Homem-Aranha: Sem Volta a Casa | Curiosidades e detalhes do novo trailer

O dia chegou e nesta quarta-feira finalmente foi lançado o novo trailer de Homem-Aranha: Sem Volta a Casa, o terceiro filme solo do personagem que tem sido interpretado atualmente por Tom Holland no MCU desde a sua primeira aparição em Capitão América: Guerra Civil de 2016.

Este filme tem sido alvo de um verdadeiro fenómeno na Internet desde que começou a ter as primeiras confirmações de elenco na qual começou a fermentar a ideia que teríamos um filme focado no Multiverso do Homem-Aranha. Com uma diferença de alguns meses antes dos lançamentos de séries como WandaVision, Loki e What If que no fundo vieram, uns mais que outros, apalpar o terreno para o Multiverso da Marvel, muitos rumores e especulações foram surgindo e uma expectativa enorme foi sendo criada para este filme em particular (um bocado perigosa a meu ver até).

Com isto, o novo trailer dá-nos uma ideia maior do que esperar e entrega alguns regressos já anteriormente confirmados tanto da Trilogia Original (2002-2007) como da Saga O Fantástico Homem-Aranha (2012-2014) ambos da Sony.

AVISO DE SPOILERS: Se não viste os filmes que mencionei atrás do Homem-aranha.

De seguida vou começar com algumas curiosidades e detalhes interessantes do novo trailer e do próprio filme, mas não me irei debruçar em teorias da conspiração e rumores exagerados que têm sido constantemente criados há meses.

1 – As inspirações para a trama do filme

Spider-Man-One-More-Day-1-e1608235032534-1  

Com o final do segundo filme há dois anos atrás, mostrando que Mysterio tinha uma “última” carta na manga ao revelar através do Daily Bugle a verdadeira identidade do Homem-Aranha ao mundo inteiro deixando Peter completamente exposto, o novo filme vai começar nesse preciso ponto.

Um dos arcos de história dos Comics dividido em quatro partes (e até das mais controversas do herói) pega em alguns elementos que acabam por servir de inspiração, apesar de claro ser bem diferente do que já foi mostrado aqui para o filme.

Em One More Day, após Tia May levar um tiro a mando de Kingpin depois da identidade de Peter ter sido revelada nos acontecimentos da saga de Civil War, este procura ajuda para salvar a sua tia que se encontra neste momento em coma.

Depara-se então com nada mais nada menos que Mephisto (o diabo da Marvel), na qual este propõe um acordo em salvar a vida da Tia May em troca de apagar da existência o seu casamento com Mary Jane.

Mephisto-Spider-man-1  

É curioso mencionar o Mephisto tendo em conta toda a especulação ao longo da série de WandaVision este ano de que ele iria aparecer dado certos contextos e pistas que pareciam remeter a ele (algumas até bem provocatórias) sendo que é justamente ele um dos grandes destaques neste arco de One More Day de forma bem significativa.

Há ainda mais duas histórias dos Comics que têm alguns elementos que igualmente inspiram Homem Aranha: Sem Volta a Casa que são One Moment in Time, uma sequela directa de One More Day lançada em 2010 e ainda Happy Birthday de 2003.

Em One Moment in Time há um desenvolvimento maior nas implicâncias do contrato feito e em relação a Mary Jane, e Peter recorre ao Doutor Estranho para que este possa fazer um feitiço que faça toda a gente esquecer da verdadeira identidade do Homem Aranha tal e qual como nos trailers do novo filme.

Em Happy Birthday lançado muito antes das duas histórias mencionadas, Peter acidentalmente interrompe um feitiço que Estranho estava a conjugar para banir Dormammu da terra levando isso a uma união dos dois para resolver a situação que acaba por afectar o espaço-tempo.

2 – Os tentáculos de Doutor Octopus

Doc-Ock  

Doc Ock está de volta. O vilão que teve destaque na trilogia original em Homem-Aranha 2 de 2004 (considerado até hoje não só como o melhor filme do herói, mas também um dos melhores de super-heróis) regressa após 17 anos.

Confirmado aqui que será o mesmo do universo de Tobey Maguire já há algum tempo, o novo trailer apresenta um detalhe chamativo em que é possível notar um tom avermelhado ao longo dos quatro tentáculos de Otto Octavious algo que nem no Teaser Trailer de Agosto nem no próprio filme original do Homem-Aranha 2 aparecia.

Um upgrade no seu visual? Ou parte da nanotecnologia de Tony Stark ou do fato do Iron Suit absorvidos de alguma forma?

3 – O microship de Octopus

Aqui vamos para um dos pontos mais importantes e que pode ajudar na possível explicação das ações de Doc Ock neste filme, pois em certos momentos do trailer vemos o mesmo a lutar contra Peter mas também numa possível base conversando com Peter, Doutor Estranho, MJ e Ned.
Relembrando o final belíssimo com o seu sacrifício e redenção de personagem em Homem-Aranha 2, o regresso supostamente dos mortos levanta muitas questões com algum receio de retcon desse filme. Será ele enviado para este universo do MCU em algum momento específico ou depois do filme de Sam Raimi?

