Em Março o Disney+ anunciou que alguns dos conteúdos em falta de Star Wars chegariam finalmente ao serviço com data prevista para 2 de Abril.
Infelizmente na altura Portugal ficou fora da lista dos países que iriam recebê-los, e sem uma data estipulada para infelicidade de muitos que queriam rever uma certa mini série de animação 2D em especial.

Eis que esta semana quando estava a navegar no serviço português para ver as novidades que são lançadas todas as sextas-feiras, dou por mim com o facto de já terem sido colocadas, o que provavelmente deve ter acontecido esta semana.

Estranhamente, nem mesmo as redes sociais do Disney+ Portugal têm feito publicidade às mesmas, nem se encontram nos destaques semanais de novos conteúdos, mas irei então dar a conhecer ou relembrar o que podes encontrar nesta colecção denominada Star Wars Vintage:


1 –  A Microssérie 2D de Clone Wars (2003-2005)

E nada melhor que começar esta lista com a melhor novidade, pelo menos para mim, desta colecção vintage.

O titulo pode confundir algumas pessoas que desconhecem, mas começo por esclarecer que não se trata da série de animação 3D de 2008 que teve sete temporadas no total, mas sim da primeira versão 2D de Clone Wars lançada em 2003.

Criada pelo mestre Genndy Tartakovsky, o mesmo que nos deu obras de animação da Cartoon Network como Samurai Jack e Dexter Laboratory, esta mini série de Clone Wars foi lançada um ano depois de Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones.
Um pouco como na série de 2008, esta versão decorre entre O Ataque dos Clone e o início de A Vingança dos Sith e junta Obi Wan Kenobi e o seu aprendiz Anakin Skywalker durante as guerras clónicas.

Algumas curiosidades a acrescentar é que o líder separatista General Grievous fez a sua primeira aparição nesta mesma série antes de ser representado em imagem real em 2005 em A Vingança dos Sith. Juntamente com a presença de Grievous, a série também faz ligação ao início desse mesmo filme, apesar da mesma ter deixado de ser canónica após a compra da Disney em 2012 e passando a fazer parte assim do universo expandido de Legends.

No Disney+ a série, com um total de 25 episódios, está compilada em dois volumes com aproximadamente mais de 1 hora e é uma abordagem de Star Wars que recomendo vivamente para quem é fã da saga e também das animações conhecidas do Tartakovsky.

Lê mais:  Cruela 2 | Sequela já está em andamento!

2 – Ewoks (1985-1986)

Continuando com animação tradicional, a série Ewoks também se encontra disponível nesta colecção Vintage. Como o titulo indica, centra-se nas populares criaturas apresentadas em Star Wars Episódio VI – O Regresso de Jedi alguns anos antes da batalha de Endor  em que um jovem Wicket W. Warrick’s (o personagem também presente no Episódio VI)  juntamente com outros amigos,  partem em várias aventuras ao mesmo tempo que têm de proteger a tribo de vilões como a Bruxa Murag.

Confesso que é uma série que só tomei conhecimento anos mais tarde, talvez pela falta de divulgação e não me lembrar sequer de ter sido transmitida em televisão nacional ao contrário de Clone Wars que acompanhei tanto na RTP2 como no Cartoon Network em inglês.

Ewoks encontra-se disponível no Disney+ com duas temporadas compostas por 25 episódios.


3 – A História do Fiel Wookiee (1978)

Possivelmente o conteúdo mais peculiar de Star Wars Vintage, encontra-se disponível a animação A História do Fiel Wookiee que se centra em Chewbacca.

Para quem não sabe este segmento de 8 minutos de animação fazia parte do infame Star Wars Holiday Special de 1978, um especial de natal transmitido na televisão americana lançado um ano depois de Star Wars ter estreado nos cinemas.

Considerado como uma piores coisas feitas e que ainda hoje a Lucasfilm pretende esquecer que existiu, o Disney+ parece ter aproveitado pelo menos este segmento de animação e que ainda introduz pela primeira vez na saga o personagem Boba Fett que mais tarde viria a aparecer em Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca.


4 – A Caravana da Coragem (1984)

Os Ewoks não tiveram apenas direito a uma série como ainda dois filmes para televisão, embora na Europa tenham sido lançados no cinema, começamos então por A Caravana da Coragem de 1984.

Lê mais:  Disney + | Estreias de Janeiro de 2021

O filme lançado em 1984 decorre entre o Episódio V e VI e conta a história de dois irmãos  Mace (Eric Walker) e Cindel (Aubree Miller) que procuram os seus pais após a nave onde se encontravam todos ter caído na floresta da lua de Endor. Com a ajuda dos Ewoks que os socorrem (novamente com a presença de Wicket claro), eles partem na demanda para salvar os pais que se encontram nas garras de Gorax, uma espécie de Ogre gigante.


5 – Uma Aventura Ewoks: A Conquista de Endor (1985)

Uma Aventura Ewoks: A Conquista de Endor é a sequela de A Caravana da Coragem lançado em 1985 e segue Cindel (a menina do primeiro filme) unindo forças com os Eowks para proteger a tribo que está a ser invadida por mercenários que tomaram controlo da lua de Endor.

Foi o último filme também produzido e centrado nas criaturas dos Ewoks, e assim como todas as produções que apresentei de Star Wars Vintage, deixaram de ser canónicas a partir do momento que a Disney comprou os direitos de Star Wars. Contudo é de valor que o Disney+ recupere alguns destes conteúdos que se encontravam ligeiramente perdidos no tempo.

Podes encontrar toda a colecção de Star Wars Vintage, disponível no serviço de streaming do Disney+.


E tu, viste o Clone Wars original do Tartakovky ? Lembraste de algum destes conteúdos vintage?