Uma das mais icónicas franchises dos anos 80 está de volta em Ghostbusters: Afterlife (em português Caça-Fantasmas: O Legado) que é, de uma forma pessoal, mais uma saga com que cresci desde miúdo e da qual gosto muito, e que tanta vez passou na televisão nos serões tanto da SIC como da RTP1.

Ignorando completamente o filme que saiu em 2016 que servia de reboot à saga e não tinha qualquer relação com os dois filmes originais, este Caça Fantasmas: O Legado é aquilo que podemos considerar como o verdadeiro “Caça Fantasmas 3” (isto sem esquecer é claro da existência do videojogo de 2009 que contou também com todo o elenco original de volta como aqui) que tanto os fãs queriam que acontecesse mas que sofreu tantos altos e baixos em sair para o ecrã desde a morte de Harold Ramis, um dos Caça-Fantasmas originais.

No final de 2019 saiu o primeiro trailer dando um cheirinho curto mas apetitoso para Julho de 2020, mas que infelizmente com a situação da pandemia, o filme acabou por ser adiado estando agora previsto para Novembro deste ano.

O trailer em si mostra os novos personagens e uma família que parece ter muita relação com Egon Spengler (o falecido Harold Ramis a que fiz referência acima), e algumas coisas interessantes que os fãs mais atentos podem encontrar.

Apesar dos Caça-Fantasmas originais não aparecerem neste primeiro trailer sem ser num vídeo, acredito que estão a guardar a cereja no topo do bolo para mais tarde – o que por um lado é bom porque deixa uma pessoa com mais vontade de voltar a vê-los de volta nesta nova aventura.

Antes de passar  às referências, se ainda não viste o trailer podes ver aqui embaixo:

1 – Pilha de Livros

Tratando-se mais de uma referência curiosa, no momento do trailer em que um tremor de terra ocorre e a família corre para para se abrigar debaixo de uma mesa, é possível ver uma pilha de livros. No filme original quando Ray, Venkman e Egon estão a investigar um fantasma na Biblioteca Pública de Nova Iorque, os mesmos passam por uma pilha de livros como podes ver abaixo:

 

2 – Armadilha para Fantasmas

Uma das novas personagens, Phoebe (interpretada por Mckenna Grace), e que pelo trailer aparenta ser neta de Egon Spengler, descobre na sala da mansão do seu avô uma armadilha para fantasmas (Ghost Trap) mas desconhecendo do que se trata.
Paul Rudd que vai interpretar no filme  o professor Mr.Grooberson, inicialmente pensa ser uma réplica e explica-lhes que aquilo era uma das ferramentas utilizadas pelos Caça Fantasmas há 30 anos atrás.

3 – Jason Reitman

Apesar de não ser inteiramente uma referência dentro do filme, Jason Reitman é o realizador deste novo capítulo dos Caça-Fantasmas e também o filho de Ivan Reitman, que realizou os dois filmes anteriores de 1984 e 1989.

 

Como Caça-Fantasmas: O Legado parece ser um filme sobre gerações e passar o manto, é interessante ver que a saga será continuada de pai para filho, desta vez da mesma maneira que possivelmente a equipa original irá passar o seu legado para as novas crianças do filme. É caso para dizer, que o filme parece estar em boas mãos à partida.

Lê mais:  LEGO Ghostbusters ECTO-1 | Recria o icónico carro com a LEGO

4 – Os Caça Fantasmas Originais

No trailer, o Professor Mr.Grooberson explica aos miúdos quem eram os Caça-Fantasmas e como as coisas eram há 30 anos atrás com as aparições de fantasmas através de um vídeo gravado na época.

No vídeo é possível ver um relance do icónico grupo composto por Venkman, Winston, Ray e Egon a caminhar e ainda um vislumbre do ECTO-1, a famosa viatura usada nos dois filmes. Apesar de não ter a certeza absoluta, a julgar pelas imagens  parece tratar-se de um dos momentos do primeiro filme quando estão prestes a salvar Nova Iorque e a cidade em alvoroço os apoia antes de entrarem no prédio principal onde Gozer, O Destruidor se encontra.

5 – P.K.E Meter

O P.K.E Meter foi mais uma das ferramentas utilizadas pelos Caça-Fantasmas para detetar atividade sobrenatural, fantasmas e todo o tipo de coisas espirituais, tendo sido criado por Egon Spengler. No trailer vemos a sua neta Phoebe a usar um deles em determinado momento, provavelmente a captar alguma atividade.

6 – Varão

Assim como nos filmes originais, o grupo tinha comprado um antigo quartel de bombeiros para ser a base de operações e usavam muita vez o varão do primeiro piso para descer quando surgiam chamadas de trabalho. No trailer, ao que parece ser uma cave ou uma divisão secreta de Egon Spengler, vemos Phoebe a descer também do varão.

