Uma imagem de uma CPU Intel com a palavra “core” na CES 2024.

Hoje, na CES, a Intel anunciou sua linha completa de processadores Intel Core de 14ª geração para dispositivos móveis e desktops, incluindo os novos e poderosos processadores móveis da série HX e os principais processadores para desktops de 65 e 35 watts. Além disso, a Intel apresentou a sua nova família de processadores móveis Intel Core Série 1, liderada pelo processador Intel Core 7 150U, para sistemas móveis leves e finos de alto desempenho.

“A nossa família de processadores Intel Core de 14.ª geração foi concebida para proporcionar um desempenho de topo e funcionalidades de plataforma tanto aos utilizadores de PC entusiastas como aos utilizadores de PC convencionais.” “Os entusiastas em movimento podem agora desfrutar da melhor experiência móvel disponível atualmente com os nossos processadores da série HX. E os utilizadores de computadores de secretária convencionais podem agora experimentar o desempenho eficiente e as funcionalidades robustas da plataforma disponíveis nos nossos processadores de secretária de 65 e 35 watts de última geração.”

Roger Chandler, vice-presidente e diretor-geral da Intel para PC e estações de trabalho entusiastas, Client Computing Group.

O lançamento desses novos processadores móveis e de desktop na CES vem junto com o desfile de novos sistemas Intel Core Ultra dos parceiros da Intel. Quer os utilizadores de PC estejam à procura de poderosos computadores portáteis e de secretária entusiastas e convencionais equipados com Intel Core de 14ª geração ou novos PCs de IA equipados com processadores Intel Core Ultra, a Intel tem a solução de computação certa.

A série Intel Core de 14ª geração HX proporciona a melhor experiência do mundo para os entusiastas da mobilidade

Os novos processadores móveis Intel Core de 14.ª geração da série HX foram concebidos para jogadores, criadores e profissionais que necessitam de níveis mais elevados de desempenho de computação e exigem a mobilidade que um computador portátil proporciona. Liderada pelo Intel Core i9-14900HX, que inclui oito núcleos de desempenho (núcleos P) e 16 núcleos eficientes (núcleos E), a nova série HX combina a melhor conetividade da sua classe com um incrível desempenho de um e vários threads. Além disso, a série HX apresenta um salto no desempenho do criador graças a mais 50% de E-cores nos processadores Intel Core i7-14700HX.

A nova família de processadores inclui:

  • Frequência turbo de até 5,8 GHz que proporciona um desempenho até 17% melhor em jogos e um desempenho multitarefa até 51% mais rápido em comparação com a geração 2.
  • Até 24 núcleos (oito núcleos P, 16 núcleos E) e 32 threads nos processadores i9-14900HX.
  • Mais 50% de núcleos E nos processadores i7-14700HX, elevando-os para 20 núcleos (oito núcleos P, 12 núcleos E) e 28 threads.
  • Suporte para até 192 gigabytes (GB) de memória total DDR5-5600 megatransfers/segundo (MT/S).
  • Recursos de overclocking nos processadores da série HX, incluindo suporte ao Intel Extreme Utility (XTU) e ao Intel Extreme Memory Profile (XMP)3.
  • Novo suporte para Intel Application Optimization (APO) na série HX, com seis novos títulos de jogos (oito no total) suportados desde o lançamento inicial do desktop Intel Core de 14ª geração em outubro de 20234.
  • Thunderbolt 5, com 80 gigabits por segundo (Gbps) de largura de banda bidirecional e aumento da largura de banda até 120 Gbps, o triplo da capacidade das soluções mais rápidas de hoje, para as melhores experiências de visualização e dados – para além do Thunderbolt 4 com largura de banda de 40 Gbps para conetividade do PC a vários monitores e acessórios 4K.
  • Funcionalidades sem fios líderes, incluindo o Intel Wi-Fi 6E (Gig+) integrado e o novo Intel Wi-Fi 7 (5 Gig) discreto disponível para velocidades multi-gigabit em mais locais, capacidade de resposta semelhante à dos cabos e fiabilidade extrema.
  • A mais recente conetividade Bluetooth com suporte para Bluetooth 5.4 e Bluetooth 5.3, proporcionando um desempenho excecional para várias ligações simultâneas de dispositivos com Bluetooth.

Com mais de 60 sistemas parceiros com Intel Core de 14ª geração HX a chegarem ao mercado em 2024, os entusiastas móveis podem jogar, criar e trabalhar em movimento melhor do que antes.

