Apesar de a série Guerra dos Tronos ter terminado e conseguido manter-se à frente dos livros, o autor George R. R. Martin revelou que essa foi uma decisão da qual se arrepende.
Em entrevista com o WTTW Chicago, depois do seu recente doutoramento honorário atribuído pela Universidade Northwestern, Martin falou sobre a série, os livros e o tempo em que estudou em Chicago.
Em relação a Guerra dos Tronos, o mesmo explicou:
“Olhando para trás, preferia ter ficado à frente dos livros. O meu maior problema foi quando começaram a série, tinha quatro livros já publicados e o quinto saiu ao mesmo tempo que a série começou em 2011. Eu tinha um avanço de cinco livros, e são livros gigantescos, como sabem. Nunca pensei que fossem apanhar-me, mas apanharam. Apanharam e ultrapassaram-me.”
O episódio final transmitido no dia 19 de Maio de 2019 concluiria de forma insatisfatória para a maioria dos fãs (e até do elenco), o enredo cujo material de origem já tinha escasseado por volta da sexta temporada.
Os livros utilizados como base para a série da Guerra dos Tronos foram A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. O autor providenciou linhas gerais planeadas para o final da colecção que os realizadores David Benioff e D.B. Weiss pudessem usar, mas que acabou – na mente de muitos – por não ser suficiente para salvar a série do declínio.
A interminável escrita do próximo livro, The Winds of Winter, parece também ter sofrido com a influência da série, mas Martin garante que não temos com que nos preocupar:
“Tornou o processo um pouco estranho porque a série estava à minha frente e ia numa direcção algo diferente. Por isso ainda estou a trabalhar no livro, mas vocês vão ver o meu final quando este sair.”
Podes ver a entrevista na sua íntegra aqui ou clicando no vídeo do cabeçalho.
Parece que vamos ter de continuar à espera do de The Winds of Winter, assim como as várias prequelas e spin-offs planeados, tanto passado no universo de Game of Thrones, como noutros criados por George R. R. Martin.