O anime de 1999 Happy Birthday: Inochi Kagayaku Toki (também conhecido como Re-Birthday) foi realizado por Satoshi Dezaki, escrito por Setsuko Shibuichi e produzido pela Magic Bus.

História

Este anime é sobre uma rapariga doce mas de coração fraco chamada Asuka Fujiwara que vai para uma escola cheia de valentões e cobardes. A mãe dela não lhe dá muita atenção. Ela parece favorecer o seu filho mais velho, Naoto, em vez da Asuka. Asuka sente-se melhor quando se torna amiga de uma rapariga gravemente deficiente chamada Megumi (que eu acho que pode ter paralisia cerebral ou algo assim).

Mas quando sua mãe intencionalmente se esquece do aniversário da filha e lhe diz que seria melhor se Asuka não existisse, Asuka fica tão traumatizada que perde a voz. Naoto, zangado com a atitude egoísta da mãe, decide mandar Asuka para casa dos avós por um tempo. Lá, ela aprende tudo o que precisa saber sobre a beleza da natureza, as razões da sua mãe ser como ela é e, mais importante, o fato de que a vida é preciosa.

As Personagens

Happy Birthday: Inochi Kagayaku Toki

Estou tão feliz que este anime retrate todos os seus personagens de forma realista e os transforme em pessoas reais, com falhas e razões para fazer o que fazem.

A Asuka é uma grande personagem principal. Ela começa fraca e quebrada, mas graças à bondade de seus avós e de outras pessoas que ela conhece, evolui para uma jovem ousada, calorosa e franca, que não tem medo de enfrentar bullies que estão a ser maus para os seus amigos.

Lê mais:  Digimon Adventure | Divulgado O Trailer Oficial

Os colegas de turma da Asuka também são fantásticos, passando de um bando de miúdos fedelhos e cobardes para pessoas amáveis e respeitosas. Exemplo: a turma da Asuka começou a visitar a sala dos outros meninos e a praticar actividades com eles.

Sem Medos de Explorar a Diferença

Happy Birthday: Inochi Kagayaku Toki

O facto de haver crianças com deficiência neste filme!!! Sim! Há crianças REALMENTE deficientes com doenças como a paralisia cerebral e semelhante! Nenhum anime que eu já tenha visto foi corajoso o suficiente para mostrar crianças deficientes de verdade.

Algumas Falhas

Happy Birthday: Inochi Kagayaku Toki

Por mais que eu gostasse de continuar a glorificar este filme, tenho de admitir que sim: como outros anime, ele tem os seus defeitos.

Para começar, este anime foi feito em 1999, logo é claro que a animação é bastante monótona e um pouco inconsistente (algumas caras pareciam estranhas em certos pontos). O desenho das personagens também não é do mais apelativo mas não tenta ser nada que não seja. Sim, a animação não é brilhante, mas isso não impede que o filme seja realmente bom!

A banda sonora não é assim tão memorável, mas tudo bem.

Valores Fortes

Happy Birthday: Inochi Kagayaku Toki

No entanto, por mais que este anime tenha tanto falhas como bons pontos, sinto que o melhor deste anime são os seus temas e valores moralistas. Basicamente, é um anime sobre a vida e a alegria de viver, mas também tem outros temas fortes, como a compaixão eterna, a verdadeira amizade, o facto de supostas más acções terem sempre uma razão por detrás delas, a beleza da natureza, o amor, a injustiça social e o poder de curar.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.