Com a chegada do serviço do Disney+ a Portugal no ano passado, os subscritores contaram desde logo com um bom leque de conteúdos no lançamento, e a promessa de que, com o passar do tempo, serão adicionados muitos mais.

O serviço português foi lançado desde início com algumas séries de animação que não devem passar despercebidas às mais nostálgicas, seja dos anos 90 ou um pouco acima.
É aqui que começo com algumas recomendações dessa época que podem encontrar, de momento, no catálogo para umas boas maratonas, nas quais a maioria se encontra, também, com as dobragens portuguesas das épocas respectivas:

1. As Gárgulas (1994-1997)

jbareham_200408_0988_grids_gargoyles  
As Gárgulas

As Gárgulas foi uma série de grande sucesso nos anos 90 e que ainda hoje tem um certo estatuto de culto. Criada por alguns nomes como Michael Reaves e Greg Weisman, esta série com 78 episódios teve três temporadas e conta a história de Golias e o seu clã que despertam 1000 anos depois  nos dias de hoje por um feitiço que as mantinha em pedra durante séculos.

Com o seu estilo gótico e de contexto medieval, a série apresenta-nos histórias com arcos complexos, várias personagens marcantes e com grande desenvolvimento ao longo das temporadas. Tudo isso recheado com um dark tone com momentos ousados e que a fazem ser colocada como uma série não só à frente para o período em que foi lançada, mas bem única entre muitas outras da Disney lançadas nos anos 90.

2. O Recreio (1997-2001)

  
Tj, Mikey, Vicent, Gus, Spinelli e Gretchen

O Recreio é uma série de animação criada em 1997 por Paul Germain e Joe Ansolabehere, creditados apenas como Paul e Joe, que durou 6 temporadas de 65 episódios divididos em segmentos de duas histórias cada.

Nela, conhecemos um grupo de 6 crianças (TJ, Vince, Ashley Spinelli, o gigante Mikey, a esperta Gretchen e o novo colega mais tímido Gus) que frequentam a Escola Primária da Rua 3 em Arkansas.

A série, como o título indica, faz referência aos tempos de recreio dos alunos mostrando como muito desse espaço funciona no dia a dia e proporcionando histórias divertidas que também envolvem professores e funcionários.

Encontra-se também disponível no serviço os filmes O Recreio: Missão Salvar as Férias, O Recreio: Os Grandes de Castigo e O Recreio: Conquistar o Quinto Ano.

3. Ducktales – Pato Aventuras (1987-1990)

scale  
Ducktales – Pato Aventuras

Ducktales – Pato Aventuras foi uma série de animação da Walt Disney Television Animation com muito sucesso em Portugal e um pouco por todo o mundo. Criada em 1987 com cerca de 100 episódios, esta série foi transmitida em Portugal em 1988 pelo Clube Amigos Disney e em 1991 no Clube Disney, ambas na RTP1 na sua versão original com legendas em português. Mais tarde passou a ser transmitida no Disney Channel desta vez com dobragem portuguesa com a voz de Pedro Pinheiro no papel de Tio Patinhas.

Aqui, Donald decide alistar-se na Marinha e  deixa os três sobrinhos Luisinho, Huginho e Zézinho aos cuidados de Tio Patinhas que de inicio não se mostra muito satisfeito com o cargo em mãos.

A série, ao longo dos 100 episódios, mostra várias aventuras da família  à procura de vários tesouros em redor do mundo ao bom estilo de Indiana Jones e outras referências da Cultura Pop, e pelo caminho protegendo a fortuna de Tio Patinhas e enfrentando vilões como Maga Patalójika, Mancha Negra, Flintheart Glomgold e os Irmãos Metralha.

Lê mais:  Disney | Conhece a história das suas técnicas de animação

Também se encontram disponíveis no serviço Disney+ o filme Ducktales – O Tesouro da Lâmpada Perdida de 1990, e ainda a série reboot de 2017 com cerca de 65 episódios até ao momento.

4. Kim Possible (2002-2007)

kimpossible  
Kim Possible

Quem não se lembra do famoso toque de mensagem de Kim Possible?

A série da famosa adolescente espiã encontra-se disponível no serviço com as suas quatro temporadas e igualmente com a dobragem portuguesa com a icónica voz de Sandra de Castro como Kim.

Criada em 2002 por Mark McCorkle e Bob Schooley, com cerca de 87 episódios, Kim Possible foi uma das séries de maior sucesso do Disney Channel e também uma das mais duradouras tendo sido concluída em 2007.

A série conta a história da adolescente Kim, do seu melhor amigo Ron Stoppable e da mascote do grupo Rufus, que têm de equilibrar as suas vidas normais de estudantes do Secundário com a vida de agentes secretos. Pelo meio de dezenas de missões a combater o crime e a salvar o mundo, em que muitas dessas ocasiões são contra o excêntrico cientista do mal Dr. Drakken e a sua assistente Shego.

O serviço conta ainda com o filme Kim Possible – Isto é um Drama de 2005, e ainda o filme em live-action Kim Possible de 2019 com a actriz Sadie Stanley no papel principal.

