Foi precisamente neste mês (Março), há 50 anos atrás, que o mundo viu nascer um dos filmes mais influentes da história do cinema. The Godfather, ou em português O Padrinho, estreava-se assim em 15 de março de 1972.

Apesar da quase proibição da palavra ‘Máfia’, uma palavra extremamente proibida na época em questão do cinema, Francis Ford Coppola começou a transformar o livro de Mario Puzo “The Godfather em imagens que combinavam o clima siciliano com o poder e vasta expansão do capitalismo na sociedade americana do século XX, resultando numa das obras mais pontuadas do cinema até aos dias de hoje, e vencedor de 5 óscares.

Este ano, The Godfather voltou a ter presença no cinema, com uma remasterização em 4K, e uma edição maravilhosa cheia de conteúdo extra para os maiores fãs foi também lançada, da qual infelizmente Portugal ficou de fora.

Fica aqui a nota da Squared Potato, e a nossa homenagem a esta obra-prima que definiu uma era do cinema moderno, e fez 50 anos de um cinema mais feliz e competitivo. Podes revê-la na HBO Max.

Igor Gonçalves
Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.