Nunca te perguntaste onde é que andam, afinal, os desenhos animados antigos, os animes, as franquias de que te lembras de ver na tua infância em sinal aberto na televisão pública? Ou se vale ainda a pena dar atenção às estações portuguesas que transmitem desenhos animados antigos? Pois bem, é mesmo para tentar responder a essas questões que resolvi fazer este artigo, com uma curadoria desenhada para te mostrar o que de melhor podes usufruir hoje em dia. E quem sabe, ajudar-te a relembrar os bons velhos tempos, especialmente se te tiveres desligado das estações portuguesas nos últimos anos.

Para começar, é importante referir que, neste artigo, estou a ter em conta apenas os canais de televisão e serviços disponíveis em Portugal (deixando, por agora, o Disney Plus de fora, já que só ficará disponível no nosso território no Verão). Posto isto, e dada a inconsistência das ofertas das operadoras, deixo desde já uma tabela onde podes ver quais os canais disponibilizados por cada empresa aos seus consumidores, para saberes com o que podes contar.

Cartoons em Portugal
Fonte: ADSLFibra

Segundo ponto: aqui encontrarás apenas, e só, desenhos animados antigos e animes indicados para toda a família, pelo que American Dad, Family Guy e etc. serão aqui deixados de fora.


SIC Radical | Programação

Apesar de não constar na grelha acima, resolvi mencionar a Sic Radical. Este é um canal que, para além de estar aberto em todas as operadoras, tem ao longo dos anos transmitido o legado da SIC no que toca ao mundo da animação, recordando-nos o valor que esta teve na disseminação da animação entre os anos 90 e 2000’s. Até há tempos, a sua oferta de desenhos animados era variadíssima, contando com Full Metal Alchemist, Darker Than Black, Dragon Ball Z, Naruto e Captain Tsubasa.

No entanto, com a nova estratégia da SIC, grande parte destes conteúdos passaram a ter um canal dedicado: a SIC K. Contudo, é claro que não deixaram de transmitir séries animadas na mesma, mas é também de recordar as repercussões do crescimento do Panda Biggs, concorrente que passou a tomar o lugar da SIC no que toca a apostar em dobragens e em transmissões destas obras. Temos por exemplo o caso actual do Dragon Ball Super… sobre o qual nem vou dar mais corda, e My Hero Academia, sendo o sucesso mais proliferante actualmente. Neste momento, a SIC Radical tem uma única cartada no seu programa semanal: uma transmissão constante (exagerada) de Naruto.

Naruto Sic Radical


SIC K | Programação

Nunca contribuí muito para as audiências deste canal, que veio a absorver todos os conteúdos animados da SIC e SIC Radical. Diria que, em tempos não muito distantes, tivemos Dragon Ball Super, Yu-Gi-Oh, Digimon Fusion, Star Wars Rebels, e pouco mais. Muito interessante mesmo, seria se a SIC aproveitasse este canal para passar os seus grandes clássicos que preencheram a maioria das nossas infâncias, produções dobradas anteriormente em Português.

O que há de novo

Lego Ninjago
Marvel’s Spider-Man
Sonic Boom
Power Rangers

O que gostaríamos de rever aqui: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Samurai X, As Navegantes da Lua, Digimon Adventure, Beyblade, Pokémon, e Yu-Gi-Oh.

Sonic Boom Sic K


Canal Panda | Programação

O Canal Panda é, neste momento, totalmente dedicado a uma faixa etária muito jovem, apenas apostando, portanto, em versões modernas e estilizadas em 3D para apelar ao público mais pequenito. As suas séries que anteriormente impactavam um público-alvo mais crescido, passaram todas para o Panda Biggs, a casa dos mais crescidos.

O que já conhecias

Noody
Ruuca

O que há de novo

Megaman
Heidi
Abelha Maia

Heidi Anime Canal Panda


Panda Biggs | Programação

O maior rival da SIC é, sem dúvida, o Panda Biggs, que aposta em força em revigorar a programação e oferta para os mais novos com algumas sagas de grande destaque na cultura do anime mais recente.

O que já conhecias

Captain Tsubasa

O que há de novo

My Hero Academia
Pokémon
Dragon Ball Super

O que gostaríamos de ver aqui: Dr. Stone, One Punchman, Demon Slayers, Jojo.

