No fim-de-semana do 14 e 15 de outubro, realizou-se novamente no Porto uma edição da IberAnime, o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal. Tendo estado presente no dia 15 de outubro, posso dizer já de antemão que esta foi a minha primeira experiência neste evento, logo não farei nenhuma comparação com qualquer uma das edições dos anos anteriores, e irei aqui conter apenas a minha opinião sobre a edição deste ano, os seus pontos positivos e pontos a melhorar.

Em primeiro lugar, mal entrei na Exponor, fui logo bem recebido pela Tori Gate insuflável gigante, que dava introdução não só ao evento, mas à grande ala dos artistas. Nesta parte do IberAnime, os mesmos mostravam as suas criações, desde pulseiras a t-shirts, pins ou stickers, cada uma delas com o seu próprio tema, e cada uma delas com o estilo de cada um dos artistas, o que dava personalidade a esta área, que acabou por se revelar uma das minhas favoritas de todo o evento.

Seguidamente, entrei numa das maiores áreas do evento, que dava lugar às maiores lojas de manga, figuras de anime e merchandising de todo o tipo. Havia um bocadinho de tudo para todos os gostos, excetuando Mystery Bags de Genshin Impact, que já tinham esgotado logo antes de eu ter chegado. Apesar de muitas das lojas terem aproveitado este evento para subir exponencialmente os preços dos seus produtos, consegui na mesma encontrar lojas a vender manga e figuras originais a um bom preço, o que acabou comigo a sair de lá com a carteira mais vazia.

Além de todos os concursos e excelentes workshops, tais como o concurso de Jojo Pose e os workshops de criação de manga e maquilhagem facial para cinema, uma das bancas com mais atividade durante o dia foi a da Nintendo Portugal, que além de ter consolas Nintendo Switch disponíveis para os jogadores experimentarem jogos recentes, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, teve também um olhar antecipado ao novo Super Mario Bros. Wonder, que ainda não havia lançado. Durante todo o dia, os jogadores tiveram a oportunidade de o experimentar, também.

Além disso, a PlayStation Portugal teve também a sua banca repleta de consolas PS5 disponíveis para os jogadores experimentarem Gran Turismo 7, um dos exclusivos da consola. Repletas pela Exponor, havia também consolas arcade, onde os jogadores podiam jogar gratuitamente clássicos como PacMan, Metal Slug e Guitar Hero, onde havia uma fila aparentemente interminável.

Na área dos manga, além das lojas a vender livros não só portugueses, como de todo o mundo, pude encontrar a banca da Editora Devir, que apresentava ao público os seus novos volumes: Monster Vol.1, de Naoki Urasawa, e Kaiju nº. 8, de Naoya Matsumoto (cujas análises serão publicadas aqui no site muito, muito brevemente…). Além disso, a Devir apresentava-se também nos jogos de tabuleiro, com diversas mesas disponíveis para a experimentação de vários jogos, tais como Carcassonne ou Catan.

Finalmente, aconteceram os 2 concertos principais do dia, que para muitos foram a highlight do evento. Estiveram então presentes Yuko Harada, cantora famosa pela interpretação acústica de covers de músicas de famosos animes, e finalmente, Hiroshi Kitadani, mundialmente reconhecido pela criação de diversas aberturas de One Piece, incluindo a primeira de todas, We Are! Apesar de chover na rua, sentiu-se realmente o calor humano presente na Exponor no momento em que Hiroshi subiu ao palco: aquela foi, sem qualquer dúvida, a highlight da edição da Iberanime deste ano!

Apesar de ter sido a minha primeira vez neste evento, senti-me quase como “em casa”, rodeado que pessoas que partilham o mesmo gosto por cultura japonesa, nomeadamente anime e manga, como eu. Assim, termino este artigo expectante que, para o ano, consiga estar presente na próxima edição da Iberanime!