Final Fantasy XVI | Já disponível para PS5

A Square Enix anunciou que o lançamento de Final Fantasy XVI, a mais recente entrada autónoma no franchise Final Fantasy aclamado pela crítica, está agora disponível para as consolas PlayStation 5 (PS5).

Final Fantasy XVI é o primeiro verdadeiro RPG de ação da adorada série, combinando um sistema dinâmico de combate de ação em tempo real e características de RPG para proporcionar uma experiência de jogo expansiva e emocionante. Criado por uma equipa de desenvolvimento experiente liderada por Naoki Yoshida, o seu objetivo era criar um título Final Fantasy que pudesse ser apreciado por todos os jogadores e que agradasse tanto aos fãs da série como aos novos jogadores. A acessibilidade é também um grande foco, com a introdução de Timely Accessories, uma funcionalidade que permite aos jogadores adaptar e personalizar a dificuldade do jogo através de equipamento que se adapta ao seu estilo de jogo individual.

Outra caraterística inovadora é o sistema Active Time Lore (ATL). Acessível em qualquer altura do jogo, mesmo durante as cutscenes, o ATL permite aos jogadores aprenderem mais sobre o mundo e as personagens que estão no ecrã ou que acabaram de encontrar, com mais de 2800 entradas escritas que aprofundam a história de Valisthea e dos seus habitantes.

A Demo de Final Fantasy XVI é a oportunidade perfeita para os jogadores mergulharem nos reinos de Valisthea e experimentarem o início da história épica do protagonista Clive Rosfield. A demo dá aos jogadores acesso ao prólogo de abertura, com o progresso guardado a ser transferido para o jogo completo após o seu lançamento. Na demo, assume o controlo de Clive Rosfield no início da sua história épica e fica a conhecer as suas ambições e objectivos, enquanto sofre um trágico acontecimento que o leva a um caminho sombrio e perigoso de vingança. Ao completar o prólogo, os jogadores podem experimentar uma demo de batalha especial que tem várias habilidades desbloqueadas, dando-lhes a oportunidade de entrar em batalhas emocionantes e testar uma grande variedade de ataques e combos devastadores.

Final Fantasy XVI apresenta aos jogadores uma história totalmente nova no universo Final Fantasy, uma fantasia épica e sombria que tem lugar nos reinos de Valisthea – uma terra abençoada pela luz dos Cristais-Mãe e onde a paz vacila à medida que a propagação da Praga ameaça destruir os seus domínios. O destino da terra é decidido pelos Eikons, poderosas bestas invocadas, e pelos seus Dominantes, homens e mulheres que foram abençoados com a capacidade de as invocar e manejar. Esta é a história de Clive Rosfield, um guerreiro a quem foi concedido o título de “Primeiro Escudo de Rosaria” e que jurou proteger o seu irmão mais novo, Joshua, o Dominante da Fénix, o Eikon do Fogo. Em breve, Clive será apanhado numa grande tragédia e jurará vingança contra o Eikon Negro conhecido como Ifrit, uma entidade misteriosa que traz a calamidade no seu rasto.

Final Fantasy XVI já está disponível para a PlayStation 5.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.