No passado dia 8 de Dezembro, decorreu em Braga, na Escola Secundária Alberto Sampaio a 1ª edição da NaniCon (a primeira de muitas espero eu)! Para aqueles que estiveram, pouco ou nada mais preciso de dizer, mas para quem não foi a este evento, vou deixar-vos a minha experiência para saberem o que perderam.

Cobertura do evento e do torneio disponível em breve!

Publicado por Squared Potato em Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

[irp]

Organizada pela PTAnime a NaniCon tentou trazer os eventos de anime e gaming para o Norte do país. Com convidados da 4GNews, Cafémaisgeek e muitos mais! Este evento mais “íntimo” lembra-nos a todos que, não se precisa de ser uma grande organização para se conseguir trazer as pessoas mais próximas do mundo do anime, cultura japonesa e cosplay, bem como o seu meio.

O evento em si foi diferente. Disse-o antes e volto a dizer, que a palavra chave aqui é a “intimidade” e não o “comercial”. Como resultado, o evento durou só um dia, mas foi cheio de emoção! Começando com um painel de nos deixar com as emoções à flora da pele, onde a meio foi mostrado um vídeo tributo ao falecido Stan Lee, neste admito que até eu me emocionei um bocado a ver a história de trás deste grande homem, (e pelas pessoas presentes digo que não fui o único). Num outro painel com o organizador Nelson de Sousa e a cosplayer Cosruckyfalou-se de histórias de cosplayers, com uma apresentação chamada de “Dreams can become Reality”. Falou-se aqui, do que é o cosplay, e do que este significa para algumas pessoas. Da boa educação que se devia de ter para com os cosplayers, ao falar ou pedir até mesmo para se tirar uma foto com eles(as). A atenção que deram a este tema, foi sobretudo a grande marca deste evento. Sendo que os próprios visitantes tinham ao dispor, através da Cosplay Hour, alguns cosplays que podiam vestir para viver uma experiência diferente.

NaniCon

[irp]

Algo que me surpreendeu neste evento, foi sobre tudo a planta do mesmo, e quem me dera que a minha escola secundária tivesse este tipo de espaço. O facto de que eles conseguiram colocar tanta coisa neste local sem obstruir a movimentação dos visitantes, espanta-me até hoje! Devo dizer que o posicionamento das zonas estava mesmo bem pensado, e queria eu que os “Iberanimes” e as “comic cons” tirassem apontamentos desta organização, para retirarem o seu exemplo de como se faz uma boa distribuição.

Parece algo mínimo eu sei, mas nota-se sobre tudo uma grande diferença para os outros eventos, ver aqui como é que as bancas dos artistas e das lojas estavam localizadas. Isto porque estas pessoas se esforçam em fazer produtos para ti e em muitos eventos ficam “escondidas” mas a pagar na mesma um bom preço pela sua “exposição”. Da NaniCon, recordo-me dos gatos da paccato, da arte da WishySawakura e do Mikestration, até muitos muitos mais artistas aqui presentes, que planearam, trabalharam e transportaram as suas coisas para que pudesses desfrutar das mesmas no evento. Se fazem isto tudo, merecem um espaço para puderem exibir o seu trabalho, e não ficarem escondidas num canto. NaniCon foi o primeiro evento em que eu vi este espaço ser devidamente pensado e organizado, portanto os meus parabéns!

NaniCon

[irp]

Mais para o final do evento, começou a Cosplay Battle! Não sabia o que esperar quando li sobre isto, mas quando me sentei apercebi-me do que realmente se tratava. Uma competição de cosplay onde os participantes ou desfilam ou fazem o seu skit. Aqui foi a verdadeira “battle”, com júris e plateia a ver. No desfile, os participantes passavam pelo palco com a sua actuação já preparada. Seja isso numa rápida demonstração de poses extravagantes de Giorno Giovanna, ou numa mudança de vestido branco para o preto com as asas da Katniss Everdeen. Após o desfile acabar, começaram os skits, feitos por cosplayers tanto a solo como em grupo. Sem falar muito, esta parte do Cosplay Battle teve os seus altos e baixos, mas estive sempre entretido tanto com os participantes como com a plateia a vibrar com o espectáculo. Resumindo, escolheram a melhor maneira para fechar o evento, porque daquelas actuações, ninguém seguramente vai esquecer-se.

Publicado por Squared Potato em Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

[irp]

A respeito da zona Gaming, essa fica para o próximo artigo sobre o evento, onde vamos falar sobretudo de como correu aqui o lançamento de Super Smash Bros. Ultimate. Um jogo que temos vindo a explorar na Squared Potato, numa longa e intensa jornada, e que teve aqui o seu primeiro torneio oficial, organizado pela comunidade Smash Bros. Portugal, em parceria com a equipa Fighting Polygon Team, e como sponsors oficiais a Game Patches e Lan House Station Braga!

Em resumo sobre o evento em si, fiquei bastante feliz por saber que tudo correu bem na NaniCon, pois realmente viu-se a organização dar a perna por este evento. Espero que venham mais edições destas no futuro porque eu, fiquei fã! Agora, se ficaste de fora desta edição, vê se vais à próxima, porque digo-te, valeu mesmo a pena!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome