Depois de te termos dado a conhecer o mundo dos kdramas e, em particular, os melhores kdramas de romance na Netflix, talvez tenhas ficado com vontade de explorar outros géneros…
Pois bem – se estás no mood para algo mais dramático, aqui ficam as nossas sugestões de títulos que apelarão ao teu lado mais sensível e te farão deitar umas lagriminhas aqui e ali (depois de destruirem o teu coraçãozinho, é claro!). Se precisas de algo catártico ou emocionante, não podes mesmo perder estas séries de qualidade disponíveis na tua plataforma preferida.
Fica ainda atento aos guias que se seguirão, pois ainda temos muitos para desvendar!
Move to Heaven
Quando o pai de Geu-ru morre subitamente, deixa-lhe a cargo o negócio de ambos: Move to Heaven, uma empresa de limpeza pós-trauma que higieniza e remove os pertences de casas vazias, após a morte dos seus ocupantes. Geu-ru é um adolescente autista com uma profunda sensibilidade que vê o seu mundo desmoronar-se ao encontrar-se sozinho sem o apoio do pai e confrontando com o seu novo guardião: um tio cujo único objectivo é apoderar-se da fortuna do irmão.
Não há hipótese: vais mesmo chorar em todos os episódios deste kdrama. Isto porque cada um deles explora a história de um falecido e cujos pertences estão agora nas mãos da equipa de limpeza Move to Heaven, a qual não deixará que a sua alma se despeça deste mundo sem o fazer em completa paz e harmonia.
Se isto te dá a ideia de algo sobrenatural, desengana-te: este kdrama apoia-se somente no espiritual e terreno para contar uma comovente história sobre família e amizade, sendo bastante realista (por vezes, demasiado!) na forma como aborda o tema da vida e da morte, mas sempre com um tom positivo de esperança.
Sentirás uma forte ligação com os personagens e não vais querer que Move to Heaven acabe, levando consigo uma importante mensagem e conforto que perdurarão após semanas de acabares a série.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Extracurricular
A mina de ouro que Ji Soo conseguiu não é para todos, e especialmente não para um estudante de liceu. Entre gerir o próprio negócio, juntar dinheiro para entrar numa universidade de renome e, ao mesmo tempo, conseguir manter notas altas na escola, a sua vida não poderia correr melhor. Mas tudo muda quando a sua colega Gyu Ri, a princesa da escola, descobre o esquema e exige fazer parte ou contar tudo aos professores. Aí, começam os problemas...
Extracurricular é uma daquelas séries que podes facilmente acabar num fim-de-semana de tão viciante e envolvente que é. A premissa rebuscada e irrealista não distrai do seu brilhantismo, nem mesmo quando a linha entre imoralidade e justiça se torna pouco nítida.
Este kdrama explora diversos temas sociais com uma boa dose de conflicto e alguma acção, apesar de na sua essência se prender com a viagem de personagens imperfeitas por um mundo nada preto no branco e que te fará questionar as tuas próprias crenças.
Um título perfeito para fãs de anti-heróis e anti-heroínas!
Episódios: 10
Temporadas: 1
D.P.
Jun Ho passou uma infância e adolescência difícil e nada se torna mais fácil ao tornar-se soldado. Quando se junta à equipa de captura de militares desertores com o seu colega Ho Yul, apercebe-se de que a vida não é a preto e branco e vir-se-á confrontado não só com os seus próprios demónios, mas com os dos outros.
Baseado no webtoon do mesmo nome, D.P. é um kdrama curtinho mas com imenso para dar. A temática militar, já por si bastante pesada, é pontuada com imenso abuso físico e mental, e injustiça atrás de injustiça, relembrando-nos o quão impotentes somos e o quão partido está o sistema.
Ao seguirmos a viagem de Jun Ho e lidarmos com as personagens mais mesquinhas e perversas, é impossível não sermos assaltados por sentimentos de raiva, dor, tristeza, rancor e frustração.
No entanto, a série também inclui muitos momentos de comédia e mostra que ainda existem pessoas de bom coração no mundo, o que te encherá de esperança, apesar de tudo.
Episódios: 6
Temporadas: 1
Vida Incompleta
Um brilhante rapaz vê o seu sonho de ser um jogador de Go professional despedaçado, sendo forçado a juntar-se ao mundo do trabalho numa grande empresa. Entre ambição, pressão e muitos desafios pela frente, Geu Rae vai ter de aprender a esquecer alguma da sua humanidade para poder singrar no seu novo emprego.
Vida Incompleta não recorre a artimanhas estilísticas ou psicológicas para se tornar num dos melhores kdramas do seu género: a sua escrita realista e um elenco impressionante fazem todo o trabalho pesado. Não há dramas excessivos, romances ridículos ou peripécias estapafúrdias, apenas a vida mundana através dos olhos de um novato.
