Eu Capitão | A odisseia de Matteo Garrone, onde o desejo de liberdade é força motriz

Do multipremiado realizador Matteo Garrone (Pinóquio), Eu Capitão narra a difícil jornada de um jovem do Senegal até à Europa – a terra onde os seus sonhos se poderão tornar realidade – e retrata as esperanças e os sofrimentos de uma travessia dura desde Dakar até ao Mar Mediterrâneo. Inspirado em histórias verídicas, o filme estreia nas salas de cinema portuguesas a 29 de fevereiro.

Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall) são dois jovens senegaleses com o sonho de se tornarem músicos de renome. Mas, para conseguirem concretizar os seus objetivos devem rumar à Europa – a mítica terra onde os sonhos se tornam realidade. Contra a vontade da família, embarcam então naquela que será a travessia mais arriscada das suas vidas.

Baseado em relatos verídicos de refugiados, Eu Capitão segue a dura passagem desde Dakar até ao mar Mediterrâneo a bordo de um barco sobrelotado, ilustrando as hostilidades do deserto, a crueldade dos centros de detenção na Líbia e a luta pela sobrevivência que Seydou enfrenta. Esta grande aventura envolve os espectadores na transformação épica do jovem senegalês no herói da odisseia contemporânea de Matteo Garrone.

Com uma notável performance por parte de Seydou Sarr, que lhe valeu o Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Jovem Ator, a história de Eu Capitão é movida pelo desejo ardente de liberdade e esperança numa vida melhor.

Com tanto de dramático como de poético e luminoso, o filme já venceu diversos prémios internacionais, de entre os quais o Leão de Prata® para ‘Melhor Realização’, no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, e a distinção de ‘Melhor Filme Europeu’, na 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian. Eu Capitão conquistou ainda a nomeação para o Globo de Ouro® na categoria ‘Melhor Filme em Língua Não-Inglesa’ e encontra-se nomeado para o Óscar® de Melhor Filme Internacional.

Eu Capitão, um olhar invertido a partir do qual se encara a crise dos refugiados, tem estreia agendada para 29 de fevereiro nos cinemas nacionais.

Squared Potato
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.