Quer sejas um amante de culinária e andes sempre a experimentar pratos novos, ou odeies cozinhar e te limites a ramen instantâneo ou take away a maior parte da semana, estes youtubers têm algo que te interessará com certeza: receitas geeks!

Se sempre quiseste saber a que sabiam os pratos das tuas séries, filmes, jogos, livros, manga e anime favoritos, então não procures mais: estes três youtubers vão ensinar-te como confeccioná-los para poderes partilhar com a família e amigos (ou guardar tudo para ti, não julgo!):

1. Babish Culinary Universe

Este é, talvez, o canal mais popular do género, com mais de 8.5 milhões de subscritores no YouTube. Babish (cujo verdadeiro nome é Andrew Douglas Rea) cria pratos inspirados em variados tipos de cultura pop, e partilha as suas receitas geeks com o mundo para que também tu as possas reproduzir em casa.

Poderás encontrar receitas de Regular Show, Breaking Bad, Harold & Kumar, Mad Men, Family Guy, Brooklyn Nine-Nine, The Simpsons, Stranger Things, Kung Fu Panda, Red Dead Redemption 2, The Avengers, Parasite, The Matrix, Howl’s Moving Castle, Pulp Fiction, The Office, entre muitos outros.

Das suas invenções mais icónicas, destaco Ratatouille, Krabby Patty (Spongebob Square Pants), a Sandes Perfeita do Jake (Adventure Time), Bob’s Burgers, o Molho de Prisão (Goodfellas), Ube Roll (Steven Universe), Massa de Tinta de Polvo (Jojo’s Bizarre Adventure), Gelado de Sal Marinho (Kingdom Hearts), Delícias Turcas (As Crónicas de Nárnia) e até o mítico Molho Szechuan popularizado por Rick & Morty.

Babish tem ainda episódios especiais onde recria várias receitas geeks de um mesmo tema, como, por exemplo, Game of ThronesHarry Potter, South Park e Breaking Bad, e vídeos dedicados exclusivamente a ensinar-te as técnicas mais básicas de cozinha para que possas, finalmente, aprender a ser um adulto competente! E, se és fã de videojogos, existe uma playlist só para ti.

Desde as mais bizarras e complexas, até às mais simples e deliciosas – Babish tem, realmente, receitas geeks para todos os gostos e aptidões culinárias. O seu livro, Binging with Babish, saiu em 2019 e promete uma experiência ainda mais especial.

Podes seguir Babish Culinary Universe no Facebook, Instagram e Twitter.

2. Rosanna Pansino

Rosanna Pansino é outro canal bastante popular na comunidade, apesar de não ser exclusivamente sobre o tema da culinária, e ser orientado a um público mais juvenil. Além de criar as suas próprias receitas geeks e experimentar as mais virais da internet, a youtuber partilha ainda vlogs, rotinas diárias, e outros vídeos de interesse para os seus subscritores – que estão, neste momento, nos 12.8 milhões.

Na sua rúbrica Nerdy Nummies, podes encontrar os mais diversos doces e snacks inspirados na cultura pop, tendências, e até algumas receitas dos famosos. Rosanna também te ensina a confeccionar pratos mais básicos, a experimentar com vários equipamentos de cozinha e a pôr à prova alguns life hacks.

Rosanna tem, definitivamente, uma queda por bolos, chocolates, e confeitaria, com criações inspiradas em Avengers, Frozen 2, Minecraft, Rei Leão, Pokémon, Captain Marvel, Fornite, Super Mario, Team Fortress 2, Zelda, Portal, Final Fantasy, e Skyrim (só para mencionar alguns).

Põe mãos à obra com uns deliciosos Macarons do Baby Yoda, a Sandes de Ovo da Harley Quinn, leite colorido de Star Wars, pizza de Game of Thrones, Poção do Amor de Harry Potter, e até Scooby Snacks (para o teu cão). Podes até aprender a fazer o teu próprio Bolo de Aniversário Animal Crossing, para poderes celebrar o teu dia dentro e fora da tua ilha!

Seguindo o grande sucesso deste segmento, Rosanna publicou um livro do mesmo nome em 2015 com as suas receitas mais populares e, claro, muito material exclusivo. O seu segundo livro, mais generalizado, saiu em 2018.

Podes seguir a Rosanna Pansino no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

3. Feast of Fiction

O terceiro canal que te apresento hoje é Feast of Fiction, apresentado por Jimmy Wong e Ashley Adams, um casal super geeky e cheio de talento para a cozinha!

Apesar dos seus modestos subscritores (actualmente, 1.35 milhões), as suas receitas geeks são incrivelmente criativas e de fazer crescer água na boca, pelo que aconselho vivamente a experimentares algumas assim que possível.

De destacar o Ochazuke (Princess Mononoke), as Bolachas da Avó (Spongebob Square Pants), o Pão de Direwolf (Game of Thrones), o Fire Salt Donut (Steven Universe), a Sandes da Jill (Resident Evil 3), o Caril de Salsicha (Pokémon Sword & Shield), a Comida de Gota de Água (A Bug’s Life), os Queques da Mãe (Dexter’s Laboratory), o Parfait de Morango (Gintama), a Massa de Pequeno-Almoço do Buddy (Elf), a Trufa Inglesa da Rachel (Friends), a Tarte de Arenque (Kiki’s Delivery Service), os Ovos Verdes (Dr. Seuss), Chimichanga (Deadpool), entre muitas outras.

Tal como os youtubers anteriores, Feast of Fiction lançou um livro o ano passado cheio de receitas geeks extraordinárias e versáteis, prontas a pôr em prática!

Podes ainda segui-los no Facebook, Instagram e Twitter.

 

Phew, chegámos ao fim deste artigo e eu já estou cheia de fome… O difícil vai ser mesmo escolher qual a receita que vou experimentar agora!

Talvez te lembres da minha tentativa de fazer os bolos de limão da Sansa Stark, para o Hobby Day, os quais correram muito bem e sabiam ainda melhor. Por isso, se esta batata consegue, tu certamente não terás dificuldades! Arregaça essas mangas e dá uma espreitadela às nossas recomendações acima.


E tu, que canal ou receitas geeks te chamaram mais a atenção? Já conhecias algum destes youtubers? Que outros canais semelhantes recomendas? Diz-nos tudo nos comentários!