O Studio Ghibli teve uma óptima entrada no ano de 2020, ao anunciar, juntamente com a publicação do habitual postal de boas festas, a produção de duas longas metragens de animação.

Studio Ghibli Hayao Miyazaki
Postal de Boas Festas 2020 do Studio Ghibli, ilustrado por Hayao Miyazaki

A primeira longa metragem das duas mencionadas acima, trata-se de How Do You Live?, que já tinha sido confirmada pelo Studio Ghibli em 2019. O filme tinha previsão de estreia para antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No entanto, soubesse em Outubro de 2019 que ao fim de 3 anos e meio de trabalho, apenas 15% do filme está concluído, o que não é de todo descabido, dado o processo de desenvolvimento destas animações mais tradicionais. Para além do mais, esta produção será também o “último” projecto animado pelas mãos de Hayao Miyazaki, co-fundador do Studio Ghibli, que celebrou ontem, 79 anos de uma vida cheia de emoções!

Já em relação ao segundo filme, esse ainda é um projecto muito bem guardado, pelo não são conhecidos muitos detalhes sobre o mesmo. Contudo, sabemos desde já que o mesmo está nas mãos de Gorō Miyazaki, filho de Miyazaki. Tal revelação foi feita por Vincent Maraval, fundador e presidente da Wild Bunch.

Posso testemunhar, Miyazaki pai e filho estão a trabalhar. Duas novas produções dos estúdios Ghibli estão em andamento e os desenhos são incríveis! É uma grande emoção“ – disse Maraval.

Para além do desenvolvimento destes projectos, foi também revelado que Ghibli Park, parque de diversões temático do Studio Ghibli, será inaugurado em 2022 em Nagakute, Aichi no Japão.