Quem nunca já sentiu na pele o que é ser esmagado pelo mundo real ao aceitar o primeiro emprego? O que é começar como alguém inocente e ingénuo e rapidamente ter de endurecer física e mentalmente se quiser sobreviver à brutalidade de chefes, colegas e a própria carga de trabalho?
Esse reflexo da sociedade é espelhado brilhantemente nesta série onde sentirás cada sucesso e fracasso, sofrimento e alegria, e te virás tão investido que não poderás deixar de largar uma lágrima aqui e ali!
Episódios: 20
Temporadas: 1
Thirty-Nine
Um trio de melhores amigas quase a completar 40 anos é confrontado com uma inesperada tragédia. Com personalidades muito diferentes mas um laço entre si que sobrevive a tudo e todos, Mi Jo, Chan Young e Joo Hee terão de se apoiar mutuamente e superar também este obstáculo juntas, enquanto lidam com os dramas comuns do trabalho, família e amor.
Thirty-Nine é um kdrama para aqueles que talvez ainda se sintam perdidos apesar da idade ditar que já são adultos responsáveis e independentes. A verdade é que nunca deixamos de precisar de um núcleo sólido que nos ajude a enfrentar o que a vida nos atira, e esse é mesmo o ponto forte desta série: a relação entre as três amigas e a sua interacção com o mundo.
Também relembrará ao espectador o que realmente importa e ao que devemos dar valor. Vais chorar e rir (mas principalmente chorar) e, acima de tudo, vais sentir uma grande ligação com as personagens e ficar com um maior apreço pelas pessoas na tua própria vida!
Uma particularidade deste título é revelar o seu final logo no início, o que talvez não seja para todos – mas é, certamente, uma abordagem diferente do habitual.
Episódios: 12
Temporadas: 1
When The Camellia Blooms
Uma mãe solteira muda-se para uma pequena cidade, onde abre um bar chamado Camellia. Este é frequentado por homens na sua maioria, o que leva a que rumores sobre a recém-chegada comecem a afectar a sua reputação dentro da comunidade. Mas isso não impede que o polícia local se apaixone por ela…
When The Camellia Blooms é um óptimo vislumbre da maternidade, incluindo não apenas os bons momentos mas também as diversas responsabilidades, sacrifícios e frustrações pelas quais a maior parte das mães passa ao longo da vida, especialmente se o pai for ausente.
Não apenas demonstra as realidades de uma mãe mas também o papel da sociedade nas suas dinâmicas com o mundo e a própria família. O guião é honesto e doloroso mas, acima de tudo, emocionante.
Episódios: 20
Temporadas: 1
Itaewon Class
A vida de Saeroyi dá uma reviravolta inesperada: não só é expulso da escola depois de dar um soco num bully como o pai falece de repente num acidente. Assolado por tristeza e sede de vingança, Saeroyi junta um bando de desajustados como ele e abre um bar no bairro, trabalhando arduamente para atingir os seus sonhos e obter justiça.
Itaewon Class é um dos kdramas mais versáteis disponíveis actualmente na Netflix, focando-se em diversas temáticas como identidade de género, racismo, discriminação baseada na idade e estatuto social.
Os grandes pilares deste título são mesmo a amizade e a lealdade entre os personagens que formam uma grande “família” e se entre-ajudam perante os vários obstáculos que enfrentam, com uma pitada de romance e uma boa dose de comédia intercaladas com imensos momentos dramáticos de te deixar bem comovido e lições de vida que dificilmente esquecerás.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Amor e Outros Dramas
As vidas de vários habitantes na bonita ilha de Jeju entrelaçam-se para criar uma comovente história de amor e amizade: o vendedor Dong Suk conhece a misteriosa e recém-chegada Sun Ah e embarca num romance atribulado, o capitão Jung Joon apaixona-se pela mergulhadora Young Ok, a peixeira Eun Hee reencontra o seu amor antigo Han Soo depois de este regressar de uma vida na cidade. Conseguirão todos ter o seu final feliz?
Amor e Outros Dramas conta oito histórias diferentes de 14 personagens pelos quais será impossível não te apaixonares.
Estes vizinhos que se encontram diariamente e criam as mais diversas peripécias, expõem as suas vidas e dilemas de forma extremamente crua: temas como saúde mental, depressão, necessidades especiais e gravidez adolescente farão com que fiques colado ao ecrã, torcendo pelos seus sucessos e ficando triste pelos seus fracassos, sem nunca querer perder pitada!
