Sempre tiveste interesse em aprender a programar, mas não tens como começar ou ainda estás indeciso se deves seguir este ramo? Então vem conhecer o Game Garage Builder!

Game Builder Garage é uma ferramenta que te permite desenvolver jogos, através da programação, dentro de uma plataforma própria do software. Esta “linguagem” de programação foge completamente das utilizadas por muitos desenvolvedores na indústria, pois esta foi criada com o propósito de ensinar os fundamentos da programação, mas de uma forma muito simples e criativa utilizando os Nodons. Estes têm um papel a desempenhar na criação do teu jogo. Uns recebem entradas de botões do comando, que por sua vez fará activar outro Nodon, que reage em resposta resolvendo o seu propósito. Para uma pessoa completamente ignorante no assunto, parece algo difícil de entender, porém isto é tudo muito bem explicado durante os tutoriais.

Os tutorias que fazem bons professores

Assim que arrancas o Game Builder Garage pela primeira vez, és encaminhado para um tutorial, que te ensinam os primeiros passos, explicando como ligar os Nodons e falando um pouco sobre estes. Logo verás que para além deste tutorial introdutório, tens outros tutorias interactivos, onde cada um te ensina a criar um jogo específico, ao mesmo tempo que é explicado cada um dos Nodons presentes. Estes jogos variam entre um shooter no espaço, um jogo de corridas e ainda um jogo ao estilo de Super Mario: 3D World. Pela minha experiência, melhores tutoriais que estes é impossível!

Game Builder Garage tutorials  Entre tutorias, terás que fazer uma espécie de exame constituído por vários cenários, onde terás que corrigir o que está de errado com aquele jogo. Para isso é necessário inspeccionar os Nodons e as suas conexões e principalmente entender o que é suposto acontecer para dar como solucionado o “puzzle”.

Findo aprenderes a fazer todos os jogos destes tutoriais, estarás mais que apto a criares os teus próprios jogos utilizando os Nodons que já te são familiares. No entanto, existem outros Nodons disponíveis que poderás utilizar, que não foram falados nos tutoriais. O propósito destes, e dos que já conheces, podem ser consultados num pequeno manual, que explica todas as regras e funções de cada um, daí não teres desculpa para não os usares!

Lê mais:  Kirby and the Forgotten Land | Nova demo disponível na Nintendo eShop

Game Builder Garage building  

No que toca à plataforma onde tudo é montado, esta é bastante simples e fácil de utilizar nos primeiros passos, sendo que se trata de uma grelha quadriculada. Contudo, quando já começas a desenvolver algo demasiado complexo e começas a mexer com um cenário em 3 dimensões (X,Y,Z) vais ter alguns momentos de confusão, onde muitos Nodons já se sobrepõem e se interligam com outros 10 ou 20. Esta é a única critica que tenho, mas penso que também não haja muito a fazer para melhorar.

Game Builder Garage poderá ser utilizado no modo portátil, através do toque, no modo TV, utilizando os analógicos ou o sensor de movimentos para controlar o cursor e ainda há a opção de ligares um rato com fios! As opções aqui são bastante completas. Pessoalmente dediquei a maior parte do meu tempo a desenvolver o meu jogo no modo portátil, utilizando uma caneta própria para conseguir realizar operações com mais precisão.

Há algo familiar em Game Builder Garage

Se já experimentas-te jogar os Kits de cartão Nintendo Labo, especialmente o Kit VR, vais notar que os assets são basicamente os mesmos. Os Alien, a personagem genérica e até o Veículo fazem-se de exemplo. Isto porque Game Builder Garage é no fundo a ferramenta Toy-Con Garage, mas mais desenvolvida e melhorada.Game Builder Garage Alien  

É interessante fazer esta comparação, pois vemos algumas das funções bem mais polidas e com uma nova cara. Sem falar de que agora não somos obrigados a utilizar cartão para fazermos as nossas criações.

Lê mais:  OlliOlli World: Void Riders | Análise

A maior falha desta ferramenta espectacular

Quando criamos o nosso próprio jogo, a nossa primeira acção é querer partilha-lo com a comunidade, mostrando o resultado de muito esforço e empenho. Para isso recorreríamos a uma plataforma de upload, algo semelhante a outras já existentes como a do Super Mario Maker 2. Contudo Game Builder Garage não têm nenhuma plataforma para upload. Em vez disso, fornece-te um código ID que podes partilhar com outras pessoas, através de alguma outra plataforma social (Facebook, Twitter, Instagram…) e esperar que esta eventualmente chegue a um certo número de pessoas. Isto é um incrível disparate! Pessoas com elevados dotes estão a produzir grandes jogos, mas estão dependentes de outras plataformas ou Youtubers para verem o seu trabalho chegar a mais pessoas. No entanto, a comunidade decidiu avançar com um site próprio onde os vários criadores podem colocar as suas criações e descobrir as de muitos outros. Este chama-se My Garage Games e poderá ser acedido aqui.

Game Builder Garage building Sharing  
Um dos projectos desenvolvidos por mim

Juntando-se a este problema, temos ainda a falta de localização para a língua Portuguesa. Vejo esta ferramenta a ser utilizada maioritariamente por gente mais nova e a barreira linguística acaba por ser maior do que tentar perceber como funciona tudo o resto. Não me canso de queixar sobre este tema vezes sem conta, pois estamos a falar de uma empresa que se dedica a criar conteúdo para os mais novos. A maioria são miúdos e jovens que ainda não compreendem Inglês o suficiente para poder compreender e desfrutar do seu jogo. Por favor Nintendo, repara isto!

Um futuro promissor

Se tudo correr bem, e se a Nintendo continuar a apostar nesta ferramenta, poderemos no futuro ver algumas campanhas a serem realizadas em escolas e em outras instituições, para a curiosidade das crianças e jovens para o mundo da programação. E quem sabe, haver Game Jams também em Universidades e afins com alguns prémios!

Game Builder Garage já se encontra disponível em exclusivo para a família de consolas Nintendo Switch.

CONCLUSÃO
Muito Interessante!
7.8
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
game-builder-garage-analiseGame Builder Garage leva-te a descobrir um pouco sobre o mundo da programação, através de uma plataforma própria com um "código" próprio ao estilo Nintendo! Tirando a chatice de não termos uma plataforma própria para descobrirmos outras criações feitas pela comunidade e a falta de localização em Português, estamos perante algo com muito potencial para alimentar a curiosidade de muitos novatos.