Ofilme All Dogs Go To Heaven, ou em Português, Todos os Cães Merecem o Céu é um filme de animação de 1989, dirigido e produzido por Don Bluth, distribuído pela United Artists.

O filme teve duas cenas muito obscuras que foram cortadas durante as exibições iniciais dos testes. Um envolvendo a personagem principal, Charlie, a ser atingido pelo carro (no produto final, apenas o resultado é visto). Já o segundo, sendo uma sequência mais longa do seu pesadelo no Inferno.

A versão original também continha pequenas “asneiras”, que também foram editadas. A trilha sonora de vinil da música Let Me Be Surprised continha Charlie a dizer “porra”.

A versão original não cortada/censurada foi roubada, e a Goldcrest Films destruiu as restantes cópias, para evitar taxas de armazenamento. Gary Goldman, o co-director e produtor, foi em 2015 entrevistado sobre os vários filmes de Don Bluth. Quando questionado se haveria algum Director’s Cut ele responde:

Não. A cena que foi cortada foi descartada, não foi possivel salvá-la. Os desenhos não foram arquivados. A Goldcrest Film and Television na verdade recusou-se a armazenar a arte original (desenhos) e acredito que a maioria das células e desenhos originais foram destruídas ou levadas para o Reino Unido e colocadas no lixo. Eles (Goldcrest) disseram que preservar as cels iria custar-lhes muito dinheiro. É muito dispendioso ter uma sala com uma temperatura adequada e controlar o humidade

A descoberta da versão sem cortes

No verão de 2016, uma versão de baixa qualidade da cena do inferno sem cortes foi descoberta. O áudio é péssimo, mas a cena está completa:

Esta cena originalmente seria um pouco maior, mas foi cortada para evitar uma classificação PG, restringindo o público mais novo. Originalmente, havia uma vista de perto (close-up) de um ou dois segundos do demónio, que foi cortado antes de assobiar para Charlie.

No entanto, o segundo corte foi muito maior, e envolveu o Hellhound. Logo depois de se formar, ele voa em direcção a Charlie (como na cel em cima) e o ângulo muda para a frente e foca-se no seu rosto antes de dizer: “És meu agora!”. Depois inclina a cabeça para trás, rindo. A cena a seguir é reproduzida normalmente.

Até hoje (2020), ainda não foi encontrada a cena do carro.

Trivia

Quando foi lançado no cinema, o filme concorreu directamente com A Pequena Sereia, produzido pela Walt Disney. Embora não tivesse tido o mesmo sucesso dos filmes anteriores de Sullivan Bluth’s (Fievel – Um Conto Americano e Em Busca do Vale Encantado), o seu lançamento em home video foi muito bem sucedido.

A menina Judith Barsi, de 10 anos, que fez a voz da personagem Ana Maria no filme, também fez a voz de “Pata-Saura/Ducky” noutro filme de Don Bluth, Em Busca do Vale Encantado. O filme Todos os Cães Merecem o Céu foi o seu último trabalho, pois ela e sua mãe Maria Barsi, foram assassinadas pelo pai Jozsef Barsi, em 25 de julho de 1988, um ano antes do filme ser lançado.

É caso para dizer: Descansem em Paz…


O que achaste destas pequenas curiosidades? Tinhas noção que Todos os Cães Merecem o Céu fosse tão obscuro?

Comunidade Squared Potato
E agora o palco é teu! Juntos damos voz a todos os geeks, pelo que junta também a tua e vem partilhar as tuas experiências na cultura pop com a comunidade, sem quaisquer compromissos ou obrigações para com a nossa redação, apenas uma pura colaboração espontânea. Colabora: geral@squared-potato.pt