Jogos do Mês | Edição de dezembro de 2021

Dezembro passou finalmente, na promessa de um novo ano que chega e nos traz mais títulos e melhores jogos para os jogadores. No entanto, antes de fecharmos a porta de 2021, vamos espreitar e recordar aqueles títulos que se destacam no último mês do ano, e que entre grandes estreias cinematográficas e Halo Infinite, podem ter escapado à malta. Vem conhecer os 10 melhores jogos de dezembro de 2021.

Halo Infinite

Dos jogos mais aguardados de 2020 e 2021, Halo Infinite está finalmente nas mãos dos jogadores! A 343 Industries traz-nos uma nova instalação da única coisa que sabe fazer: Halo. E bem! O Master Chief regressa com um capacete e umas orelhas de gato muito fofinhas para a malta do modo multiplayer, mas para quem é mais de aventuras a solo, temos todo um novo e profundo capítulo de história à nossa espera. 

A nossa aventura dá continuação à saga principal de Halo, sendo este o sexto título desta série, que continua o arco de Halo 5: Guardians. Aqui podes explorar em mundo aberto o Zeta Halo, e lutar contra os Banished, ao passo que o Master Chief desembrulha mais mistérios e revelações que nos preparam para o futuro da saga.

Já no modo multiplayer, encontramos todos os modos de jogo mais familiares da saga, mas também novidades, como a adição do Big Team Battle, onde podes participar em batalhas 12v12.

O modo campanha de Halo Infinite teve o seu lançamento a 8 de dezembro para Xbox One, Xbox Series X|S e na Steam para PC.

Big Brain Academy: Brain vs. Brain

Vamos por essa massa cinzenta a funcionar? Big Brain Academy: Brain vs. Brain traz-te uma panóplia de desafios para desenvolveres as capacidades do teu cérebro, tanto a nível de raciocínio, como de memória, entre outras vertentes que podes explorar no modo a solo. 

Desafia também a tua família e amigos para decidirem quem é o cérebro da casa, com o modo multiplayer para até 4 jogadores. Se quiseres ainda aumentar mais a fasquia, podes competir com vizinhos e outros jogadores no modo Ghost Clash, onde rivalizas com os dados recolhidos pela Big Brain Academy: Brain vs. Brain sobre o intelecto dessas pessoas.

Pões o teu cérebro à prova com Big Brain Academy: Brain vs. Brain lançado a 3 de dezembro em exclusivo para a Nintendo Switch.

Final Fantasy XIV: Endwalker

Dois anos após a expansão Shadowbringers, eis que chega Endwalker a Final Fantasy XIV! Ergue-te na luta contra o Garlean Empire e testemunha o desfecho deste arco Hydaelyn–Zodiark na história de FFXIV.

Agora podes evoluir a tua personagem até nível 90 e descobrir novas àreas do mapa, bem como duas novas classes de personagens, o Reaper mais focado para luta melee, e o Sage mais focado em cura e magia.

Com Endwalker surge também o sistema Island Sanctuary, onde podes descansar, aproveitar a vida, relaxar e tirar uma pausa da competição que é o multiplayer e divertires-te na tua própria ilha privada a interagir com os diversos animais que lá habitam.

Endwalker é uma caixinha de surpresas que se abriu a 7 de dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5 e na Steam para PC, MacOS e Linux.

Assassin’s Creed’s Crossover Stories

Dezembro trouxe novidades para Assassin’s Creed Valhalla e Assassin’s Creed Odyssey! Assassin’s Creed’s Crossover Stories traz duas novas e ricas aventuras para os jogadores explorarem, nos papeis das personagens que tão bem já conhecem. Neste capítulo totalmente gratuito para quem já tiver um destes jogos, Kassandra / Alexios confortam-se com Eivor, no primeiro evento onde personagens de diferentes títulos da franquia culminam numa só aventura.

Lê mais:  The Addams Family: Mansion Mayhem | Análise

Assassin’s Creed’s Crossover Stories saiu a 14 de dezembro, sendo disponibilizado gratuitamente nos respetivos jogos base.

The Gunk

É hora de sujarmos as mãos para salvarmos o planeta! The Gunk é um jogo de plataformas e de acção onde conhecemos Rani e Beck, um duo de exploradores espaciais que atravessam uma fase difícil nas suas carreiras. Passando por grandes dificuldades para sobreviverem, o duo depara-se com um planeta alienígena, que parece guardar alguns tesouros valiosos. 

Infelizmente, toda a vida selvagem deste planeta está a ser consumida aos poucos pela Gunk, uma substância escura e gelatinosa que corrompe tudo o que toca. Rani no entanto não será capaz de ficar apenas a observar o desfecho de todo este ecossistema, e vai tentar restituir a vida que tanto urge por prosperar em cada bioma que visita. 

Assim como Rani, deixa-te maravilhar pelas camadas vibrantes desta aventura, desenvolvida pela Image & Form e publicada pela Thunderful Publishing.  

The Gunk foi lançado a 16 de dezembro para Xbox One, Xbox Series X|S e Steam para PC.

