Bem-vindo a mais um guia de Kdramas da Netflix onde, desta vez, nos focamos na ambição: títulos que te deixarão entusiasmado/a e com vontade de dar tudo por tudo no que quer que estejas a trabalhar para conseguir.
Todos estes kdramas se focam num desporto, hobbie ou profissão que o(s) personagem(ns) lutam diariamente para conseguir alcançar ou manter, melhorando as suas capacidades gradualmente, mesmo que, para isso, tenham de passar pelos mais desafiantes obstáculos e dificuldades.
Mas não percamos mais tempo! Fica, então, com as minhas sugestões para uma boa dose de inspiração na Netflix:
Twenty Five Twenty One
Estamos no ano de 1998 e a Coreia do Sul encontra-se no meio de uma das piores crises financeiras que alguma vez assolou a Ásia, levando a muitos cortes nos negócios e instituições de todo o país. Hee-do vê o seu sonho desmoronar-se quando o clube de esgrima da sua escola é dissolvido; esta pede transferência para outra escola onde poderá continuar a sua paixão, deparando-se com a sua ídolo Yu-rim.
Entretanto, a família de Yi-jin é forçada a separar-se e o rapaz vê-se obrigado a ter vários part-times até se tornar num repórter capaz. Os seus caminhos acabam por se cruzar, levando a uma relação doce mas conturbada enquanto ambos tentam vingar nas suas próprias carreiras e ter tempo um para o outro.
A história alterna entre o presente e o passado, pelos olhos da filha de Hee-do enquanto esta passa uma temporada na casa da avó e encontra o diário que a mãe escreveu em adolescente.
Twenty Five Twenty One é um grande favorito meu. Provavelmente vai fazer-te chorar em todos os episódios, mas também te encherá o coração de alegria e vontade de trabalhar para atingir os teus objectivos.
A história inclui um fantástico romance realista, mas a sua essência prende-se ainda mais com a relação da personagem principal com a sua rival e com a sua família, e os sacrifícios que esta terá de fazer pelo seu maior sonho.
As personagens e guião são dos melhores que já foram feitos, e sentirás um carinho muito especial por eles ao longo da série.
Um kdrama que te vai deixar emocionalmente esgotado no final, é certo, mas mais do que isso: inspirado! Perfeito também para os amantes dos anos 90 e da sua nostalgia, além de proporcionar um olhar mais próximo a um dos períodos mais difíceis para os habitantes da Coreia do Sul.
Racket Boys
Um rapaz da cidade é forçado a ir viver para o campo quando o pai recebe uma nova proposta de trabalho: reavivar uma equipa de badminton do liceu local, prestes a extinguir-se por falta de jogadores. Será que o novo treinador conseguirá trazer novamente glória à escola?
Se gostas da velha premissa de um grupo de adolescentes desajustados a trabalhar a finco para se tornar nos melhores com a ajuda de um mentor (filmes como Liga de Mulheres e Treinador Carter, por exemplo) então vais adorar Racket Boys.
Trata-se de um kdrama super divertido e excêntrico, mas com uma óptima mensagem e momentos muito comoventes que te vão fazer apreciar a amizade e o esforço colectivo. Cada personagem tem as suas peculiaridades e personalidades distintas que tornam a sua co-existência um autêntico caos hilariante.
O elenco inclui Tang Jung-sang, já nosso conhecido de Move to Heaven.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Navillera
Um rapaz de 23 anos e um sénior de 70 anos unem-se para se apoiarem no seu sonho comum de se tornarem bailarinos de ballet. Ultrapassando vários obstáculos no seu caminho mas nunca desistindo, ambos acabam por encontrar aquilo que sempre desejaram e forjar uma amizade incrível.
Kang Song continua no campo das borboletas (quem sabe a referência, deixe um comentário!) e volta a ter uma actuação espectacular neste kdrama que te fará chorar rios de lágrimas ao mesmo tempo que te abraçará como um cobertor quente no inverno. Park In-Hwan é igualmente maravilhoso num papel bastante desafiador tanto física como mentalmente, e ambos conseguem convencer o público que o laço que os une é real.
Num todo, Navillera é uma produção belíssima com uma premissa simples mas que capturará o teu coração no primeiro episódio. Traz um importante vislumbre da realidade da população sénior e como a idade consegue trazer imensos desafios sem estarmos à espera, pelo que não poderás ficar indiferente à história do Sr. Sim e a sua relação com a família e amigos.
Gostar de ballet não é um requisito para gostares deste título, mas certamente te ajudará a apreciar ainda mais os detalhes desta história.
Curiosidade: este kdrama é baseado no webtoon Like a Butterfly, que o próprio V dos BTS recomendou aos seus fãs!
Episódios: 12
Temporadas: 1
Dó Dó Sol Sol Lá Lá Sol
Uma rapariga nascida em berço de ouro vê-se, de repente, sem casa e sem dinheiro após a morte do pai, a sua única família. Optimista e cheia de determinação, ela decide arregaçar as mangas e tentar vingar pelos seus próprios meios, tirando partido dos únicos dotes que tem: a sua educação musical. Ao longo do caminho, faz amizade com um rapaz misterioso, um simpático médico e duas vizinhas muito intrometidas, ao mesmo tempo que tenta resgatar algum do seu passado…
Este título está bem no topo de kdramas irrealistas e com cenas bastante rebuscadas, mas que te farão passar um bom bocado quando precisares de um romance leve e divertido para te distraíres dos momentos menos agradáveis do dia-a-dia.
Se não tens paciência para protagonistas muito ingénuas, talvez seja difícil entrares neste drama; pessoalmente, achei que as suas qualidades (optimismo, preocupação com o próximo, resiliência, etc.) permitem apreciá-la enquanto pessoa – diria, até, tirar lições da sua conduta.
Para além de existirem razões para ser assim (ter crescido num ambiente muito protegido), esta tem um crescimento pessoal gradual ao longo da série muito satisfatório, pelo que recomendo dares uma oportunidade a Dó Dó Sol Sol Lá Lá Sol, especialmente se fores um amante de música!
Baseado no webtoon do mesmo nome.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Run On
Um atleta rico e uma tradutora pobre, um artista descontraído e uma empresária sociopata. Os quatro cruzam caminhos inesperadamente, partilhando amores e desavenças, ao mesmo tempo que descobrem que talvez não sejam assim tão diferentes e talvez, até, sejam bem mais compatíveis do que imaginavam.
Este kdrama é perfeito para aqueles que gostam de séries com um ritmo mais lento e foco não apenas no romance mas nas vidas quotidianas de pessoas normais como todos nós.
Run On explora as carreiras das personagens principais e o papel que estas desempenham nas suas vidas, mas também temas como hierarquia social, bullying e o mundo do trabalho. Repleto de momentos cómicos, românticos mas também dramáticos, vai certamente preencher todos os teus requisitos!
Cada personagem individual tem uma história pessoal rica e dinâmica e as suas relações interpessoais (tanto de amizade como românticas) tornam a visualização deste kdrama muito gratificante, especialmente para jovens na faixa etária dos 20 aos 30 que estejam ainda a lutar pelo seu lugar ao sol.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Start-Up
Dal-Mi e a irmã são separadas em criança quando os pais se divorciam: a primeira fica com o pai, um empreendedor, e a segunda com a mãe, uma dona de casa. O que ao início parecia um sonho tornado realidade depressa se torna um pesadelo quando o pai falece num atropelamento em pleno dia.
Já em adulta, Dal-Mi aspira seguir o sonho do pai e tornar-se no próximo Steve Jobs, mas neste momento precisa de 90 mil dólares para poder abrir a sua empresa. Esta desiste da universidade para poder trabalhar e ganhar algum dinheiro, enquanto segue o percurso da irmã, uma mulher de negócios que conseguiu mais oportunidades após a mãe ter casado com um homem rico.
