Jogos do Mês | Edição de Setembro de 2021

Olá Potato! Sê bem-vindo a mais uma edição dos Jogos do Mês, a rubrica onde listamos os videojogos que mais se destacaram ao longo do mês anterior, com a criatividade e a originalidade que estas experiências trouxeram aos jogadores.

Com isto e a chegada Outono, Setembro foi um mês recheado não só com grandes lançamentos, mas também com alguns dos jogos mais antecipados do momento, como é o caso de Deathloop, a mais recente entrada na franquia de sucesso JRPG da Bandai, a sequela da série spin-off de Yakuza, e uma nova entrada para a saga de Life is Strange! Pronto para descobrir os lançamentos que mais se destacaram? Então vamos lá!

1. DeathLoop

Dos criadores de Dishonored chega-nos Deathloop, um first person shooter desenvolvido pela Arkane Lyon e publicado pela Bethesda Softworks, onde dois assassinos sanguinários se vêm presos num loop interminável. A única forma de quebrares  este fenómeno é abateres os 8 alvos principais espalhados pela Ilha de Blackreef antes do final do dia, quando o loop recomeça. 

Parece fácil? Não te esqueças que terás um outro assassino no teu encalce! Jullianna é a rival mortal do nosso personagem, e esta traz um bom desafio ao modo de campanha, sendo que dá ao jogador a oportunidade de escolher que esta seja controlada por Inteligência Artificial ou por um outro jogador online.

Repete os loops e ousa tomar diferentes decisões para aprenderes novos truques e reunir mais informações que possas utilizar para teu benefício! Explora novos alvos,  expande o teu arsenal, e planeia novos tipos de estratégias interventivas, quer estas sejam mais viradas para stealth ou para o combate explosivo!

Deathloop saiu no dia 14 de Setembro para PlayStation 5 e na Steam para PC. Lê aqui a nossa análise ao jogo.

2. Kena: Bridge of Spirits

A Emberlab arrebatou os corações dos jogadores com o universo mágico e extremamente fofo de Kena: Bridge of Spirits. Uma aventura que te leva numa demanda por encontrares um santuário sagrado e descobrires os seus segredos. 

Na pele de Kena, vem conhecer os carinhosos Rot, e forma a tua própria equipa com estas criaturas habilidosas e tímidas. Através destes, Kena aumenta o seu poder e consegue fazer frente aos espíritos corruptos que encontra no seu caminho, num combate acelerado e deliciante.

Kena: Bridge of Spirits foi lançado a 21 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC através da Epic Game Store. Lê aqui a nossa análise ao jogo.

3. Life Is Strange: True Colors

Da Deck Nine Games chega-nos Life is Strange: True Colors, o terceiro título da franquia principal e o quinto de toda a saga. Publicado pela Square Enix, True Colors traz-nos a Haven Springs para uma nova aventura sobrenatural onde o jogador consegue mudar o destino e as vidas de outros personagens na pele de Alex Chen. 

Dotada de um poder que há muito procura suprimir, Alex descobre que terá agora de abraçar o seu verdadeiro eu interior para saber a verdade por trás da morte repentina do seu irmão, e desvendar os segredos da sua localidade. Explora esta cidade e cria laços com os seus habitantes manipulando as emoções ao teu redor. Eventualmente, todas as tuas escolhas irão impactar a paisagem de Haven Springs e definir o seu futuro. Estás pronto para receber esta injeção de emoções fortes?

Life is Strange: True Colors saiu a 9 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e na Steam e Google Stadia para PC.

4. Wario Ware: Get it Together

A franquia mais marada da Nintendo chegou à Nintendo Switch com Wario Ware: Get it Together! Neste party game onde podem jogar até quatro amigos, esperam-te umas sessões muito divertidas de microjogos onde o inesperável e o raciocínio rápido na tomada de decisões são o prato do dia sob a pressão duma pequena fracção de tempo a passar em contra relógio!

No modo campanha, vais descobrir que uns vírus andaram a infetar e a mexer no jogo que o Wario estava correntemente a desenvolver. Perante a ameaça de corromper ainda mais o código dos jogos, terás toda uma aventura a percorrer, onde irás descobrir novas localizações e conhecer todas as personagens e os seus move sets únicos que poderás utilizar para resolver os microjogos. Mais ainda, irás desbloquear novos modos de jogo e ainda mais microjogos para ficares sempre na expectativa de saber qual será o próximo desafio.