Five Nights at Freddy’s Breach Security

Eles andam aí… Nunca antes tivemos de esperar tanto tempo por uma nova instalação na franquia de FNAF mas eis que o dia, ou melhor, a noite, chegou! Five Nights at Freddy’s Breach Security é uma novidade refrescante na franquia de FNAF, que nos é trazida pela Steel Wool Studios e publicada, como não podia deixar de ser, pela ScottGames de Scott Cawthon

Scott Cawthon, criador e developer de grande parte das 13 instalações da franquia e de uma das mais apaixonantes comunidades de jogadores, já anunciou a sua reforma do leme dos próximos projectos que envolvam FNAF. Em boa verdade, Breach Security é todo um jogo cheio de novas roupagens e conceitos nunca antes introduzidos na franquia, pelo que estamos mesmo perante um ponto de grandes reviravoltas.

Breach Security passa-se após os eventos de Help Wanted, e pela primeira vez nos 13 jogos da franquia, não nos encontramos a supervisionar uma pizzaria, mas sim um centro comercial. Também a parte de Five Night’s é deixada de parte, sendo que os eventos de BS se desenvolvem numa só noite.

Breach Security traz-nos também o muito aguardado (e temido) Free Roam dos animatronics que agora se deslocam por toda a parte. A passear por estes corredores, iremos também encontrar o retorno de Vanny, corrompida de alguma forma por um certo purple guy de que nunca nos poderemos esquecer.  O teu desafio é então sobreviveres a uma noite neste shopping, dado que a tua personagem é apenas uma criança chamada Gregory, e que ao longo desta aventura irás ter missões a completar em vários locais.

Five Nights at Freddy’s Breach Security foi lançado a 16 de dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5 e Steam para PC.

White Shadows

Se és fã da saga de Little Nightmares, és capaz de gostar deste jogo de plataformas e puzzles. Desenvolvido pela Monokel e publicado pela Thunderful Publishing, White Shadows trata-se de um jogo em estilo cinemático e totalmente monocromático onde conhecemos a Menina Corvo.

Ajuda-a a fugir de uma cidade dominada pelas máquinas e pela violência e opressão das classes sociais. Uma sociedade onde a elite controla a população através de mentiras e fachadas de que o entretenimento é palco e teatro. Com um grande foque artístico para a arquitetura, atreve-te a aventurar neste mundo sombrio e incolor, enquanto tentas passar despercebido na tua busca pela liberdade.

Lê mais:  Outbreak: Shades of Horror | Regresso às raízes do Survival Horror

White Shadows foi lançado a 7 de dezembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, e Steam para PC.

Chorus

A Fishlabs largou finalmente os ports de Saints Row para a Nintendo Switch e estreia-se agora no seu primeiro videojogo original totalmente desenvolvido para as consolas caseiras. Publicado pela Deep Silver, Chorus traz-nos combate espacial onde podes carregar sobre os inimigos, a bordo da tua nave espacial. 

Equipada com canhões laser, metralhadoras, e mísseis, a Forsaken pode ser modificada a teu gosto. A bordo da nave explora também um universo aberto, completa missões e explora templos de civilizações antigas para receberes recompensas e novas habilidades. 

Ajuda a Nara explorar todos os templos e a derrotar o culto do Circle que ameaça dominar todo o universo.

Chorus chegou a 3 de dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Amazon Luna, Google Stadia e Steam para PC.

After the Fall

A Vertigo Games tem mais um jogo para conquistar os espaços de gaming nos eventos do género que bem que já temos saudades. Desenvolvido pelos criadores de Arizona Sunshine, chegou agora After the Fall também para plataformas VR.

Regressa a um cenário pós-apocalíptico onde re-descobres a cidade de Los Angeles coberta de gelo, e infestada de zombies mutantes que tens de matar a torto e a direito se quiseres sobreviver. Segue a solo ou junta-te a mais três jogadores e rebenta com hordas de zombies através do melhorado sistema de combate e diversificado arsenal de After the Fall

O jogo saiu a 9 de dezembro para as lojas Steam e Oculus.

Solar Ash

Alguma vez quiseste explorar o interior de um buraco negro? Mas é claro que sim, afinal de contas somos seres humanos bastante curiosos. Pois bem, Solar Ash dá-te precisamente essa experiência dentro do Ultravoid, onde jogas como Rei, uma voidrunner. 

Desenvolvido pela Heart Machine e publicado pela Annapurna Interactive, atreve-te a explorar ambientes alucinantes com cores néon, onde te esperam obstáculos e inimigos, ao passo que ajudas Rei a salvar o seu planeta.

Solar Ash saiu a 2 de dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5 e na Epic Games para PC.

Menções Honrosas

Heavenly Bodies

E por falar em buracos negros, Heavenly Bodies atira-te para o espaço num jogo mais focado na física dos objectos e do movimento em gravidade 0. Desenvolvido e publicado pela 2pt Interactive, aqui exploras o desafio de vestir o teu fato de cosmonauta e sobreviveres no complexo mundo da exploração espacial.

Como cosmonauta, a solo ou em co-op, abraça a nobre missão que tens em mãos pela ciência e pelo futuro da Humanidade, e vem operar telescópios espaciais, paineis solares, e pesquisar o cosmos da botânica através de complexos e intrincados puzzles.

Heavenly Bodies saiu a 7 de dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5, e Steam para PC.

The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

Não sendo um jogo mas sim a 1ª demo jogável em que podemos explorar as capacidades do novo e melhorado motor de jogo Unreal Engine 5, The Matrix Awakens deu que falar pelo realismo dos seus gráficos, bem como pelos sistemas de inteligência artificial e de mesh que compõem e povoam este mapa aberto. Tudo culmina num mundo bastante polido e complexo, que podes explorar e atestar o futuro das próximas gerações de videojogos.

The Matrix Awakens saiu a 9 de dezembro para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.