Jogos do Mês | Edição de Novembro de 2021

Estamos a entrar já em época de Natal e por isso começamos a olhar para o calendário e ponderar quais os jogos que dariam umas excelentes prendinhas para amigos e familiares. Para isso poderás ver todos os tops que fazemos mensalmente na nossa rúbrica Jogos do Mês onde só entram as melhores e mais marcantes aventuras deste ano. Para além disso também é de mencionar que podes acompanhar as nossas sugestões diárias nas redes sociais, com 1 jogo e 1 filme por dia para celebrar esta época natalícia! Mas agora sem mais demoras, vamos ver quais os títulos que se destacaram em novembro e talvez haja algum em especial que te salte mais à vista!

Forza Horizon 5

O videojogo que é o rei dos festivais de corridas de carros, chegou a toda a velocidade em novembro! Desenvolvido pela Playground Games e publicado pela Xbox Game Studios, Forza Horizon 5 celebra o melhor que os motorizados de 4 rodas nos têm a oferecer, na primeira entrada da saga na nova geração de consolas Xbox com tecnologia ray tracing

Quebrando meta após meta, Forza Horizon 5 celebrou o marco de ter chegado a mais de 1 Milhão de jogadores, ainda antes de ter sequer saído oficialmente. O mesmo chegou a mais de 10 Milhões de jogadores só na sua 1ª semana de lançamento, e tornou-se assim no título com o melhor lançamento de sempre para um jogo da Xbox Games Studios!

Com um mapa 50% maior que o de Forza Horizon 4, e inspirado no México, este é imenso e o maior alguma vez construído em toda a saga de Forza Horizon. Com 11 biomas, o regresso das estações do ano, e um novo sistema meteorológico que afecta diferentes localizações, difícil mesmo vai ser te aborreceres das paisagens maravilhosas que o jogo tem para oferecer. 

Com este novo título, chega um novo modo de jogo. Horizon Arcade, traz-nos vários mini-jogos para competidores em multi-player.

Forza Horizon 5 chegou a 9 de novembro para Xbox One, Xbox Series X|S e para PC.


Pokémon Brilliant Diamond / Shining Pearl

Num ano de grandes comemorações do 25º Aniversário da franquia de Pokémon, chega-nos um apaixonante remake dos títulos Pokémon Diamond / Pearl lançados em 2006 para a Nintendo DS. Desenvolvido pela ILCA e publicado pela Nintendo e Pokémon Company, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl convidam-te a regressar a Sinnoh.

Querendo manter-se fiel ao visual nostálgico da saga Pokémon, a ILCA decidiu dar-nos uma nova roupagem no design das personagens que agora tem um aspecto chibi. Contudo, já nas batalhas podemos apreciar os visuais melhorados, tal como já conhecemos nos jogos de Pokémon mais recentes da Nintendo Switch.

Para além da história original das versões de 2006 podes contar ainda com alguns extras de jogo, como é o caso da Grand Underground que agora está mais rica em caminhos secretos e bases secretas, ou então para os entusiastas de Pokémon Lendários, temos agora a oportunidade de visitar a nova área Ramanas Park e descobrir Pokémon Lendários de outras versões de Pokémon possíveis de capturar!

Estás pronto para reviver a aventura de à 15 anos atrás? Então embarca novamente nesta jornada! Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl saíram no dia 19 de Novembro em exclusivo para a família de consolas Nintendo Switch.


Shin Megami Tensei V

Novembro reservou-nos uma das mais aguardadas entradas para os fãs da ATLUS. Conhecida pela sua franquia de Shin Megami Tensei e Persona, a ATLUS traz-nos agora o 5º título da série central de Shin Megami Tensei

Rumores de avistamentos de demónios, chegaram aos ouvidos do nosso personagem, um jovem estudante que vive o seu dia-a-dia num mundo bastante normal e aborrecido em Tokyo. No despontar da sua curiosidade, ao investigar estes rumores, acontecimentos inexplicáveis à data levam-no a descobrir uma dimensão desconhecida, onde quase acaba por morrer. Salvo por uma divindade, Aogami, através da fusão de ambos os seres, surge Nahobino, um ser que não é mais humano, nem um Deus. 