Frustrada e rancorosa, não desiste dos seus objectivos e cruza caminho com o seu primeiro amor, o fundador de uma empresa tecnológica que já viu melhores dias.
Start-Up segue dois jovens a tentar obter sucesso no mercado de trabalho de Sandbox (equivalente à Sillicon Valley na Coreia do Sul). A ambição e tenacidade das personagens para atingir os seus sonhos perante as muitas adversidades por que passam vai inspirar-te a fundo e perceber que vale sempre a pena lutar por aquilo que queremos, independentemente das nossas condições actuais ou origem familiar, e mesmo que o nosso objectivo pareça impossível.
Prepara-te para uma autêntica montanha-russa emocional, onde te irás sentir feliz, triste, e frustrado, por vezes, mas também satisfeito quando tudo acaba por fazer sentido. A história por detrás de “Sandbox” é, ainda, especialmente interessante.
Num todo, Start-Up ensinar-te-á imensas lições sobre a vida, o mundo profissional e, mais importante, sobre o verdadeiro significado de ‘família’.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Record of Youth
Sa Hey-Jun (Park Bo-Gum) é um modelo popular e inteligente, que ambiciona tornar-se actor. Infelizmente, a vida não lhe tem proporcionado as melhores oportunidades e, vindo de um contexto humilde, a falta de conexões na indústria continua a impedir de obter o sucesso que deseja.
Já o seu melhor amigo, Won Hae-Hyo (Byeon Woo-Seok), tem o problema oposto: recebe tudo de mão-beijada devido à família que tem, o que o leva a questionar o quão realmente talentoso é e se merece o que alcançou até hoje.
Um dia, Hye-Jun conhece An Jeong-Ha (Park So-Dam), uma maquilhadora igualmente em busca do seu verdadeiro potencial, que lhe vai dar a força que precisa para, finalmente, ir atrás dos seus sonhos.
Record of Youth explora as ambições de três jovens com origens e vidas muito diferentes, unidos por uma forte amizade e, até, um triângulo amoroso.
Se fores um jovem adulto, é fácil relacionares-te com as personagens principais e os conflitos que as rodeiam: como navegar uma carreira profissional ao mesmo tempo que tentam manter o foco na família e amigos, alguns dos quais não os apoiam nas suas ambições e lutam a fundo para os convencer a desistir, lidando com as várias dificuldades que se vão colocando no seu caminho, tanto internas como externas, sem deixarem que isso afecte os seus objectivos.
Um kdrama um pouco mais lento e com menos “luzes cintilantes” do que estamos habituados para te fazer apreciar as coisas simples da vida que te trazem mais alegria.
Episódios: 16
Temporadas: 1
The Fabulous
Quatro amigos (Ji Woo-Min – um retocador freelancer, Pyo Ji-Eun – uma manager de relações públicas, Joseph – um designer talentoso, e Ye-Seon Ho – uma modelo sem papas na língua) com diferentes contextos de vida e ambições, são forçados a dar o seu melhor diariamente para singragrem nas suas carreiras e conseguirem manter a sua sanidade, ao mesmo tempo que navegam os seus sentimentos e relações interpessoais numa indústria imperdoável.
The Fabulous é o kdrama perfeito para os amantes do mundo da moda e dos influencers. Não só mergulharás a fundo neste ramo caótico e sem um minuto de descanso, cheio de luxo, glamour e roupas estonteantes, como também conhecerás personagens marcantes como a neurótica chefe de Ji-Eun, CEO Oh, e a estilista Hong Ji Sun, a adorável mãe sempre apoiante de Joseph, Jang Ok-jin, e a sua prestável assistente, Esther, sem falar no excêntrico Henry Thierry que leva a taça de melhores momentos de comédia na série.
O foco na amizade é, sem dúvida, um dos grandes pontos altos deste curto kdrama, que facilmente se tornou na minha parte favorita. Também a sua perspectiva optimista e positiva de uma indústria habitualmente tóxica, me surpreendeu, e ajudou a destacar-se das demais séries sobre o tema.
