O Grupo LEGO assinalou o Dia Internacional da Rapariga com uma nova campanha que visa incentivar as raparigas a continuarem a interessar-se por temas e carreiras nas áreas de STEAM. Estatísticas recentes e preocupantes do Geena Davis Institute on Gender in Media e do Grupo LEGO mostram que a brincadeira é muitas vezes estereotipada em função do sexo e que as raparigas continuam, desde tenra idade, a ser desencorajadas dos campos de STEAM.

Por exemplo, uma estatística no Geena Davis Institute LEGO Creativity Study mostra que 80 % dos rapazes são encorajados desde muito novos a aprender programação, em comparação com 20 % das raparigas. Além disso, existem crianças de não mais de seis anos que, quando inquiridas, declaram que as raparigas não gostam de ciência. Estes equívocos estendem-se à adolescência e à idade adulta e contribuem para a diferença entre os géneros que se verifica nas carreiras relacionadas com STEAM2.

Para ajudar a combater estes equívocos, o Grupo LEGO está a lançar uma campanha online chamada Vamos Mantê-las Curiosas! que inclui 5 atividades de brincadeira STEAM que, por meio da exploração de divertidos desafios com tijolos LEGO, visam inspirar os pais a continuar a alimentar os interesses das filhas em STEAM.

“Sabemos que, quando se empenham, tanto raparigas como mulheres se notabilizam em STEAM. Atualmente, metade dos participantes da primeira competição de robótica da LEGO League são raparigas. Mas ainda estão sub-representados nas carreiras de STEAM, porque desde tenra idade podem ser encorajadas a explorar outros interesses. Queremos mudar essa mentalidade nas gerações vindouras — para que o mundo possa beneficiar de ter mais raparigas em STEAM

Carolina Teixeira, Global Brand Marketing Director, Purpose and Inclusion do Grupo LEGO.

O LEGO Play Well Study 2022 concluiu que a maioria dos pais acredita que os filhos, independentemente do sexo, podem desempenhar qualquer trabalho que queiram (88 %), mas que há um ciclo que se perpetua na brincadeira STEAM. Uma vez que o mais provável é as mães terem sido menos incentivadas do que os pais a seguir uma carreira em STEM (54 % vs. 69 %), o que acontece, por conseguinte, é elas tornarem-se menos propensas a incentivar os próprios filhos a trabalhar em STEM (69 % vs. 78 %)3.

“O fim das diferenças entre géneros nas carreiras em STEAM começa com o fim das diferenças entre sexos dentro da brincadeira STEAM. A LEGO Foundation acredita que todas as crianças têm direito a aprender e a brincar, o que permite dar expressão ao potencial criativo e construir competências vitais — essenciais à futura população ativa.”

“Sabemos, com base em ampla investigação, que numa fase precoce do ensino, por exemplo, a aprendizagem por meio da brincadeira desempenha um papel significativo no combate às diferenças de oportunidades e de inclusão. Um futuro com mais mulheres à mesa de STEAM será um futuro mais equitativo, com equilíbrio de vozes e perspetivas.

Ida Thyregod, Team Leader for Strategic Partnerships da LEGO Foundation.

Quando questionados sobre a importância da brincadeira, 9 em cada 10 pais (88 %) dizem que a brincadeira é importante para ajudar as crianças a aprender coisas novas, o que é quase tanto como o papel da escola. A maioria dos pais (80 %) acredita que a brincadeira LEGO pode ajudar a desenvolver competências de STEM.

Lê mais:  LEGO | Iron Man Hulkbuster reproduz Iron Man de  Avengers: Age of Ultron. 

Além disso, as crianças adoram e reconhecem o valor da brincadeira LEGO e pensam que é divertida (97 %) e as faz felizes (96 %). E 7 em cada 10 crianças dizem ainda que adoram aprender coisas novas com a brincadeira.

Vamos Participar?

As crianças que queiram juntar-se à diversão são encorajadas a experimentar as cinco atividades lúdicas de STEAM e a construir um carro de exploração de Marte, a atravessar uma ponte ou a construir um arranha-céus, etc. Encontre as atividades STEAM em LEGO.com/pt-pt/categories/stem.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.