Lê mais:  Infinity Strash: DRAGON QUEST The Adventure of Dai | Finalmente chega ao Oeste!

Neste RPG, exploramos uma versão pós-apocalíptica de Tokyo e do Netherworld, onde combatem anjos e demônios, ao passo que Nahobino e os seus amigos procuram regressar e salvar a sua cidade das más influências destes seres malignos. Caberá ao jogador neste processo, decidir o que salvar e o que sacrificar, tornando-se no Deus de que este mundo precisa.

Shin Megami Tensei V chegou a 12 de novembro para Nintendo Switch


Battlefield 2042

Para os fãs de FPS que não gostam de Call of Duty, a famosa alternativa da EA regressa com Battlefield 2042. Desenvolvido pela DICE, esta entrada distingue-se por ser a primeira de toda a franquia a dedicar-se a 100% à experiência multiplayer em cross-play, sem qualquer campanha single-player.

Tendo como cenário um futuro não muito distante, Battlefield 2042 trouxe-nos algumas novidades como o sistema Plus, que te permite modificares as tuas armas em pleno combate. Desfruta dos 7 mapas disponibilizados no lançamento, mas atenção ao regresso dos momentos de levolution e cenários destrutivos, mas também ao melhorado sistema meteorológico que afetará a jogabilidade em determinadas localizações.

Com 3 modos de jogo principais, Breakthrough merece o nosso destaque pela capacidade de suportar 128 jogadores na mesma partida em cross-play entre PC, PS5 e Xbox Series X|S. No entanto na versão cross-play da PS4 e Xbox One só serão suportados 64 jogadores numa sessão.

De destacar é também a plataforma Battlefield Portal que permite a toda a comunidade de jogadores criar diferentes modos de jogo inspirados em todos os recursos alguma vez utilizados em toda a franquia Battlefield, e também eles personalizáveis.

Battlefield 2042 chegou a 19 de novembro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.


Farming Simulator 22

Trabalhar no campo nunca foi tão fácil, isto falando claro de um simulador que faz com que todo o trabalho árduo de sol-a-sol pareça mais simples no lombo. Farming Simulator 22 marca mais uma entrada na longa história da franquia desenvolvida pela Giants Software e publicada pela Astragon e que desperta novos jogadores a se tornarem agricultores.

Planta o que colhes, cria boquinhas de gado que mais tarde poderão produzir ou servir de alimento, e vive daquilo que vendes e semeias na tua quinta. Mas agora falando a sério, esta entrada traz-nos variedade, como nunca antes, permitindo-nos criar vacas, ovelhas, galinhas, porcos, cavalos, cães, e a grande novidade, a introdução de abelhas, pequenos bichinhos mas não menos importantes. 

Já em termos de mapas, também variedade é a palavra chave, sendo que pela primeira vez temos não 1, não 2, mas 3 mapas disponíveis que nos levam às paisagens de Elmcreek, Erlengrant e Haut-Beyleron.

Farming Simulator 22 saiu a 22 de novembro, para a maior variedade de plataformas de sempre na franquia, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Mac OS, e Google Stadia.


Call of Duty: Vanguard

Sem grandes inovações, recebemos em novembro o mais recente título de Call of Duty. Desenvolvido pela Sledgehammer Games, Vanguard é a 18º entrada da franquia e traz-nos o fim da Segunda Guerra Mundial, onde para lá chegarmos, ainda teremos muito que batalhar.

O modo campanha advém do aclamado Modern Warfare, com as mecânicas a que já nos habituamos, mas ambos sabemos que estamos aqui para o modo multiplayer não é verdade? Com 20 mapas em jogo, Vanguard introduz-nos a uma nova função apelidada de Combat Pacing, que permite agora aos jogadores definir a intensidade da partida que querem jogar para pesar no matchmaking. Como efeito podes escolher entre Tactical, Assault e Blitz, opções estas que te levam a lobbies de PVP  ajustados para 6v6, 10/12v10/12, ou 24v24 jogadores respectivamente.

Call of Duty Vanguard saiu a 5 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, e PC, com total suporte para cross-play e cross-gen.