O próprio trailer parece mostrar que Doc fará ambos os lados de vilão e mentor o que condiz com a sua caracterização em 2004 de um cientista que perdeu tudo no sonho e projecto da sua vida, mas que se redime no final.

Lê mais:  Guardiões da Galáxia: Especial Boas Festas| Análise

Com isto reparei no trailer que durante as cenas em que o mesmo está a conversar com os protagonistas, os seus tentáculos permanecem fechados sem que seja possível ver se a luz no centro está vermelha ou clara.

spider-man-2-doctor-octopus-tentacles-1  
Cena de Homem-Aranha 2 (2004) em que Otto tem o controlo dos tentáculos

Em Homem-Aranha 2, Otto ao construir os braços mecânicos para o seu projeto de um Sol artificial instala um microship no seu pescoço para que ao controla-los com a sua mente possa ter o domínio sob eles tendo em conta acabarem por ser uma inteligência artificial criada usada por funções cerebrais. Com o microship inserido, os tentáculos são controlados sem problema, mas após o acidente em que o mesmo é destruído, eles não só ficam com uma luz vermelha no centro de cada como acabam por influenciar e corromper a mente de Otto tornando-o no vilão.

Visto a cor do centro deles ser importante e acaba por identificar o estado de Otto creio que vai ser um detalhe que vai influenciar a maneira como o personagem vai ser desenvolvido ao longo do novo filme já que o trailer dá claramente a ideia que ele vai ajudar Peter e Estranho a partir de certo momento.

Numa última nota, a fala de Otto “You’re not Peter Parker” não só faz uma referência ao Homem-Aranha de Tobey Maguire como naquilo que parece ser o primeiro embate contra Tom Holland mostra os tentáculos com o tom vermelho no centro que provavelmente é o mesmo ainda a processar tudo o que lhe está a acontecer com os mesmos a influencia-lo.

4 – A caixa misteriosa

The-Box  

No primeiro trailer lançado em Agosto, Doutor Estranho aplica o mesmo golpe que a A Anciã fez a Hulk em Vingadores: Endgame ao puxar para fora a projeção astral de Peter Parker e que já tínhamos visto a mesma técnica a ser usada no primeiro filme do Doutor Estranho.

Essa cena volta aparecer no novo trailer de forma estendida sugerindo que vai haver conflito de ideias entre os dois e toda a sequência está à volta de uma caixa que Peter tenta levar à força sem consentimento do Mestre das Artes Místicas.

A caixa em si não parece ser alguma referência aos Comics mas o curioso é que está marcada com o selo de Vishanti, o mesmo símbolo que é visto nos Santuários (Sanctum Sanctorum em inglês) como no Livro de Vishanti que serve para proteger a invasão de forças sobrenaturais.

Box-imagem-2-1  

Não há muito mais que se possa especular sobre isto mas considerando que o multiverso/aranhaverso vai estar à solta e vai afetar o espaço-tempo, e o Selo de Vishanti automaticamente acaba por ter conexões não só com a Jóia do Tempo mas com o Olho de Agamotto provavelmente está tudo relacionado para desfazer toda a situação causada.

A projeção astral em Peter pode ser uma forma de tentar assegurar que o herói  não mexe em artefactos perigosos e poderosos visto que muitos deles se encontram no Santuário.

5 – Jamie Foxx de volta como Electro

nhw-still-116-1  

Jamie Foxx para surpresa de toda a gente foi uma das primeiras confirmações no elenco de Homem-Aranha: Sem Volta a Casa e foi também revelado que desta vez não seria azul como a sua versão em 2014 do filme O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro. Não há uma confirmação concreta se estamos perante a mesma versão desse filme ou se efetivamente é de um outro universo alternativo contudo é uma ótima oportunidade para Jamie Foxx reinventar e melhorar o seu personagem que não foi muito bem recebido em 2014 em termos de qualidade e escrita.

Aqui o prometido foi cumprido, e tivemos direito finalmente às primeiras imagens oficiais do novo look de Electro completamente renovado.

6 – Doctor Octopus vs Electro?

Sem-Titulo-3  

Voltando uma última vez a fazer referência ao Doc Ock, um segmento do trailer mostra o que aparenta ser um ataque de Electro contra o mesmo. Apesar de ser uma cena muito rápida, tendo em conta aquilo que eu já disse do personagem para trás tudo indica que o cientista vai mesmo ajudar os heróis em determinado momento.

7 – “Peter, you are struggling to have everything you want, while the world tries to make you choose.”

A meio do trailer ouvimos um monólogo em voz off proferido por nada mais nada menos que o icónico William Dafoe novamente como Green Goblin. O ator fez o papel de Norman Osborn/Green Goblin na trilogia original do Homem-Aranha de Tobey Maguire de forma fantástica e desde o primeiro trailer que aparecia uma das suas granadas e um riso maléfico, não havia dúvidas de quem se tratava.

Lê mais:  Guardiões da Galáxia: Volume 3 | Trailer revelado na Comic-Con Experience 2022

Uma coisa é certa, Peter Parker não vai ter a vida facilitada e tenho um pressentimento grande que Norman Osborn vai ter o papel principal nesta caça dos vilões do Aranhaverso.