Os novos processadores Intel Core de 14ª geração para desktops oferecem um desempenho poderoso no mundo real, do desktop até a borda

A expansão da gama Intel Core de 14ª geração para desktops oferece aos utilizadores de PCs convencionais – e às empresas de vários mercados verticais – novas formas de experimentar o desempenho dos processadores para desktops de última geração da Intel. Estes 18 novos processadores ajudam os utilizadores a jogar, criar e trabalhar aos níveis que exigem todos os dias, enquanto desfrutam das funcionalidades da plataforma que os utilizadores esperam da Intel.

Os mais recentes processadores Intel para computadores de secretária incluem:

  • Frequência turbo até 5,8 GHz que proporciona um desempenho multithread até 37% mais rápido e um desempenho do Microsoft Office até 7% melhor do que na geração anterior5.
  • Até 24 núcleos (oito núcleos P, 16 núcleos E) e 32 threads nos seus processadores i9-14900.
  • Para o i7-14700, a adição de quatro núcleos E para um total de 20 núcleos (oito núcleos P, 12 núcleos E) e 28 threads.
  • Suporte para até 192 GB de memória total DDR5-5600/DDR4-3200 MT/S – proporcionando compatibilidade retroactiva com as motherboards Intel das séries 600 e 700 existentes.
  • Suporte contínuo para soluções térmicas in-box, incluindo os coolers Intel Laminar RH1 e RM1.
  • Conectividade sem fios de próxima geração com suporte para Intel Killer Wi-Fi 7 (5 Gig) e Intel Killer Wi-Fi 6E (Gig+).
  • Suporte contínuo para PCIe Gen 5.0, Gen 4.0 e Thunderbolt 4, fornecendo uma largura de banda de 40 Gbps, para além do suporte integrado para conetividade USB 3.2, fornecendo uma largura de banda de transferência até 20 Gbps.

Com a linha completa de processadores Intel Core de 14ª geração para desktop agora disponível online e nas lojas, os usuários de PC podem encontrar o processador certo – em todos os pontos de preço – para suas necessidades diárias de jogos, criação e produtividade. Na borda, esses processadores permitem IA poderosa e cargas de trabalho intensivas em computação com mais núcleos em embalagens com soquete LGA. Desde quadros brancos interactivos em salas de aula até ecrãs de imagiologia médica ricos em detalhes e automação e robótica controladas no chão de fábrica, os processadores Intel Core de 14ª geração permitem que os mercados verticais forneçam resultados inovadores de forma mais eficiente, segura e eficaz.

O processador Intel Core U Série 1 traz desempenho eficiente e recursos robustos para os principais sistemas finos e leves

A recém-apresentada família de processadores móveis Intel Core U traz para o mercado o desempenho eficiente e equilibrado que os principais utilizadores de PCs móveis desejam em dispositivos finos e leves. A nova linha de processadores para dispositivos móveis mantém também as funcionalidades de plataforma que os utilizadores de PCs já esperam dos processadores para dispositivos móveis da Intel.

O novo processador Intel Core U Série 1 inclui:

  • Frequência turbo até 5,4 GHz, juntamente com até 10 núcleos (dois núcleos P, oito núcleos E) e 12 threads no seu processador Intel Core 7 150U.
  • Até 96 GB de memória total DDR5-5200/DDR4-3200 MT/S.
  • Conectividade universal Thunderbolt 4 para trabalho e lazer, permitindo uma largura de banda de 40 Gbps para ligação a vários monitores 4K e acessórios.
  • Suporte para oito pistas PCIe Gen 4.0 e 12 pistas PCIe Gen 3.0 para o mais recente armazenamento em unidades de estado sólido (SSD).
  • O mais recente em conetividade Bluetooth com suporte para Bluetooth 5.4 e Bluetooth 5.3, incluindo áudio Bluetooth Low Energy (BLE) que permite experiências sónicas de PC de baixa potência, imersivas e de alta fidelidade e suporte para as novas capacidades Bluetooth Auracast para sintonização de áudio de transmissão, partilha de áudio pessoal e acessibilidade melhorada para aparelhos auditivos e novos serviços de audição assistida.
  • Conectividade sem fios de última geração com suporte para Intel Killer Wi-Fi 7 (5 Gig) e Intel Killer Wi-Fi 6E (Gig+).

Os sistemas móveis equipados com o processador Intel Core U Série 1 chegarão ao mercado no primeiro trimestre de 2024, com mais pormenores a serem fornecidos pelos parceiros da Intel.

Sara Kohl
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.