Sabias que Pero, a mascote da Toei Animation, tem um anime? Vamos desvendar a história por detrás desta simpática e energética personagem com mais de 40 anos.

História

A empresa foi fundada em 1949 como Japan Animated Films. A Toei Animation comprou o estúdio em 1956 e foi reincorporada com o seu nome actual. Ao longo dos anos, o estúdio criou um grande número de séries de TV, e filmes, e adaptou muitas bandas desenhadas japonesas de autores de renome para séries de animação, muitas delas populares em todo o mundo.

A Toei Animation era conhecida como Toei Doga, sendo “dōga” a palavra nativa japonesa para animação. Na altura, o nome formal da empresa em inglês era, de facto, “Toei Animation Co. Ltd.”. A sua mascote é o gato Pero, do filme The Wonderful World of Puss ‘n Boots (O Gato das Botas), de 1969, feito pela empresa.

O filme é particularmente notável por dar a Toei Animation a sua mascote e logótipo, e pela sua chamada de atenção dos principais animadores da época: Yasuo Ōtsuka, Reiko Okuyama, Sadao Kikuchi, Yōichi Kotabe, Akemi Ōta, Hayao Miyazaki e Akira Daikubara, supervisionados pelo realizador de animação Yasuji Mori.

É dada uma rédea relativamente livre e apoio adequado para criar sequências virtuosísticas e distintivas, tornando-o um exemplo-chave do modelo japonês de divisão de trabalho em animação, pelo qual os animadores são atribuídos por cena e não por personagem.

Hayao Miyazaki

A mais famosa destas sequências é uma perseguição através de parapeitos de castelo animados em cortes alternados por Ōtsuka e Miyazaki, que serviria de modelo para sequências semelhantes em filmes posteriores, como a estreia de Miyazaki na realização de longas-metragens como O Castelo de Cagliostro e O Reino dos Gatos.

Miyazaki é, também, o artista de manga de uma adaptação de banda desenhada promocional do filme originalmente seriado no domingo, Chūnichi Shimbun, durante 1969, na qual é creditado a Tōei Dōga, e republicado em 1984 num livro sobre a realização do filme. Chūnichi Shimbun foi relançado 9 anos mais tarde, no Toei Manga Matsuri de Verão de 1978, a 22 de Julho desse ano.

Pero

Desde que se tornou a mascote da Toei Animation, o rosto de Pero pode ser visto no logótipo da empresa no início ou no fim de alguns dos outros filmes de animação da empresa, tanto do Japão como de alguns dos seus trabalhos subcontratados para outras empresas.

Toei Animation

Em 2016, foi revelado um novo logótipo 3D no ecrã com a imagem de Pero, em celebração do 60º aniversário da empresa. O logótipo 3D tem vindo a ser utilizado desde 2019.

The Wonderful World of Puss ‘n Boots

The Wonderful World of Puss ‘n Boots (長靴をはいた猫 ou Nagagutsu o Haita Neko, literalmente “Gato Que Usava Botas”) é uma longa-metragem musical tradicional japonesa de animação-comédia-acção de 1969, a 15ª longa-metragem cinematográfica produzida pela Toei Animation (nessa altura, ainda Tōei Dōga) e a segunda a ser dirigida por Kimio Yabuki.

Toei Animation

O argumento e letra, escritos por Hisashi Inōe e Morihisa Yamamoto, é baseado no conto literário europeu homónimo de Charles Perrault, expandido com elementos de Alexandre Dumas – uma aventura de piratas e comédia física, com muitos outros animais antropomórficos (kemono, em japonês), para além do personagem principal.

O Enredo

O enigmático Gato, Pero, é declarado um fora-da-lei pela sua aldeia natal felina por salvar ratos, um acto que desafia a natureza dos gatos e é, portanto, ilegal. Depois de Pero escapar para evitar castigos, o Rei Felino despacha três assassinos para encontrar e capturar Pero, avisando-os que enfrentam a execução no caso de falharem.

Nagagutsu o haita neko (1969)

Pero começa a sua viagem, esquivando-se aos seus captores durante toda a aventura e encontrando-se em breve com o jovem Pierre, um pobre e negligenciado filho de moleiro que é expulso da sua casa. Os dois rapidamente se tornam bons amigos e partem juntos para o campo.

Acabam por chegar a um reino agitado onde começou uma cerimónia para selecionar um príncipe adequado que irá casar com a solitária e inocente Princesa Rosa. Pero vê potencial em Pierre como o candidato perfeito e apressa-se a entrar no castelo para iniciar o seu plano, muito para oposição de Pierre.

musicals | nitrateglow

Infelizmente, os seus planos são ameaçados por Lúcifer, um feiticeiro ogre, que aparece a exibir as suas fantásticas capacidades mágicas com promessas de poder e riquezas, se Rosa se tornar sua noiva. Apesar da vontade do Rei, Rosa rejeita severamente a oferta de Lúcifer, o que o enfurece de desilusão. Este ameaça o Rei com uma demonstração aterradora da escuridão que se fará sentir no seu país se Rosa não se render a ele dentro de três dias.

Pero, agora estupefacto, testemunha este acontecimento chocante e o que antes era uma simples missão de persuasão tornou-se agora mais do que alguma vez este tinha pedido.


Já conhecias a história de Pero, a mascote da Toei Animation?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.