5. Timon e Pumba (1995-1999)

  
Timon e Pumba

O Suricata e o Javali mais famosos do mundo da Disney também se encontram no Disney+!

Timon e Pumba é a série spin-off de O Rei Leão criada em 1995, e que acompanha as aventuras dos dois protagonistas ao redor do mundo, espalhando um pouco da sua filosofia do “Hakuna Matata”.

Com personagens conhecidos do público como Rafiki e Simba a darem as caras em um ou outro episódio, e alguns personagens novos, esta é uma recomendação divertida para quem é fã do filme original e destes dois personagens e que queira assistir às inúmeras peripécias em que se metem.

A série encontra-se disponível com as três temporadas existentes no total de 85 episódios e igualmente com a dobragem portuguesa incluída.

6. Quack Pack (1996)

quack pack artigo  
Quack Pack

Quack Pack foi criado por Rob Humphrey e Jim Peterson em 1996 com apenas uma temporada  de 39 episódios que concentra-se na vida quotidiana de Donald e os seus três sobrinhos, estes numa fase já de pré-adolescentes.

A série mostra um pouco das personalidades distintas de cada sobrinho à medida que se metem em várias peripécias, muitas delas acabando por envolver o tio de uma maneira ou outra.

Quack Pack foi inspirada pelas curtas-metragens de Donald e podes encontrar no serviço também a dobragem portuguesa da época que passou em Portugal, tanto na RTP1 como no canal do Disney Channel.

7. A Pequena Sereia (1992-1994)

scale (2)  
A Pequena Sereia

Nas profundezas do Disney+ também está disponível a série A Pequena Sereia com as três temporadas disponíveis.

Lê mais:  Disney+ | Os conteúdos, a experiência e muitas surpresas!

Criada em 1992 por Ed Ghertner e Ron Dias, esta foi a primeira série spin-off baseada num filme de longa-metragem da Disney e passa-se antes dos acontecimentos do filme original servindo assim como uma prequela.

Focando-se nas aventuras de Ariel ao lado de Flounder e Sebastião pelas profundezas do mar, a série faz uma expansão deste universo subaquático enquanto desenvolve muitos personagens inéditos e ainda inimigos que tendem a ameaçar o reino de Atlântica ao longo da série.

Juntamente com a série e o filme original, podes encontrar no serviço também os filmes A Pequena Sereia 2: Regresso ao Mar e O Segredo da Pequena Sereia.

8. Lilo & Stitch – A Série (2003-2006)

de19fa10e12c039dbd0dbb1cfc8cb476  
Lilo & Stitch – A Série

Lilo & Stitch encontram-se também no Disney+ com a sua própria série!

Após os acontecimentos do “Stitch – O Filme”, várias das experiências que Jumba criou estão espalhadas pela terra natal de Lilo. Cabe-lhe a ela e a Stitch recolherem-nas e ainda dar-lhes um propósito novo e lugar para viver.

A série dá a conhecer várias das outras experiências existentes para além de Stitch e ainda as suas variadas habilidades. Isto enquanto apresenta um novo vilão chamado Dr. Hämsterviel que incube ao Capitão Gantu, a missão de capturá-las a todas.

Com um total de 65 episódios, podes ainda encontrar no serviço os filmes Stitch – O Filme, Lilo & Stitch 2: O Efeito do Defeito e ainda Leroy & Stitch que conclui assim não só a série como a franquia em geral.

9. Orgulho de Família (2001-2005)

proud family  
A Família

Orgulho de Família, apesar de, talvez, passar mais despercebida em relação aos títulos anteriores que mencionei, é outra série que podem encontrar no Disney+.

Criada pelo já animador da Walt Disney Animation Studios, Bruce W. Smith em 2001 e tendo duas temporadas com um total de 52 episódios, conta-nos a história de Penny Proud e a sua família de origem Afro-Americana que vivem na cidade fictícia de Wizville na Califórnia.

Encontra-se  também disponível no serviço, Orgulho de Família – O Filme de 2005 que encerra assim a série original.

Numa última curiosidade,  em Fevereiro de 2020 foi anunciado uma terceira temporada servindo também como um revival da série, prevista a ser lançada brevemente no Disney+.

10. A Trupe do Pateta (1992-1993)

  
Pateta e Max

A Trupe do Pateta foi uma série criada em 1992 por Robert Taylor e Michael Peraza Jr. de 78 episódios divididos em duas temporadas.  Tem como foco a relação parental de Pateta e Max como pai e filho que acabam por mudar-se para Spoonerville, a cidade natal de Pateta. Por coincidência, acabam por ir morar ao lado de Pete e a sua família, este sendo um antigo colega de escola de Pateta.

A série mostra muitas das peripécias em que Pateta e Pete se metem com as suas famílias, bem como uma amizade que começa entre os seus dois filhos adolescentes, Max e P.J..

Podes encontrar, igualmente no serviço, o filme Pateta – O Filme, que serve como uma sequela directa da série.


E para ti, quais são as séries mais nostálgicas que gostarias de ver no Disney+? Quais dos títulos da lista vais ver primeiro?