funplus

FunPlus, uma referência global no desenvolvimento e publicação de videojogos, aposta em Portugal com a criação da marca Ellipsis, o estúdio que permitirá à FunPlus crescer em território nacional e contribuir para a consolidação da indústria de videojogos no país. A equipa em Lisboa já conta com nove especialistas e criativos, liderada por Alexandre Amancio, Diretor da Ellipsis e SVP da FlunPlus

Nos próximos 3 anos, a marca pretende contratar cerca de 50 pessoas principalmente para áreas criativas. A equipa nacional da Ellipsis está sediada em Lisboa, na Fintech House, na Duque de Loulé, e tem como visão a criação de mundos virtuais que ressoam com audiências globais, para além do desenvolvimento de PI e de jogos multiplataforma. Do estúdio em Lisboa – localizado perto do Gaming Hub, da Unicorn Factory Lisboa – a equipa da Ellipsis trabalhará em plataforma com as restantes geografias da FunPlus para partilha de conhecimento, agilidade criativa e técnica, mas com o conhecimento local da indústria em plena ascensão em Portugal.

O objetivo da FunPlus é construir uma organização global que ofereça a melhor experiência de entretenimento interativo a jogadores do mundo inteiro. A FunPlus irá ainda lançar oficialmente o seu comic de estreia “Sea of Conquest: Cradle of the Gods”, um produto inaugural que simboliza a essência e a visão do estúdio. Este comic totalmente desenvolvido pela equipa portuguesa – desde a narrativa até à coordenação com os artistas – servirá como uma pedra angular do universo criativo da empresa, sendo o primeiro exemplo dos mundos imersivos que a equipa está a criar através de várias plataformas e meios. 

“Através da marca e estúdio Ellipsis, a FunPlus aposta em Portugal, não só pela ascensão da indústria a nível local, como pelo talento em matéria de criatividade e idoneidade técnica que se vive num país que tem tudo para ser um hub mundial da indústria. A FunPlus está comprometida com este crescimento e posicionamento de Portugal, contribuindo para acelerar o conhecimento, investimento financeiro, captação de talentos portugueses e ligação com universidades e organizações de renome do setor, como a APVP – Associação de Produtores de Videojogos Portugueses, com quem mantemos uma forte colaboração. Estamos entusiasmados por fazer parte deste ponto de viragem.” 

Alexandre Amancio, Diretor da Ellipsis e SVP da FlunPlus

O crescimento do setor de videojogos está em rápida ascensão, com a receita da indústria em 2023, em cinco mercados-chave, a atingir 25,7 mil milhões de euros (um crescimento estável de 5% em relação a 2022). Portugal não está alheio a esta tendência e a receita no mercado de jogos em território nacional está projetada para atingir aproximadamente 685,88 milhões de euros até ao final de 2024.

Com um olhar no futuro, a FunPlus planeia expandir o seu portfólio de entretenimento, não só no desenvolvimento de jogos multiplataforma, mas também através da criação de novas histórias e personagens que possam viver em diversos meios, como televisão e cinema. Para além da abertura de um novo estúdio em Portugal, a equipa de Lisboa irá trabalhar na estratégia de IP e criação de universos, com uma equipa central de desenvolvimento de jogos dedicada a projetos cross-platform.

“Estamos a assistir a uma transformação na forma como as audiências interagem com o entretenimento. Os fãs já não são só consumidores passivos – são exploradores à procura de experiências imersivas em várias plataformas.” “O Estúdio Ellipsis é a nossa resposta a essa mudança, ao criar novas oportunidades para os fãs mergulharem mais fundo nos mundos que adoram, enquanto também desenvolvemos PI originais que inspiram e cativam, permitindo-lhes fazer parte dessa jornada de A a Z.”

Chris Petrovic, CBO da FunPlus. 

 

Sara Kohl
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.