Lê mais:  Nintendo Direct | Apresentação de Splatoon 3 anunciada para 10 de Agosto

Wario Ware: Get it Together chegou a 10 de Setembro à Nintendo Switch. Lê aqui a nossa análise.

5. Tales of Arise

Para afirmar a saga Tales Of no ocidente, Setembro traz-nos Tales of Arise, um dos mais aguardados títulos da Bandai Namco Studios a estrear em 2021. Neste JRPG com visual anime, testemunha a incrível história de dois personagens que nascem em mundos completamente separados. Rena é um mundo que sempre se alimentou de Dahna, sobre-explorando os seus recursos e escravizando a sua população, mas algo está prestes a mudar.

Testemunha as maravilhas de um RPG de Ação dinâmica com um sistema de batalha melhorado, e com visuais e animações HD desenvolvidas em Unreal Engine 4 pela Ufotable. Com personagens que se sentem vivas, um mundo complexo por explorar, e uma história de te deixar colado ao ecrã, bem que podemos dizer que estamos perante o melhor Tales Of de toda a saga!

Tales of Arise chegou a 9 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam para PC. Lê aqui a nossa análise.

6. Lost Judgment

Desenvolvido pela Ryu Ga Gotoku Studio e publicado pela SEGA, Lost Judgment é a continuação da série spin-off de Yakuza, onde vestimos a pele do detective Takayuki Yagami. Investiga as cidades de Kamurocho e Isezaki Ijicho enquanto desvendas um crime horrendo e lutas contra o crime.

Alterna entre três estilos de combate diversos, como a Garça, o Tigre e a novidade desta entrada: a Cobra. Diverte-te com uma panóplia de atividades de que podes tirar partido num mundo rico em conteúdo!

Lost Judgment saiu a 21 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

7. Diablo II: Resurrected

O Remaster de Diablo II já chegou! Em Diablo II: Resurrected prepara-te para reviver o mundo de Sanctuary num clássico de ação RPG co-desenvolvido e publicado pela Blizzard. Apesar dos melhoramentos, nomeadamente ao nível do visual melhorado e em 3D, Ressurected dá a opção aos fãs mais hardcore da saga de viverem esta aventura com o grafismo 2D do jogo original, para aquele toque mais nostálgico que procuras.

Algumas das novidades deste remaster são que agora já podes partilhar o teu inventário e transferi-lo entre personagens, e se tiveres um save do jogo original, também o podes transferir para esta versão Ressurected e continuar a campanha a partir do mesmo. Aparte destas novidades, irás encontrar os sistemas do jogo imaculados.

Diablo II: Resurrected saiu a 23 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e na Battle.Net para PC.

8. Clash of Chefs VR

Se já achavas a experiência de Overcooked! caótica, então nem sabes em que cozinha é que te foste meter! A Flat Hill Games lançou uma nova experiência para apimentar a competição entre os chefes aí em casa, com Clash of Chefs VR, as frigideiras voam e vale tudo para sabotares a performance do teu adversário, ao passo que trabalhas na tua magia culinária.

Compete frente a frente com adversários humanos enquanto prepararas pratos deliciosos no modo competitivo multiplayer, ou parte para a campanha onde te esperam 80 níveis diferentes onde clientes insaciáveis desafiam as tuas habilidades.

Clash of Chefs VR foi lançado a 16 de Setembro na Steam e Oculus Store.

9. Sonic Colours: Ultimate

A mascote da SEGA está de parabéns por 30 anos magníficos, em conquistou um lugar muito especial de destaque na história e cultura dos videojogos. O nosso pequeno ouriço azul, regressa assim com um remaster de Sonic Colours lançado em 2010 para a Nintendo Wii e Nintendo DS. Sonic Colours: Ultimate traz a festa agora para todas as plataformas.

