O novo documentário The Swap, que oferece um olhar revelador do que se passa por trás da cortina da política de Washington, estreia hoje em exclusivo, na HBO Portugal.

Este documentário segue três congressistas republicanos renegados, enquanto enfrentam ordens para angariar dinheiro para as suas campanhas de reeleição e para o partido nacional republicano. Os realizadores Daniel DiMauro e Morgan Pehme (Get Me Roger Stone) acompanham os congressistas republicanos Matt Gaetz (R-FL), Thomas Massie (R-KY) e Ken Buck (R-CO) ao longo de um ano crucial na política, demonstrando a amplitude e firmeza de um sistema que recompensa acima de tudo a angariação de recursos financeiros, arrasando o Congresso nos dois lados do corredor. Com acesso exclusivo, dos bastidores ao funcionamento interno da Câmara dos Deputados, entre grandes eventos de notícias de última hora, incluindo a audiência de Mueller e os procedimentos de impeachment do presidente Donald Trump, o documentário apresenta uma visão reveladora da principal instituição democrática do governo americano.

theswamp-hbo-portugal

Acompanhando os políticos ao longo do ano de 2019, os cineastas adotaram uma abordagem de cinema verité – que combina improvisação com o uso da câmara para revelar a verdade ou destacar assuntos ocultos – para explorar a realidade do trabalho do Congresso num sistema disfuncional. Com acesso irrestrito a Gaetz, um dos aliados mais próximos do presidente Trump no Congresso, a Massie, que é conhecido em Washington como “Sr. Não”, pelo seu registo de votação independente, e a Buck, membro fundador do congresso ultraconservador House Freedom Caucus, os cineastas seguem os membros enquanto eles percorrem a realidade potencialmente corrupta dos seus requisitos de captação de recursos, enquanto fornecem uma visão honesta da natureza tóxica do poder que exercem.

Lê mais:  Chernobyl | Análise

Através de entrevistas sinceras e cenas reveladoras que vão além da habitual cobertura das notícias, The Swap destaca como a prevalência de lobistas e grupos de interesses especiais em Washington pode influenciar políticas baseadas em contribuições financeiras e como a capacidade dos membros do Congresso de obter tarefas-chave do comité depende do dinheiro que estão dispostos a conseguir, refletindo sobre a sua posição e a sua capacidade de afetar a legislação.

Através da perspetiva de um grupo diversificado de membros do Congresso, funcionários e advogados políticos, incluindo os congressistas Ro Khanna (D-CA), John Sarbanes (D-MD), o ex-congressista Katie Hill (D-CA) e o professor de direito da Universidade de Harvard, Lawrence Lessig, The Swap traz uma nova visão do dia a dia dos funcionários eleitos e explora o que seria realmente necessário fazer para melhorar o Congresso.

Com produção da The Intellectual Property Corporation (IPC) e da Calliope Pictures, para a HBO Documentary Films, The Swap é escrito e realizado por Daniel DiMauro e Morgan Pehme e co-escrito e editado por Marc Vives. Ben Cortes é o editor associado. Eli Holzman e Aaron Saidman, da IPC, são os produtores executivos do documentário. Morgan Pehme, Daniel DiMauro, Shirel Kozak, Fredrik Stanton e Matthew Whitworth são os produtores.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.