My Hero Academia Panda Biggs


Nickelodeon | Programação

Há não muitos anos atrás, o Nickelodeon foi dos canais mais proliferantes em termos de audiências, sabendo trazer-nos series aliciantes como Danny Phantom, entre outras. No entanto, nos dias de hoje, creio que só se aguenta pela fiel distribuição de SpongeBob Squarepants, sendo que a sua aposta agora é sobretudo séries Live Action, pegando na tendência dos rivais.

O que já conhecias

SpongeBob Squarepants
Os Padrinhos Mágicos

O que há de novo

Loud em Casa

SpongeBob Squarepants Nickelodeon


Disney Channel | Programação

Com um legado que dispensa apresentações, ao longo dos anos temos observado a Disney adoptar o caminho das séries live action, deixando muitos dos desenhos animados antigos que amámos nas nossas infância, algo perdidos nas nossas memórias.

O que já conhecias

Mickey Mouse
Rua Dálmatas 101

O que há de novo

Ladybug
Gravity Falls

O que gostaríamos de ver aqui: o retorno das animações clássicas, para variar… Aladdin, Hércules, Timon e Pumba, O Tio Patinhas, Lilo e Stitch, etc…

Gravity Falls Disney Channel


Cartoon Network | Programação

Esta companhia foi, na minha óptica, a que melhor se soube adaptar aos tempos. Recordemos que o Cartoon Network foi a casa das inúmeras séries de animação de William Hanna e Joseph Barbera. Um canal fundado sob o propósito de nos trazer a excelência da actualidade no mundo dos desenhos animados.

Com o evoluir dos tempos, para não perder a identidade, passou o testemunho dos desenhos animados antigos à Boomerang, que se dedica a transmitir os mesmos nos tempos actuais. Com efeito, é esta a casa dos melhores desenhos animados a surgirem no mercado.

O que já conhecias

The Powerpuff Girls

O que há de novo

Hora da Aventura
Regular Show
Steven Universe
Yokai Watch
Gumball
Teen Titans
Nós os Ursos

The PowerPuff Girls Cartoon Network


Boomerang | Programação

Como mencionado anteriormente, este é o canal onde podes encontrar o legado de Hanna-Barbera e da Warner. Bros Animation. Perfeito para meter a pequenada aí de casa a par das animações que nos acompanharam na nossa infância

O que já conhecias

Scooby Doo
Looney Tunes
Tom and Jerry
Mr. Bean
Wacky Races


Crunchyroll | Grelha

Com o evoluir dos tempos, não há como negar que aos poucos, o streaming passou a ser um dos meios de distribuição preferidos dos portugueses, e o Crunchyroll, é sem dúvida o lugar onde podes ter acesso a milhares de animes, antigos e mais recentes, e de uma imensa variedade. Se já tinhas imensos animes para ver, então imagina o que será se começares a navegar pela grelha do Crunchyroll!

O que já conhecias

One Piece
Hunter X Hunter
Fairy Tale
Naruto / Naruto Shippuden
Jojo’s Bizarre Adventure
Gintama
YuGiOh
Bleach

…e muito mais!

O que há de novo?

Dr. Stone
My Hero Academia
Parasyte
One Punch Man
Demon Slayer

…e muito mais!

One Punch Man Crunchyroll


Netflix | Grelha

Sendo um dos serviços de streaming mais proeminentes em Portugal, a Netflix marca também uma forte aposta na produção de conteúdo anime e desenhos animados, com um catálogo extenso de que poderás desfrutar!

O que já conhecias

The Powerpuff Girls
Spongebob Square Pants
Smurfs
Avatar O Último Airbender
Era Uma Vez… a Vida

O que há de novo?

Sonic Boom
Final Space
Kipo
Aggretsuko
Steven Universe
Miraculous (Ladybug)
Teen Titans
Nós os Ursos

… e muito mais

Aggretsuko Netflix


Conclusão

É certo que muitos dos desenhos animados antigos de que nos recordamos como Samurai X, Beyblade, Shin Shan, Doraemon, As Navegantes da Lua, Dragon Ball, Os Motoratos, Freakzoid, Cat Dog, The Fintstones, The Jetsons, os clássicos da Disney, e muitos outros, são agora séries que já não encontrarás tão facilmente disponíveis nos serviços actuais do mercado.

Foram séries como essas que procurei desenterrar nesta investigação e são elas o assunto da rúbrica Cartoons das Nossas Vidas na Squared Potato!


Quais são os desenhos animados antigos da tua infância? Partilha connosco nos comentários!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.