8 – Green Goblin ou Hobgoblin?

Green-goblin-hob-goblin  

Considerem esta apenas como uma especulação para não levar muito asério para já, até porque saíram fotos nas redes sociais de um suposto uniforme do Green Goblin sem capacete.
Podemos ver no trailer alguém no planador do vilão e alguns dos seus gadgets utilizados da trilogia original, a cena é muito rápida sendo que não dá para perceber ao certo se se trata de Norman Osborn sem o capacete ou não.

Uma curiosidade em relação aos Comics é que Ned já chegou a ser o HobGoblin (em tradução, o Duende Macabro), numa espécie de lavagem cerebral e o mesmo também morre numa das histórias. O trailer dá um feel sombrio que o Homem-Aranha não pode proteger toda a gente e isso talvez pode acartar em algumas perdas pessoais para o herói e tendo em conta que o ator do Ned andou num processo de perder peso.

5d923f0a6f24eb487e42c157-1  

Uma hipótese que pode já ser descartada de longe, era num possível regresso efetivamente de Harry Osborn do James Franco (da trilogia original). Apesar de que seria interessante ver um reencontro entre pai e filho (sabe-se lá como sendo que Harry também morreu em Homem-Aranha 3 de 2007), o ator está envolvido em alguns escândalos recentes que de momento têm afetado tanto a sua vida pessoal como profissional.

9 – Monumento do Capitão América

escudo  

Mesmo depois da sua despedida em Vingadores: Endgame, Steve Rogers não tem sido esquecido durante esta Fase 4 do MCU principalmente na série do Falcão e o Soldado do Inverno.

No que parece ser o local onde vai decorrer a batalha final do filme, um monumento está a ser construído com direito a um escudo enorme em homenagem ao primeiro Vingador e que mais tarde vemos a cair no meio da ação toda.

10 – Electro, Homem Areia e Lagarto

spider-man-no-way-home-villains-1  

Nos últimos momentos do trailer, temos aquela que para mim foi uma das frames mais bonitas e que será certamente interessante num ecrã de sala IMAX.

À esquerda e à direita temos Electro e o regresso também confirmado do Lagarto, ambos vilões da Saga dos dois filmes do O Fantástico Homem-Aranha da versão do Andrew Garfield. E no centro temos Homem-Areia do terceiro filme da trilogia original da versão de Toby Maguire.

Ao todo contamos para já com cinco vilões (Doc Ock está misto mas estou a contar com ele aqui) faltando assim um membro para formar a equipa do Sexteto Sinistro isto se sempre ficar completa até ao fim de Sem Volta a Casa.

Contudo continuam muitas perguntas no ar tal como a justificação para personagens como Green Goblin, Doc Ock, Electro estarem vivos tendo em conta os seus desfechos nos filmes anteriores. Já o Lagarto e o Homem-Areia que em certa maneira tiveram a sua redenção em ambos os filmes dos seus diferentes universos fica por saber as suas motivações contra Peter Parker ainda para mais a versão de Tom Holland que eles nunca conheceram.

11- Queda de MJ

MJ  

Numa clara referência ao icónico mas triste momento tanto dos Comics como do filme O Fantástico Homem-Aranha 2 da queda e morte de Gwen Stacy, esta cena remete a que o mesmo pode acontecer à MJ de Zendaya. O que reforça ainda mais a ideia de que este filme poderá ter consequências reais para a vida de Peter Parker e que ele não irá conseguir proteger todas as pessoas que ama.

12 – Multiverso em pleno

strange-no-way-home  

No último momento do trailer final após aparecer o título do filme, a situação parece complicada e ao mesmo tempo que alguns feixes de luz que relembram alguns do último episódio da série de Loki relacionados igualmente com o Multiverso começam a surgir, Doutor Estranho avisa no plural que algo está a chegar e que não consegue impedi-los.

Mais vilões? Os Homem-Aranhas de Tobey Maguire e Andrew Garfield mesmo que ainda seja apenas rumores? Em Dezembro tudo será revelado.

13 – Marvel Studios a fazer das suas?

ponto-13  

Numa última curiosidade, a versão brasileira do novo trailer tem um pormenor que tem sido motivo de tema pelos fãs e pela internet. No momento mostrado em que Tom Holland enfrenta Electro, Homem Areia e Lagarto no que parece ser o local onde vai decorrer a batalha final, é possível ver Lagarto a levar um golpe do ar sem nada contra ele ao contrário da maioria das versões deste trailer que foram lançadas.

Não seria a primeira vez que a Marvel Studios faria umas pequenas edições em trailers para que depois no produto final houvesse adições ou modificações tudo como uma estratégia de marketing mas daqui a um mês iremos desvendar tudo isto.

Cinéfilo, gamer, cosplayer e ainda adorador de praia, piscina e tudo o que envolva água, e cenas aquáticas ao mesmo tempo que é um louco por Studios Ghibli desde gaiato. Pretende um dia voltar a pegar numa prancha de Bodyboard e recordar outros tempos de preferência sem tubarões do Spielberg pelo mar.