7 – Esporos e Fungos

Egon Spengler era um Caça-Fantasmas peculiar e, citado pelo mesmo no primeiro filme, um dos seus hobbies era colecionar esporos e fungos. No trailer podemos ver uma variedade de frascos dessa mesma coleção na cave que Phoebe descobre.

8 – Mochila de Protões

E dentro de tantas ferramentas descobertas por Phoebe, não podia faltar claro a mochila de protões, a arma principal de um Caça-Fantasmas.

9 – O uniforme de Egon Spengler

Apesar de Harold Hamis já ter falecido em 2013, o seu personagem Egon Spengler terá muita presença não só por todas as referências vistas no trailer, mas também relacionado com a história do filme. Aqui podemos ver Phoebe a encontrar o uniforme com o apelido do avô. Um momento que dá bastantes feels ainda para mais tendo o actor já falecido, e aparentemente o personagem também.

Há a teoria de que Janine, a secretária dos Caça-Fantasmas dos filme anteriores, seja a avó de Phoebe, já que ela e Egon chegaram a ter um romance no primeiro filme, mas nada que se possa confirmar para já. Ainda assim, a actriz dos filmes originais, Annie Potts, está confirmada também de regresso neste novo filme.

10 – Shandor

Shandor não é um nome inteiramente desconhecido dentro da saga.
No primeiro filme, o nome Ivan Shadon é mencionado por Egon ao explicar que foi não só um duvidoso médico que fez operações desnecessárias, mas também o arquiteto do edifício do primeiro filme onde se agrupava a grande concentração espiritual dentro de Nova Iorque. Ao que parece, esta é uma mina da sua companhia e em certa maneira será importante na trama ou da causa da nova actividade de fantasmas após anos.

Lê mais:  LEGO Ghostbusters ECTO-1 | Recria o icónico carro com a LEGO

11 – “call it… fate, call it luck, call it karma, I believe everything happens for a reason.”

Durante a segunda metade do trailer é possível ouvir alguém dizer a seguinte frase:

call it… fate, call it luck, call it karma, I believe everything happens for a reason.

Esta é uma frase que não é inteiramente nova, mas já tinha sido dita por Peter Venkman (Bill Murray) no primeiro filme a Ray. É possível que seja a mesma fala gravada para o filme original, ou então quem sabe seja novamente Bill Murray a proferir aos novos personagens em voz off ?

12 – ECTO-1

Aqui podemos ver o personagem de Finn Wolfhard a encontrar a famosa viatura ECTO-1, provavelmente sem ter sido usada durante anos.

13 – Os Guardiões de Gozer

Numa das cenas do trailer, é possível ver uma pata gigante em cima do capô do carro do personagem de Paul Rudd.

Sem uma confirmação exata, essa pata pode corresponder a um dos guardiões de Gozer do primeiro filme. Os guardiões de Gozer eram dois Cerberus, Zuul e Vinz, que serviam como cães do terror e semideuses que precisavam de encontrar hospedeiros humanos para a chegada de Gozer como podes ver na imagem de baixo.

14 – ECTO-1 em todo seu esplendor!

15 – Matricula

A mesma matricula ao fim de tantos anos, entre os dois primeiros filmes e este novo, e apresentado neste trailer de uma maneira semelhante ao filme original de 1984.

16 – Assento de artilheiro do ECTO-1

Uma das coisas que podemos ver no ECTO-1 no trailer, é que ele vem com um assento de artilheiro à medida que as crianças estão a tentar capturar um fantasma.

17 – Slimer?

E por falar em fantasmas, em dois momentos do trailer podemos ver um vislumbre muito rápido de um fantasma, qual parece assemelhar-se muito a Slimer, a gosma verde e posteriormente mascote dos Caça-Fantasmas nas séries de animação e um dos personagens tão conhecidos da saga. Um filme dos Caça-Fantasmas sem Slimer certamente não é a mesma coisa.

E estas são as referências e outros pormenores que pude encontrar no trailer de Caça- Fantasmas: O Legado. Apesar deste primeiro trailer não mostrar ainda o regresso da equipa original mesmo sem o falecido Egon, acredito que será um dos momentos mais esperados pelos fãs e que nos irá deixar ainda com mais vontade de ver o filme.

Certamente vão ter mais o papel de personagens mentores/secundários para as crianças do filme, mas para já tudo permanece com boas expectativas de um filme de legado que parece respeitar os dois filmes originais com o elenco original de volta e que espero que inclua também a música tema de Ray Parker Jr..

Caça-Fantasmas: O Legado estreia nos cinemas a 11 de Novembro deste ano.



E tu encontraste outras referências? Também cresceste com os filmes originais?