Do estúdio Sanrio, Unico (também conhecido por The Fantastic Adventures of Unico) é um anime de 1981 realizado por Toshio Hirata e Ozama Tezuka. Este último é também o criador da manga e anime homónimos. Masaki Tsuji adaptou o guião.

História

Unico, o unicórnio, tem o incrível poder de fazer qualquer um que ele encontre feliz. Seja por causa da sua personalidade ou dos poderes mágicos do seu chifre, ninguém sabe.

No entanto, os deuses ficam com ciúmes de Unico, achando que só eles devem ser capazes de decidir ou permitir que as pessoas sejam felizes. Os deuses decidem bani-lo para a Colina do Esquecimento, ordenando à Vento Oeste que o leve até lá.

The Fantastic Adventures of Unico 1981 Ozama Tezuka

Mas a Vento do Oeste não aguenta dar esse destino a Unico, deixando-o noutro local. Começa, assim, uma jornada sem fim para escapar à ira dos deuses.

O Início de Muitas Aventuras

Algumas das personagens que Unico encontra são gentis e corajosas, enquanto outras são egoístas e ingratas. Alguns até são monstros que ele tem que destruir. Tudo isso faz parte da missão de Unico: restaurar a harmonia no mundo uma pessoa de cada vez, partindo para outro lugar assim terminada a sua missão.

The Fantastic Adventures of Unico 1981 Ozama Tezuka

Tezuka sabia o que estava a fazer quando colocou uma criatura adorável contra ameaças terríveis. Uma pessoa pequena pode fazer uma grande diferença se acreditar na sua coragem e confiar nos seus amigos.

Lê mais:  Filmes Obscuros para Crianças | Chirin No Suzu (1978)

Temas de Transformação e Aprendizagem

O uso da “forma/transformação final” é um tema popular em anime e Tezuka também o usa para definir as suas personagens.

Cada um deles assume uma identidade diferente, mas revela sua “verdadeira forma” no momento crucial para mostrar ao público quem – ou o que – eles realmente são. A verdadeira forma pode ser magnífica, bonita, inspiradora ou aterrorizante.

[Os seguintes parágrafos contêm spoilers de The Fantastic Adventures of Unico]

A capacidade de Unico de se transformar em um unicórnio alado deslumbrante é um reflexo de sua força e coragem. A bondade interior de Katy dá a ela a oportunidade de se tornar numa bela jovem com um vestido rosa, olhos verdes e delicados chinelos vermelhos.

The Fantastic Adventures of Unico 1981 Ozama Tezuka

Beezel e Katy ambos querem algo (um chifre para ser um demónio genuíno e um feitiço para se tornar uma humana), mas eles têm que ganhá-los através da bondade. Unico não lhes explica isso por causa da sua inocência. Ele apenas sabe que há um método certo e errado de fazer as coisas e deixa que as personagens decidam por si mesmas. Mas, no final do filme, ambos se transformaram fisicamente e amadurecem.

The Fantastic Adventures of Unico 1981 Ozama Tezuka

Tendo os seus amigos realizado os seus desejos e estando agora a viver vidas felizes, a Vento do Oeste volta para levar Unico para outro lugar, abandonado assim os seus amigos para sempre. Mas nenhum deles se irá esquecer dele, nem ele dos seus amigos.

Lê mais:  Gundam | Figuras Crossover de Hello Kitty são Algo do Outro Mundo!

[Final dos spoilers]


Já tinhas visto Unico? Que filme obscuro te lembras da tua infância?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.