O anime de 2003 My Sister Momoko (Momoko Kaeru no Uta ga Kikoeru yo) é baseado no livro de Akari Hoshi, tendo sido realizado por Setsuko Shibuichi e pelo estúdio Magic Bus. O guião foi adaptado por Katsumi Koide e Mitsuyo Suenaga.
História
My Sister Momoko conta a história de Momoko, uma criança com necessidades especiais tanto físicas como mentais. Todas as manhãs, fica irritada porque não pode ir para a escola “normal” com o seu irmão gémeo Riki.
No ano seguinte, uma experiência de educação integrada é implementada e Momoko começa a frequentar a escola de Riki. Infelizmente, o seu estado físico piora e ela é enviada para um hospital. Riki e todos os seus colegas querem animá-la. Para isso, estabelecem o objectivo de ganhar uma corrida de estafetas para que depois possam contar a boa notícia a Momoko.
Pontos Fortes
O que gostei em My Sister Momoko foi o facto de, mesmo falhando em vários níveis, não esconder o puro entusiasmo e cuidado colocados na sua produção. Esta foi, obviamente, uma história que a equipa por detrás da mesma realmente queria contar e, embora eles não tenham conseguido poli-la e torná-la elegante, o produto cru e desajeitado que colocaram para fora é poderoso.
De certa forma, é até um meio adequado para contar a história de My Sister Momoko, já que a faz sentir-se mais próxima de algo que a própria Momoko poderia contar.
Qualquer Um Poderá Identificar-se
Parte do que faz a My Sister Momoko funcionar é o quão perto de casa o seu assunto vai bater para muitas pessoas. Eu mesma tenho memórias dolorosas relacionadas a uma criança com deficiência física e mental grave, e sei que estou longe de estar sozinha nisso.
O director (ou produtor ou roteirista, ou quem quer que seja o responsável) de My Sister Momoko parece ter tido experiências semelhantes, porque este é um filme que está desesperado por dar um olhar honesto e duro sobre o que é viver e amar alguém com esse tipo de dificuldades. Este é o aspecto do filme que me atraiu, apesar de todos os problemas que o mesmo tem.
Um Filme que Entende a Diferença
My Sister Momoko realmente prega a maneira como Momoko olha de frente para todos os aspectos da vida. Obviamente, tem muitas coisas dolorosas, desde as constantes preocupações com sua saúde, à dificuldade do seu irmão lidar com as explosões de Momoko, até à forma como a família tem que lidar com os fanáticos que se recusam a ver Momoko como um ser humano.
Mas a chave aqui é a forma como o filme ganha vida e parece realmente idolatrar Momoko. Há tantas sequências aqui onde Momoko traz alegria e inspiração indescritíveis para a sua família e para os que a rodeiam. O filme não deixa esquecer, por um momento, que por mais difícil que seja lidar com a condição de Momoko para sua família, é infinitamente pior para a própria.
Momoko vive uma vida de dor e medo constantes, mas a alegria que ela expressa na mais básica das coisas é genuína, assim como a generosidade de espírito com a qual ela quer compartilhar essa alegria com todos. Mais do que pela sua deficiência, Momoko é definida pela sua capacidade e desejo de fazer do mundo um lugar mais brilhante para aqueles de quem ela gosta, o que torna o que ela tem que viver muito mais duro e injusto.
My Sister Momoko Resulta – À Sua Maneira
É claro que o filme usa isso para tornar os momentos difíceis ainda mais difíceis, e é possível ver os que vêm de longe. Mas ainda bate, e ainda funciona.
My Sister Momoko é um filme poderoso emocionalmente, ao ponto de após 78 minutos se tornar cansativo. Quase todas as cenas me deixaram à beira das lágrimas, seja de alegria, seja de tristeza e frustração. My Sister Momoko é um filme honesto, brutal.
É um filme que ao mesmo tempo é quente como um raio de sol e afiado e doloroso como uma faca, superando facilmente a forma altamente desajeitada como é apresentado e escrito através de pura tenacidade e desejo de contar uma história que parece ser pessoal e importante para todos os envolvidos. Esta vai ficar comigo por muito tempo.