Nesta história, Sonic depara-se novamente com o malvado Dr.Eggman, que desta feita acaba de erguer um parque de diversões a custo do sacrifício de uma espécie alienígena inteira, conhecida como Wisps. Ajuda o  Sonic a salvar estas adoráveis e poderosas criaturas em 6 mundos diferentes e extremamente coloridos. Descobre os segredos dos Wisps e os seus super-poderes irão levar-te à vitória a toda a velocidade!

Lê mais:  PlayStation | Encontra todos os Easter Eggs neste anúncio da PlayStation

Sonic Colours: Ultimate chegou a 7 de Setembro às plataformas Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e Epic Games Store para PC

10. Lost in Random

EA Originals traz-te mais um indie com a qualidade de um AAA! Lost in Random foi o jogo selecionado pelo programa da Electronic Arts que ajuda a financiar pequenas equipas como a Zoink Games e nos mostra o quão longe as mentes criativas conseguem ir quando munidas de todas as ferramentas necessárias à sua disposição.

Lost in Random é um single-player onde jogas como Even na perspetiva da terceira pessoa. Neste mundo onde os visuais se inspiram nos jogos de tabuleiro, o destino de todos os seus habitantes é decidido por um dado escuro quando estes atingem os 12 anos de idade. No entanto a Rainha tomou a decisão de raptar a nossa irmãzinha Odd, e cabe-nos a nós a contra todas as probabilidades conseguirmos salvá-la, viajando através dos 6 reinos de Random. 

Lost in Random chegou a 10 de Setembro à Nintendo Switch, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, Origin e Steam para PC.

Menções Honrosas

The Artful Escape

Desenvolvido pela Beethoven & Dinosaur e publicado pela Annapurna Interactive, The Artful Escape é um jogo de plataformas que nos conta a história de Francis Vendetti, enquanto este luta contra as ameaças criadas pela sua própria imaginação.

Neste mundo multidimensional, Francis debate-se entre a sua paixão pela música Rock e o legado Folk do seu antepassado Johnson Vendetti, a par de uma oportunidade única de atuar num espetáculo. A partir daqui, Francis tem de partir à descoberta de uma nova identidade criativa, para se libertar do seu legado e se afirmar como o músico que verdadeiramente é. 

The Artful Escape foi lançado a 9 de Setembro para Xbox One, Xbox Series X|S e na Steam para PC.

Skate Bird

Para os fãs da modalidade, chegou em Setembro Skate Bird, um jogo que coloca o Skate nos pés de pequenos passarinhos, e que ideia mais original que a Glass Bottom Games nos podia ter trazido! Já vimos de tudo de facto, com gansos, pombos, e agora, pequenos piupius a andarem a fazer Ollies enquanto exploram as nossas casas.

O conceito é muito semelhante à franquia de renome Tony Hawk Pro Skater, pelo que podiam efetivamente ter trazido um easter egg com um falcão, mas onde os nossos atletas são piriquitos que alguém deixou à solta em casa, e que vão procurar fazer todo o tipo de manobras com a mobília à disposição. 

Skate Bird fez um frontside 180 a 16 de Setembro para Nintendo Switch, Xbox One, Steam e Amazon Luna para PC, Mac e Linux.

Aragami 2

Volta a controlar as sombras nesta sequela de Aragami. Neste jogo de stealth e ação em perspectiva de terceira pessoa, a Lince Works convida-te a controlares um guerreiro na sua missão por zelar pela segurança da sua aldeia e pela procura de libertar a sua população da influência de um exército invasor. 

Aragami 2 foi lançado a 17 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e na Steam para PC.

Sable

A Shedworks e a Raw Fury trazem-te um novo mundo aberto por explorar! Em Sable não terás grande história a descobrir, nem terás sequer nenhum sistema de combate, mas terás sim alguns puzzles por resolver enquanto caminhas sobre um deserto árido em busca de uma máscara que te permita regressares ao teu clã. Perfeito para quem procura aquelas sessões de jogo mais casual e relaxante.

Sable saiu a 23 de Setembro para Xbox One, Xbox Series X|S e na Steam para PC.

Foram estes os grandes destaques do mês de Setembro, um dos melhores de todo o ano de 2021 em termos de lançamentos! Concordas com a nossa lista?

Veremos em breve o que Outubro nos reserva já que vem aí em força os títulos de desporto favoritos dos jogadores!

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.