A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa vão criar o primeiro Laboratório Nacional de Investigação Científica de Desportos Eletrónicos - o Esports Lab

A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa formalizaram um protocolo de colaboração estratégica na área dos Desportos Eletrónicos. A cerimónia oficial de assinatura deste protocolo de colaboração ocorreu no passado dia 26 de Janeiro nas instalações da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, simbolizando um marco significativo na união de esforços para o desenvolvimento e investigação no âmbito dos desportos eletrónicos.

Esta colaboração histórica tem como objetivo promover estudos e investigações científicas no universo dos desportos eletrónicos, com um enfoque particular na importância da motricidade e bem-estar físico dos atletas. Para atingir esse objetivo, ambas entidades vão criar o primeiro Laboratório Nacional de Investigação Científica de Desportos Eletrónicos – o Esports Lab. Este Laboratório é um espaço multidisciplinar que visa impulsionar o desenvolvimento dos esports e dos videojogos através de investigação aplicada e desenvolvimento de tecnologia, educação, inovação e conexões com a comunidade. O propósito principal passa por promover o crescimento e a investigação de esports e videojogos.

“Esta parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa é um passo importante no nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento holístico dos atletas de Desportos Eletrónicos. Estamos muito entusiasmados com as oportunidades que esta colaboração representa para a comunidade de esports e para o avanço do conhecimento científico nesta área emergente.”

Pedro Honório da Silva, Presidente da FPDE

Além disso, esta parceria contempla ainda o lançamento de uma Pós-Graduação em Esports e Comunidades Digitais, e a integração de alunos da FMH UL em estágios curriculares na Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos.

A cerimónia contou com a presença de Pedro Honório da Silva, Presidente da FPDE, e Luís Bettencourt Sardinha, Presidente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, bem como outras personalidades de destaque de ambas as instituições, nomeadamente o Prof. Doutor Tiago Ribeiro, coordenador tanto da referida Pós-Graduação, como do Esports Lab, e o Prof. Pedro Almeida Couto, Diretor para a Educação e Investigação Científica da FPDE.

“A parceria entre a FMH e a FPDE firma um momento importante da história da nossa Faculdade com o intuito de aproximar os estudantes dos temas emergentes relacionados aos esports, videojogos e suas externalidades na sociedade. A FPDE e a FMH desempenham um papel importante para a transformação social e digital”.

Luís Bettencourt Sardinha, Presidente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Squared Potato
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.