As peripécias amorosas são muitas e variadas, e as trapaceiras profissionais ainda mais, pelo que em apenas oito episódios terás imenso com que te entreter! Se estás à procura de algo leve e divertido, então esta é uma óptima opção.
Episódios: 8
Temporadas: 1
Como Flores na Areia
Kim Baek Doo (Jang Dong Yoon) é o filho mais novo de uma prestigiada família de lutadores de ssireum, um desporto tradicional de luta coreana, e membro da equipa do Gabinete do Condado de Geosan. Reconhecido como um génio do ssireum no passado, hoje em dia parece ter perdido a sua chama e está a considerar retirar-se do desporto por completo.
Um dia, Baek Doo reencontra a sua amiga de infância com a qual cresceu, Oh Du Sik (Lee Joo Myung), apesar de a mesma se recusar a admitir a sua verdadeira identidade. Agora com o nome de Oh Yoo Kyung e irreconhecível pelo resto da cidade, esta começa a trabalhar como directora da sua equipa de ssireum, que está à beira de ser dissolvida, e é aqui que Baek Doo tem um ponto de viragem na sua vida, recebendo o empurrão que precisava para continuar a sua carreira.
Quando se é um prodígio, a queda do pedestal é ainda mais dolorosa, mas não menos um motivo para continuar a tentar. É essa a mensagem que Como Flores na Areia pretende passar para o espectador, com uma história de perda e redenção, de esforço e dedicação, mas também de introspecção e aceitação.
Se gostas de contos sobre perdedores que torces para que dêem a volta por cima, centrado num cenário rústico e cheio de encanto, com personagens caricatas e fáceis de nos rendermos, além de um whodunnit e um pouco de romance atirados à mistura, então este kdrama vai, de certeza, encher-te as medidas.
Apesar de ter um ritmo um pouco mais lento que outros, nunca se torna aborrecido e desperta um certo sentimento de nostalgia. Se tens o ouvido treinado para o coreano, também vais gostar dos sotaques de campo dos personagens, o que achei ser um toque muito querido e me fez lembrar Hometown Cha-Cha-Cha em vários aspectos.
Episódios: 12
Temporadas: 1
King the Land
O herdeiro Goo Won (Lee Jun Ho) odeia sorrisos falsos. Já a hoteleira Cheon Sa Rang (Im Yoon Ah) domina os sorrisos do Grupo King, um dos maiores impérios do país. Quando se conhecem, as suas personalidades opostas levam a que faíscas saltem entre si (e não no bom sentido). Mas ambos têm algo em comum: o desejo de prestar o melhor serviço aos clientes do hotel King the Land. À medida que vão passando tempo juntos e se conhecendo melhor, não só começam a respeitar-se mutuamente devido ao seu profissionalismo e dedicação ao trabalho, como também começam a reconhecer que talvez não sejam assim tão maus um para o outro…
King the Land é um kdrama realmente fofo e divertido, passado quase na integridade dentro do hotel onde as personagens trabalham e onde podemos seguir o seu dia-a-dia, pontuado por colegas trapaçeiros, hóspedes mal-educados, emergências de ficar com os nervos à flor da pele quando algo corre mal, mas muita alegria quando os seus esforços são reconhecidos.
Penso que a série fez um excelente trabalho em equilibrar o realismo da indústria da hotelaria de luxo com a história de conto de fadas a que os kdramas de romance já nos habituaram, criando um título fácil de digerir sem nunca nos aborrecermos.
Todas as personagens são incrivelmente encantadoras, com um grande desenvolvimento registado, principalmente, no Goo Won, os momentos de comédia são q.b. e misturam-se harmoniosamente com a restante história que, em si, é agradável de se seguir mas, ao mesmo tempo, sabe incluir temas de cariz mais sóbrio.
Episódios: 16
Temporadas: 1
Espreita mais guias de kdramas aqui.