Expedição ao Dino Parque da Lourinhã

“Nem só de videojogos vive um indivíduo” dirá por aí um filósofo qualquer. Coloco as minhas dúvidas, claro, mas ainda assim neste passado Sábado, dia quatro de Junho eu, Ulisses Domingues, tive a excelsa oportunidade de investigar monstros, desculpem, dinossauros no seu habitat natural em conjunto com um altamente qualificado e certificado especialista, perito e consultor na área (um amigo meu, portanto). Graças a uma generosa oportunidade presenteada pelo Dino Parque na Lourinhã, pus em prática tudo o que sei de Monster Hunter e as várias subclasses Wyvern para melhor estudar o que esta expedição especial teve para oferecer. Deixo só uma nota especial para o timing do convite, considerando que em breve estreará o novo filme Mundo Jurássico Domínio!

Para quem desconhece o Dino Parque na Lourinhã é não só um parque temático dedicado à história dos dinossauros, mas também o maior museu ao ar livre em Portugal. Presenteia quem visita a possibilidade de observar mais de cento e oitenta modelos das espécies de dinossauros a uma escala realista e cientificamente comprovada, com um percurso dividido pelos quatro períodos mais importantes da história da Terra e da evolução da vida. Segundo consta, a idealização deste parque temático centra-se num conceito de edutainment, apostando numa aprendizagem divertida tanto para crianças como adultos, roçando os temas da paleontologia, fossilização, história e muitas outras atividades disponíveis. Ao consultarem o website do Parque conseguirão confirmar muito mais informações sobre o que vos espera numa futura visita.

Expedição ao Dino Parque da Lourinhã  
Um dos vários amigos (zangados!) que conheci!

Tanto eu como o meu expert começámos a visita pela secção de exposição e live lab, um espaço museológico do Dino Parque onde é possível observar a mais completa coleção de fósseis do Jurássico Superior, encontrados na região Oeste de Portugal, propriedade do Museu da Lourinhã. Esta exposição denomina-se como “Dinossauros da Lourinhã” e integra fósseis originais de alguns dinossauros portugueses, incluindo um esqueleto quase completo de um dos mais famosos: o Miragaia. É também possível no laboratório ao vivo observar paleontólogos a trabalhar na preparação de fósseis originais, expondo uma outra perspetiva de como é feito o trabalho minucioso para retirar os fósseis da rocha. No dia da visita foi possível verificar a exposição temporária “Big 5”, incluindo os cinco principais dinossauros carnívoros da Europa.

Lê mais:  Dino Parque | Celebra Dia da Criança com Lisbon Film Orchestra

A Aventura passou depois por explorar os quatro (na verdade cinco) percursos que correspondem a quatro períodos da história destes bichinhos no planeta Terra: Paleozoico, Triásico, Jurassico, Cretácico e também uma área especial sobre os Monstros Marinhos. Sendo que se trata de uma área jurássica em grande tamanho podem contar com uma tarde de muita caminhada para ver toda a oferta disponível. Felizmente existem, em vários pontos estratégicos, várias mesas estilo piquenique para parar, descansar e reabastecer.

Mapa Expedição ao Dino Parque da Lourinhã  
Um folheto informativo que entregam a todos os visitantes!

Caso desejem outras opções o parque expõe na área inicial do percurso vários pontos para açambarcar gelados, bebida frescas e outros. Antes do parque, no entanto, existe uma área de restauração específica que dispõem de refeições dentro do estilo fast food como hamburgers, pizzas e pratos do dia. Na eventualidade de apreciarem muito o tema em questão podem ainda pedir uns engraçados Dino Nuggets, feitos com carne de frango (será que não é de dinossauro?). Até mostrava uma fotografia mas quando me lembrei já era tarde demais. Felizmente também consegui constatar que existem opções para menu vegetariano, embora não seja um leque (por agora) tão extenso como o tradicional.

Como término de uma visita completa e recheada de boas emoções e sentimentos podemos sempre passar pela loja de lembranças do Dino Parque, repleta com uma vasta e variada seleção de brinquedos, jogos, réplicas de fósseis, livros, canetas, porta-chaves, t-shirts, entre tantas outras coisas que certamente servirão como recordação da visita.

Lê mais:  Dino Parque | Celebra Dia da Criança com Lisbon Film Orchestra
Expedição ao Dino Parque da Lourinhã  
Mais um dos amigos (zangados!) que eu fiz!

Por aqui termina o que é uma visita tradicional ao parque, mas neste Sábado existiu, para quem comprou o bilhete especial e/ou foi convidado, a possibilidade de assistir a um concerto pela Lisbon Film Orchestra. Uma orquestra que não necessita de apresentações devido ao seu leque de profissionais no grupo. Foram apresentadas várias músicas memoráveis como, claramente, o tema do Jurassic Park, outras peças icónicas pelo grande John Williams, “Eu Mal Posso Esperar P’ra Ser Rei” ou “Esta Noite O Amor Chegou” do filme Rei Leão e até Mamma Mia!

Expedição ao Dino Parque da Lourinhã  
A Lisbon Film Orchestra

Foi um dia que tão cedo não irei esquecer do diferente que foi. Na eventualidade de ter conseguido vender o meu peixe, e desejarem criar excelentes memórias para mais tarde recordar, reúnam amigos ou entes queridos, adquirão os bilhetes aqui e confirmam os contactos aqui. Só não se esqueçam de trazer a boa vontade e animação para a viagem!

Expedição ao Dino Parque da Lourinhã  
O “nosso” carro ficou neste estado após chegar ao parque e não respeitar os residentes locais 🙁
Desde muito cedo um confesso apaixonado pelos mundos da PlayStation e consolas Nintendo. No entanto a vida dá muitas voltas e agora o seu amor foca-se nas novas Xbox Series. Nada como paixão à primeira vista, não é verdade?