Sendo hoje o Dia do Festival do Sono (sim leste bem) e tudo o que esse envolve, decidi trazer-te um artigo com 5 filmes que são óptimas sugestões para veres ou fazeres maratona e celebrares este dia. Mantém-te acordado desse lado porque vai ser uma viagem muito estranha!

Pesadelo em Elm Street

Vamos já despachar o elefante deste artigo, começando com o primeiro filme de uma franquia inteira dedicada a suscitar os nossos pesadelos, para delícia dos amantes de filmes de terror. Pesadelo em Elm Street introduz-nos a uma das personagens mais emblemáticas da famosa trupe de slashers da década de 80, que nos concedeu ícones como Jason Vorhees (Sexta-feira 13) , Chucky, Michael Myers (Halloween) e claro aqui o nosso Freddy Krueger. Embora o dia de hoje seja supostamente para celebrar o sono, acho que depois disto vais ter mas é insónias.

Com Robert Englund como Freddy Krueger, e um elenco que incluí Johnny Depp, Amanda Wyss e Heather Langenkamp, Wes Craven apresentou-nos a franquia a que viria a dedicar toda a sua vida na cadeira de realizador e argumentador, para além da franquia de Gritos.

Sinopse:

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Clube de Combate

Já que Pesadelo em Elm Street é um filme que te vai dar deixar com insónias, porque não trazer um filme sobre esse mesmo tema? Afinal de contas, toda a desculpa é boa para rever esta obra-prima! (Primeira regra?)  Este é um daqueles filmes que deixa o espectador tão vidrado no enredo e no puzzle que tentas desembrulhar, que só voltas a ter consciência do mundo real quando vês os créditos começarem a passar… 

Com Edward Norton num papelão principal, Brad Pitt, Meat Loaf e Zach Grenier, o realizador David Fincher entraga-nos mais uma obra com um plot twist delicioso, baseado no livro de Chuck Palahniuk.

Sinopse

Um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler

A Origem

Quando já não conseguires distinguir sonho de realidade, estarás pronto para A Origem. Este filme consta na minha lista muito pessoal de experiências que contém o elemento  “wow”. Filmes como este, nunca se esquecem, quer pelo enredo quer pela forma como que aqui viajamos e vemos todo um mundo ser moldado, qual ilusão, mesmo à frente dos nossos olhos.  

Com Leonardo Dicaprio, Joseph Gordon-levitt, Tom Hardy, Ellen Page e Ken Watanabe a encapuçar este elenco de luxo, temos ainda no comando da direcção e do argumento um dos realizadores mais consagrados e amados do cinema: Christopher Nolan

Sinopse

Don Cobb (Dicaprio) é um ladrão que invade os sonhos das pessoas e rouba segredos do subconsciente. As habilidades especiais de Cobb fazem com que ele seja procurado pelo mundo da espionagem empresarial, o que lhe custa perder tudo o que ama. Cobb recebe uma missão impossível: plantar uma ideia na mente de uma pessoa. Se for bem-sucedido, será o crime perfeito, mas um amigo prevê todos os passos de Cobb.

Matrix

Com problemas em distinguir a realidade de um mundo ficcional? Então ambos sabemos o que temos de fazer! Admite, quando abriste este artigo estavas inevitavelmente a adivinhar isto. É chegada a hora de despertar-mos das ilusões e manipulações do Matrix!

Com o breathtaking Keanu Reeves como Neo, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving, Matrix é uma obra-prima que introduz-nos à aclamada franquia realizada e argumentada pelas irmãs Wachowski, e cujo 4° filme está finalmente em pré-produção com estreia prevista para 2021! 

Sinopse 

Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

O Despertar da Mente

É mesmo chegada a hora de despertar-mos, e começarmos a lutar contra as ilusões e manipulações, com o poder da escolha agora nas nossas mãos! Esta é mais uma obra inesquecível que revela novas camadas do génio de Jim Carrey.

Com Carrey no papel de Joel, e Kate Winslet, Gerry Robert Byrne, Elijah Wood e Mark Ruffalo no elenco, Michel Gondry entrega-nos uma jornada estonteante que co-argumenta ao lado de Charlie Kaufman e Pierre Bismuth.

Sinopse

Joel surpreende-se ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine, o apagou completamente da sua memória. Com isto, ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideias. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados no seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar.

Chegamos então ao fim deste artigo com 5 sugestões de filmes que diambulam sobre o tema do mundo dos sonhos e das suas ilusões. Contudo, deixo uma sugestão final, a pensar nos pequenitos daí de casa, que poderão ter em mãos a oportunidade perfeita para ver o clássico de animação da velha Disney, A Bela Adormecida de 1959 ou o filme Maléfica (2014) que conta a mesma história sob a perspectiva da antagonista, interpretada por Angelina Jolie.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.