O filme Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga estreou recentemente na Netflix e, aparentemente, causou furor no serviço de streaming porque está, neste momento, nos tops de visualizações. Será porque os Americanos não conseguem parar de ver este fenómeno a que nunca foram expostos antes?

A História

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga é parte paródia, parte musical, completamente comédia.

Dois aspirantes a músicos, Lars (Will Ferrell) e Sigrit (Rachel McAdams), sonham desde pequenos em ganhar a Eurovisão, mas ninguém acredita que eles consigam atingir essa meta. Até que um dia a sua música é escolhida para representar o seu país, Islândia, no concurso mais excêntrico da Europa, e cabe-lhes a eles provar toda a gente errada.

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga

O Ambiente

O que mais gostei em Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga foi mesmo o facto de a equipa ter mostrado grande sensibilidade em criar uma história em redor do fenómeno inexplicável que é a Eurovisão sem nunca tentar humilhar ou denegrir a sua imagem.

Muito pelo contrário: se alguém sai deste filme com uma má reputação, são os Americanos (cuja fama já não era assim tão boa para começar), enquanto os Europeus são quase colocados num pedestal, com todas as suas excêntricas peculiaridades. (Talvez o facto de quase todo o elenco ser europeu tivesse ajudado…)

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga

Acho que todos os Europeus se conseguirão identificar em vários momentos do filme, independentemente do país de onde forem – há algo verdadeiramente universal no conceito de deixar o nosso cantinho esquecido em busca de algo mais, acabando por mostrar ao mundo o verdadeiro valor das nossas origens.

E apesar de todo o humor, é essa a mensagem predominante do filme. Está cheio de personagens absurdas, mas bastante humanas, e cada uma com uma história para contar.

A Representação

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga conseguiu atrair uma série de actores de elite, como Pierce Brosnan, Dan Stevens e Rachel McAdams, que parecem estar genuinamente a divertir-se imenso. Ninguém se leva a sério, e todos sabem que estão a criar um filme para entreter uma audiência muito específica, mas isso não os impede de derramar talento e conseguir passar a sua alegria para fora.

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga

Existem vários cameos de apresentadores e ex-participantes da Eurovisão, incluindo até o nosso nacional Salvador Sobral e a sua música vencedora “Amar pelos Dois” (sim, aquela que já ninguém podia ouvir) numa sequência realmente encantadora dos dois protagonistas que fará derreter até os corações mais frios e gélidos.

O que foi um toque fofinho da parte dos escritores, mas também conferiu bastante autenticidade ao que seria, de outra forma, apenas uma tentativa de explicar a Eurovisão através da lente de um Americano.

Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga

Faz Lembrar: Outros títulos da Gary Sanchez Productions.

As Actuações: Entre os sotaques e os fatos ridículos, é fácil esquecer-mo-nos que estas pessoas são, de facto, actores, e não um grupo de amigos preso numa história completamente estapafúrdia.

A Escrita: Pela mão de Will Ferrell, é de esperar o costume: piadas ofensivas mas inteligentes, uma viagem cheia de solavancos, e acima de tudo, maluquice total.

Aconselho a: Quem gostar da Eurovisão e quiser passar um bom bocado, mas também àqueles que gostam dos filmes de Ferrell e não estejam à espera de nada sério ou intelectual.

Conclusão: Sim, vale bem a pena. Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga não só é um tributo adorável a uma das tradições mais queridas dos Europeus (e dos Australianos, vá) como foi capaz de capturar as suas nuances e o que faz a Eurovisão a Eurovisão: um programa sem igual, cheio de alegria e sem preconceitos, onde tudo vale e onde sabes que te vais divertir à brava (mesmo sendo uma completa palhaçada do princípio ao fim).


E tu, já viste Eurovision Song Contest The Story of Fire Saga? o que achaste?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.