Preparem o vosso melhor chocolate quente, ou a bebida que vos agradar mais nesta altura do ano, e aconcheguem-se no sofá diante das vossas televisões, Guardiões da Galáxia: Especial Boas Festas (Guardians of the Galaxy: Holiday Special) chega-nos ao Disney+ para aquecer este natal.
Ironicamente quando em 2020 foi anunciado que James Gunn estava a preparar um “Holiday Special” dos Guardiões, o titulo remeteu-me automaticamente para aquele infame especial de Natal de Star Wars de 1978, que nunca mais ninguém esqueceu, mas que George Lucas fez questão até hoje (foi transmitido apenas uma única vez mas conseguem encontrá-lo facilmente gravado no Youtube). Obviamente que é um subtitulo muito usado hoje em dia mas conhecendo James Gunn, é impossivel não se ter lembrado disso por algum instante ou apenas por brincadeira.
Neste novo conteúdo da Marvel (produzido, escrito e realizado pelo próprio James Gunn), que se passa após os eventos de Vingadores: Endgame e Thor: Amor e Trovão, os Guardiões vivem agora na conhecida Knowhere (a cabeça espacial de um Celestial e que serve de estação espacial já há muito tempo no MCU) e no calendário terráqueo o Natal está mesmo ai à porta. Enquanto isso Peter Quill, continua afectado com a ausência que a sua amada Gamora lhe faz, o que o tem deixado bem melancólico fazendo com sinta inclusive que sua a equipa esteja incompleta. Isso faz com que Mantis, inspirada pelo espirio natalicio dos humanos, parta numa demanda junto com Drax para encontrarem a melhor prenda de natal para oferecer ao Senhor das Estrelas, e quando falamos em prenda bem… a missão é raptar o seu ídolo dos anos 80, o ator Kevin Bacon.
Guardiões da Galáxia: Especial Boas Festas é exactamente aquilo a que o título propõe, um episódio inteiramente dedicado a celebrar esta época festiva dentro deste universo e personagens extravagantes que James Gunn introduziu/adaptou em 2014 lá no primeiro filme da equipa. Por isso não esperem algo com urgência em referências (mesmo com algumas pelo meio) ou conexões importantissimas para as próximas fases 5 e 6 do MCU (não é esse o propósito).
Serve também como um pequeno aperitivo alguns meses antes da estreia do aguardado capitulo final da trilogia que vai também servir de despedida (pelo menos nas mãos do Gunn) mas ainda acrescenta alguns pedacinhos interessantes pelo meio de forma a situar como é que os personagens se encontram.
O foco está em Mantis e Drax durante estes 45 minutos aproximadamente mas há espaço para os restantes, no entanto apesar de não ser exactamente um aspecto negativo mas mais um “issue” meu, gostava que toda a equipa tivesse sido o centro deste episódio especial de natal. Personagens como Groot, Rocket e Nebula ficaram bastante reduzidos como background ainda que rendam momentos engraçados (especialmente uma cena entre Rocket e Nebula) mas ainda assim dá espaço para Mantis brilhar um bocadinho (já era tempo da personagem ter o seu momento e que acaba por fazer sentido em respeito à “missão de natal” e Peter).
E por falar em Peter Quill, creio que aqui reside talvez um pouco da importância simplista deste episódio ao situar-nos como o “Senhor das Estrelas” está a lidar com as suas emoções e a tudo o que envolve Gamora (seja a falecida de Infinity War do seu tempo, seja agora a versão de 2014 que anda a rondar a galáxia desde que ficou “presa” nesta linha do tempo desde Endgame). Um assunto que sem dúvida será mais explorado no Volume 3 sendo esse não só um capitulo final da Trilogia mas uma viagem emocional do grupo que fez até o próprio Gunn derramar algumas lágrimas depois de escrever o guião do filme.
Guardiões da Galáxia: Especial Boas Festa já está disponível no Disney+.