Jurassic World Evolution 2

A sequela do título de 2018 chegou em novembro. Desenvolvido e publicado pela Frontier Developments, Jurassic World Evolution 2 trata-se de um simulador onde o jogador constrói a sua própria versão do Parque Jurássico, e explora os frutos deste tipo de negócio.

Lê mais:  Age of Empires II: Definitive Edition | A caminho das consolas Xbox!

Com mais de 75 espécies de dinossauros à tua disposição, será um desafio colosso corresponder às diferentes necessidades de dieta e habitat de cada, e ainda mantê-los a todos felizes e bem dispostos em cativeiro. Mais ainda, será um desafio garantir que todas as medidas de segurança são reforçadas para permitir aos teus visitantes uma passagem memorável pelo parque, sem grandes constrangimentos.

Jurassic World Evolution 2 chegou a 9 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC


Just Dance 2022

Já é cliché a mais dizer, mais um ano mais Just Dance, mas o facto permanece. Desenvolvido pela Ubisoft, Just Dance 2022 traz-nos mais do mesmo de sempre, mas com um novo catálogo de músicas e novas coreografias para desafiarem os dançarinos daí de casa a saltarem do sofá para a pista de dança improvisada das vossas salas.

A novidade da entrada anterior parece ter sido muito bem recebida, e como sabemos que equipa que ganha não se mexe, aqui a aposta volta a ser no Sweat Mode, que te incentiva a uma rotina de exercício físico e foi uma óptima ajuda em tempos de pandemia. Dança ao som de grandes êxitos da atualidade e também do passado, como “Don’t Go Yet” de Camila Cabello, “Good 4 U” de Olivia Rodrigo, “Happier Than Ever” de Billie Eilish, e muitos, muitos mais!

Just Dance 2022 saiu a 4 de novembro para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Google Stadia.


Bright Memory: Infinite

Desenvolvido por uma única pessoa, Bright Memory: Infinite é um FPS hack and slash onde controlas Shelia. 

Toma partido de todo um arsenal que engloba armas e espadas, mas não te fiques por aí! Aliada a armas de peso, temos a capacidade especial de psicocinesia e de usar super poderes. Sê criativo em combate e ganha pontos de experîencia que te permitirão evoluir em as tuas habilidades e desbloquear novos poderes.

Bright Memory: Infinite chegou à Xbox Series X|S a 10 de novembro, já estando disponível para iOs, Android, e na Steam para PC.


Unpacking

Se o que procuras é descontrair e relaxar sem grandes preocupações e objetivos, então Unpacking pode ser a tua descoberta deste mês! Desenvolvido pela Witch Beam, este é um jogo de quebra-cabeças muito zen, que te coloca a desempacotar caixotes de tralha e a realocar objectos de valor sentimental na tua nova casa. 

Sem pontuações, ou qualquer tipo de medidores de performance, aventura-te a desembrulhar o passado da nossa personagem principal, ao som de uma banda sonora fantástica criada pelo compositor e vencedor de um BAFTA Jeff van Dyck.

Já podes relaxar, que Unpacking chegou a 2 de novembro para a Nintendo Switch, Xbox One, e na Steam para PC, Linux e Mac OS.


Menções Honrosas

Tunche

Se gostas de um bom hack and slash, ou és fã de roguelike, és capaz de te uma agradável surpresa com Tunche, um jogo totalmente desenhado à mão. Desenvolvido pela LEAP Game Studios e publicado pela HypeTrain Digital, Tunche desafia-te a exploradores 4 mundos totalmente diferentes em termos de histórias, inimigos e bosses. 

Joga sozinho ou em co-op com até mais 3 amigos, e deixa-te impressionar pela qualidade gráfica da arte visual deste jogo.

Tunche chegou a 2 de novembro para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X|S e Steam.


Football Manager 2022

Fácil é reclamar, difícil é mesmo fazer melhor. Mas se achas que darias um melhor treinador de futebol que o Fernando Santos, então tira a prova dos 9 nos relvados em Football Manager 2022

Desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela Sega, este título, que não apresenta grandes novidades em relação à entrada anterior, especialmente para as versões mobile. Desafia-te a calçares os ténis e a treinares a tua própria equipa de futebol.

Football Manager 2022 saiu a 8 de novembro para Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, iOS, Android, PC e Mac OS.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.