Do estúdio Sanrio, Chirin No Suzu (também conhecido por Ringing Bell) é um anime de 1978 realizado por Masami Mata, cuja história foi adaptada do livro de Takashi Yanase.

[O seguinte artigo contém spoilers de Chirin No Suzu]

História

Chirin no Suzu Sanrio AnimeA vida de um pequeno cordeiro chamado Chirin é virada de cabeça para baixo quando um lobo mata a sua mãe. Chirin procura vingá-la mas, para derrotar o lobo, terá de tornar-se num.

Temas Fortes

Bastante obscuro fora do Japão, Chirin no Suzu é um dos filmes infantis mais deprimentes, mas brutais e honestos que existem por aí. Apesar de ter apenas 47 minutos de duração, Chirin no Suzu certamente ficará enraizada no cérebro por muito tempo, devido ao seu estado de espírito extremo e temas universais de vingança e perda de inocência.

Como descrito na breve sinopse acima, a vida do pequeno cordeiro irá mudar drasticamente devido ao ciclo da vida.

Uma História de Arrepiar

Chirin no Suzu Sanrio Anime

Uma noite, algo terrível aconteceu que alterou a vida de Chirin para sempre. O lobo que a mãe de Chirin lhe havia mencionado entra no celeiro. Chirin fica completamente estático de medo. Numa tentativa de proteger o filho, a mãe de Chirin acaba morta.

Devido a este evento arrepiante, Chirin deixa de ser a personagem alegre e despreocupada que costumava ser. As outras ovelhas não o ajudam. Só o olham com horror e têm muito medo de ajudá-lo ou até mesmo de oferecer palavras de condolência.

Chirin fica dilacerado por sentimentos de raiva e vingança em relação ao lobo, e tem vergonha das outras ovelhas por serem tão fracas. Apesar da sua clara desvantagem, Chirin parte para encontrar o lobo nas montanhas geladas e acidentadas, muito além do pasto seguro em que ele cresceu.

As Consequências dos Nossos Actos

Chirin no Suzu Sanrio Anime
“Este mundo é um Inferno por si próprio, com a morte sempre à espera de atacar.”

Eventualmente, Chirin chega a ver o lobo como uma figura paterna. Pode parecer estranho, mas considerando que o órfão Chirin não tem ninguém a quem recorrer e desejando força, ele admira e respeita o lobo. Da mesma forma, o lobo é surpreendido pela força que Chirin tem de viver e admira a perseverança e dedicação de Chirin ao seu treino.

A epifania de Chirin surge quando ele tenta salvar um ninho de ovos de uma cobra. A cobra mata a mãe ave. Chirin, com raiva, ataca a cobra. No entanto, ele acaba partindo os ovos. Depois de uma longa conversa com o lobo, Chirin percebe a injustiça que é a lei da natureza: só os mais cruéis podem esperar sobreviver neste mundo.

Chirin no Suzu Sanrio Anime
“Porque é que os fracos morrem sempre?!”

Simbolismo em Chirin no Suzu

A um nível simbólico, muito se passa dentro do curto espaço de tempo de Chirin no Suzu. A tristeza de Chirin torna-se o seu ressentimento e raiva. Como o lobo lhe dissera: “Ao longo da tua vida, terás o fardo da perda e do sofrimento. Mas, ao ultrapassá-los, afiarás os caninos do teu coração.

De facto, o agora semi-adolescente Chirin leva a sério a lição do lobo. Numa sequência fantástica de animação sombria, o antes bonito cordeiro envelhece. Depois de muitos anos difíceis de treino, Chirin já não é pequeno nem fraco. Ele tornou-se um carneiro totalmente crescido que tem uma semelhança chocante com o lobo.

Chirin no Suzu Sanrio Anime
“Já não sou uma ovelha fraca.”

Mas o lobo comete um erro quando leva Chirin de volta ao celeiro. Chirin é incapaz de entrar e matar as outras ovelhas depois de ver um cordeiro sendo protegido pela sua mãe. Em desespero, Chirin acusa o lobo: “Eu era um deles!”

O lobo é morto, mas orgulha-se de ter morrido pelas mãos/cornos do seu pupilo. As outras ovelhas não aceitam Chirin de volta, pois ele mudou demasiado. Já não é como eles mas também não é um lobo. O único lembrete da infância que Chirin conserva é o pequeno sino em volta do pescoço.

A Tragédia do Pequeno Cordeiro

Chirin é abandonado pelos da sua espécie e presumivelmente vai morrer sozinho. Assim, a raiva e desejo de vingança de Chirin prejudicam-no no final. Ele perdeu tudo o que esperava tornar-se e é banido do resto da sociedade. A sua vida foi um fracasso? Ele fez a coisa errada? Se sim, que escolha teve ele?

Chirin no Suzu Sanrio Anime
“Onde é que eu haverei de ir?”

Chirin no Suzu é uma fábula trágica do herói caído. Pode ser uma experiência dolorosa de assistir, porque é tão humanamente relacionável.

A inocência e a simplicidade da vida foram destruídas, substituídas pelo caos, pela perda e pelo sofrimento. Chirin pode ser visto como um menino que se tornou reluctante por causa da guerra. Um menino que foi substituído por sentimentos de arrependimento e ressentimento, incapaz de entrar de volta na sociedade depois de experimentar tais horrores.

Fica a conhecer mais Filmes Obscuros para Crianças.


Já conhecias Chirin no Suzu? Que tens a dizer das lições contidas no filme?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.