Finalmente o Verão | Nova adaptação cinematográfica de Éric Lartigau estreia em Agosto

Do realizador Éric Lartigau (A Família Bélier), Finalmente o Verão retrata a passagem para a adolescência de Dune, uma menina de 10 anos, que durante um verão na costa francesa começa a encarar os segredos dos adultos à sua volta. A produção francesa chega às salas de cinema nacionais a 3 de agosto.

Finalmente o Verão é a adaptação para o grande ecrã da novela gráfica das primas Mariko e Jilian Tamaki – vencedor do prémio Horn Book de ‘Melhor Livro’ na categoria ficção, em 2014 – e passa-se na costa sudoeste de França. Todos os anos, Dune viaja com os pais para passar o verão numa cabana junto ao lago e é lá que conhece Mathilde, a sua melhor amiga.

Juntas, Dune e Mathilde descobrem o mundo ao seu redor: exploram as florestas, observam as nuvens, invadem festas de adolescentes, assistem a filmes de terror em segredo e criam momentos que esperam repetir, verão após verão. Mas, há um verão atípico em que a família da protagonista de Finalmente o Verão não ruma até à costa…

Um ano depois, regressam à mesma cabana e, para surpresa de Dune, nada está como ela se lembrava. Mathilde continua a ser a sua fiel companheira, mas as pessoas à sua volta não. Finalmente o Verão retrata a passagem para a adolescência, através dos olhos da menina de 10 anos que agora se distancia cada vez mais da infância.
Pouco a pouco, Dune começa a encarar os segredos dos adultos que a rodeiam e vai descobrir que a vida é mais complexa do que esperava. As vivências deste verão mudarão para sempre o rumo da sua vida. Para além de ser uma crónica da juventude, Finalmente o Verão é, no fundo, uma ilustração emocional do período da vida em que nos sentimos mais deslocados.

A jovem Rose Pou-Pellicer estreia-se numa grande produção a interpretar Dune e, a seu lado, Gael García Bernal (vencedor do Globo de Ouro para ‘Melhor Ator de Série de Comédia ou Musical’ – Mozart in the Jungle), Ángela Molina (Las Cosas Del Querer), Chiara Mastroianni e o português Hugo Fernandes (Patrick) compõe o elenco de Finalmente o Verão.

Finalmente o Verão é realizado pelo francês Éric Lartigau e chega aos cinemas portugueses já a 3 de agosto.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.