Episódios: 20
Temporadas: 1
O Meu Diário para a Liberdade
Três irmãos nos seus trinta têm o mesmo objectivo em comum: quebrar a frustrante rotina das suas vidas sem rumo e conseguir algo mais. É com a chegada de um misterioso homem cheio de segredos e uma aparência duvidosa à província onde habitam que as coisas começam a mudar, com a mais nova da família a dar o primeiro passo para o desconhecido…
Com uma premissa algo deprimente sobre a monotonia sufocante da vida, O Meu Diário para a Liberdade rapidamente se torna numa esperançosa série sobre a coragem de sair da nossa zona de conforto e seguir os nossos sonhos, pois se não o fizermos nunca saberemos o que poderia ter sido.
Os personagens principais seguem uma existência que poderia ser a de qualquer um de nós, até finalmente repensarem as suas prioridades e decidirem mudar a sua situação.
Se procuras algo mais realista mas satisfatório, então esta série pode ser para ti!
Episódios: 16
Temporadas: 1
Mine
As mulheres mais ricas e poderosas da Coreia do Sul são a inveja dos comuns mortais, mas dinheiro e estatuto não são garantias de felicidade – o que são estas mulheres senão prisioneiras em gaiolas de ouro?
Cabe-lhes a elas usar o seu poder para se libertarem de um mundo dominado por homens e uma sociedade desigual e misógina, encontrando a sua própria realização pessoal... Mesmo que isso signifique recorrerem a métodos imorais para obter o que desejam.
Mais um kdrama onde o elenco, maioritariamente feminino, se destaca da melhor forma possível com uma história cheia de reviravoltas viciantes.
Ao estilo de whodunnit, cada episódio aproxima-nos mais e mais do verdadeiro culpado mas, mais do que isso, revela vislumbres de cada personagem e deixa-nos colados ao sofá, querendo saber todos os seus segredos.
Apesar de seguirmos as vidas de uma família de elite, o guião conseguiu humanizá-la ao ponto de conseguirmos relacionarmo-nos com os seus dilemas e os seus problemas e torná-las pessoas de carne e osso.
Mine assemelha-se a uma novela dramática com os seus clichés e enredo, por vezes, absurdo, o que a torna numa óptima série para binge-watch quando te apetece algo mais over the top.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Em Busca da Glória
Uma estudante sonha ser arquitecta mas os seus planos vão por água abaixo depois de ser vítima de extrema violência na escola que a deixa com terríveis sequelas. Anos mais tarde, esta torna-se professora da filha da colega que a deixou nesse estado. Aqui começa um elaborado plano de vingança contra aqueles que a magoaram e aqueles que nada fizeram para ajudar…
Este kdrama baseado numa história verídica é uma montanha-russa do princípio ao fim ao seguirmos a viagem de vingança da personagem principal e as consequências da mesma. A acção salta entre o presente e o passado, onde ficamos a conhecer a horrível adolescência de Dong-eun que a levou a anos de preparação para fazer justiça pelas próprias mãos.
O tema de bullying é algo que tem vindo a tornar-se notícia na Coreia do Sul pela sua prevalência em instituições escolares e muitas produções têm aproveitado a onda para trazer atenção a este problema social.
As cenas brutais de violência e abuso sexual em Em Busca da Glória são mesmo de revirar o estômago, por isso aconselha-se caução na sua visualização. No entanto, permitem ao espectador não só mergulhar na dor de Dong-eun e empatizar com a sua escolha mas também torcer por um final onde os responsáveis são punidos da pior forma.
A primeira parte deste título já está disponível na Netflix, e a segunda tem estreia prevista para Março.
Episódios: 8 / 8
Temporadas: 2
Manual do Presidiário
Um jogador de basebol famoso, Je Hyuk Kim, é preso depois de ter atacado um homem que atacou sexualmente a sua irmã. Já dentro da prisão, reencontra um amigo de infância e também antigo jogador de basebol, que agora é guarda da instituição. Hyuk Kim terá agora de passar um ano a cumprir a sua pena, numa jornada que o ensinará grandes lições de vida.
Manual do Presidiário é uma história imensamente comovente sobre homens inerentemente bons que, infelizmente, se viram em situações complicadas e acabaram por ter de cumprir penas na prisão. Far-te-á simpatizar com estes “criminosos” ao ponto de torceres por um final feliz para cada um deles e te sentires pessoalmente vitimizado por aquilo que lhes acontece ao longo da história.
Mas acima de tudo, o grande forte deste k-drama é mesmo a amizade entre as personagens – um fantástico bromance que te agarrará as emoções no primeiro instante sem nunca mais largar – aliado a boas doses de comédia que equilibram tudo na perfeição.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Espreita mais guias de kdramas aqui.