evento crescer tanto em mim, dizer que hoje não estaria aqui, é pouco. Não conheceria as pessoas que conheci, ao nível mais pessoal não seria tão feliz, não faria parte da grande família que é a ANGA, nunca teria participado desde o inicio no Cubo Geek, e o Squared Potato provavelmente nunca seria uma realidade. É portanto seguro dizer-te que estes eventos são mesmo life-changing, porque nunca tens uma oportunidade tão boa de conhecer pessoas com as mesmas paixões que as tuas, e criar connects.

Neste aspecto, o NaniCon é mesmo uma oportunidade excelente para sentires toda esta comunidade, e já são muitos os anos em que não sinto este tipo de calor humano nestes eventos. Digo isto, porque este é um evento organizado de comunidades para comunidades. Não há melhor exemplo disto mesmo que o facto da ptAnime estar a cargo da organização deste evento. Um evento onde sem dúvida a equipa se sente em casa, e quem melhor é que poderia perceber os visitantes de um evento de manga e anime, que a própria ptAnime? Para teres ideia do nível de exigência deste tipo de pensamento, o primeiro torneio oficial de Super Smash Bros Ultimate, terá lugar no NaniCon, e está a cargo da Smash Bros. Portugal, em parceria com a Fighting Polygon Team. Um torneio que só poderia mesmo ser confiado a estas entidades, pois adivinha-se chegar numa época muito arriscada. Isto dado que o mesmo celebra o próprio lançamento do jogo, e visto que por consequência ainda não existem regulamentos oficiais de torneios para o mesmo. No entanto, este é sem dúvida um videojogo cuja comunidade é conhecida por ser extremamente competitiva e rigorosa. Portanto, noutras mãos, este torneio só poderia dar em asneira, para já…

Lê Mais:  Super Smash Bros. Ultimate | Nova Edição Especial Anunciada!

Entrando mais na comunidade de Cosplayers, a ptAnime apresenta no NaniCon um tipo de pensamento inédito neste campo. “Porque o evento é para vocês”, esta convenção pensou mais à frente, além da adoração que temos habitualmente pelos cosplayers, e aqui é mesmo dada aos visitantes a oportunidade para os mesmos experimentarem ser cosplayers por um dia. Este é um conceito que até agora só tinha visto em feiras medievais, o que nem é de todo comparável ao feito que se pretende aqui realizar, dada a logística que implica arranjar cosplays para pessoas cujas medidas não conheces. No entanto, a organização vai mesmo conseguir trazer para o seu evento, através da Cosplay Hour, um catálogo de mais de 80 cosplays, disponíveis para todos os visitantes que quiserem encarnar as suas personagens favoritas. É caso para dizer que nunca vi nada assim, nem achei que fosse possível ver algo assim implementado. Com isto, esta é uma excelente oportunidade para quem nunca fez cosplay, sentir-se finalmente na pele de um.

Ainda neste campo, há mais uma inovação a marcar presença no NaniCon, e esta é referente à estrutura do seu concurso de Cosplay. Este, aclamado de Cosplay Battle, irá se distinguir dos formatos convencionais, pela existência de duas categorias diferentes onde os cosplayers poderão competir. Desfile: premia a construção do fato e semelhança com a personagem; e Performance: premia a apresentação em palco e entretenimento do público. Relembro que todas as candidaturas deverão ser efectuadas através do e-mail: cosplay@nanicon.pt com o assunto “Inscrição Cosplay Battle” até dia 30 de Novembro de 2018. Este formato, parece-me ser o mais lógico e justo para garantir que todos os cosplayers tem a oportunidade de darem a conhecer os seus trabalhos, e de acima de tudo se divertirem. Já tinha visto casos em que no mesmo evento tínhamos tanto o desfile como o concurso de cosplay como formatos separados, para dar a todos os cosplayers a oportunidade de arrecadarem prémios, mas obviamente que o desfile tinha sempre um espectáculo menos atractivo.

Lê Mais:  NaniCon | Fica A Saber O Que Podes Esperar Da Primeira Edição Do Evento

Um evento deste calibre nunca é só sobre cosplay e actividades, sejamos sinceros, as nossas barrigas vêm também passear para estes eventos, na esperança de terem experiências diferentes daquelas a que estão habituadas. Com isto, entra a gastronomia oriental que é das mais criativas e nutritivas mundialmente, e que no NaniCon estará a cargo do Chef Zé Pedro e de uma equipa licenciada que nos trará o melhor das ruas de Fukuoka . A cozinha neste evento terá por conceito base o yatai: um pequeno atrelado móvel que permite confeccionar e vender comida japonesa. A ptAnime para já ainda não quis desvendar a ementa, mas sabemos que este será um belo manjar que irá aconchegar os visitantes… O que será? O que gostarias que a organização trouxesse para a cozinha do NaniCon?

Com tanta oferta, o melhor mesmo é não perderes este evento, cuja entrada custa apenas 3€. Contudo, podes sempre participar no giveaway da organização onde serão sorteados 5 bilhetes e um primeiro volume de Boku No Hero! E então? Vemo-nos por lá?

🛑🛑GIVEAWAY NANICON 2018🛑🛑Eis a tua oportunidade de ir ao NaniCon 2018 sem teres que pagar! 😮São 5 bilhetes, para 5…

Publicado por PtAnime em Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Lê Mais:  Splatoon 2 | Próximo Splatfest Temático De Super Smash Bros. Ultimate