Jogos do Mês | Edição outubro de 2021

O mês de outubro foi o mês mais aguardado pelos fãs dos jogos de terror, inspirados pela época da Halloween, no entanto o top Jogos do Mês desta edição, traz-nos jogos para todos os gostos! Pronto para descobrir os lançamentos que mais se destacaram? Então vamos lá!

Metroid Dread

Sem dúvida um dos lançamentos mais aguardados para outubro, Metroid Dread é uma entrada refrescante na franquia que já não via um novo título side scroller 2D à quase 20 anos, como bem podes ler na análise do Diogo Lopes. Desenvolvido pela Mercury Steam e publicado pela Nintendo, o jogo leva-nos a explorar os segredos do planeta ZDR, no papel da famosa caçadora de recompensas Samus Aran. 

Metroid Dread brinda-nos com a adição de elementos de stealth para evitarmos os malvados robôs E.M.M.I. em labirintos e cenários deslumbrantes e onde o perigo espreita a cada esquina. Aqui  poderás desbloquear novas armas e habilidades, que te permitirão chegares a novos territórios onde descobrirás toda a verdade sobre a tua missão em ZDR.

De relembrar é que ainda em breve teremos o lançamento dos amiibos oficiais do jogo, sendo estes a figura colecionável de Samus e do E.M.M.I. Samus irá desbloquear um tanque permanente de energia adicional e possibilitará a sua total recuperação, já o E.M.M.I permitirá um tanque permanente de míssil adicional e também a recuperação dessas munições. Ouviste Bruno Dores?!

O jogo saiu a 8 de outubro em exclusivo para a Nintendo Switch.


Age of Empires 4

Quase tão aguardado como o nosso número 1 desta edição dos Jogos do Mês, outubro traz uma nova entrada a uma franquia muito amada dos fãs de RTS e da história da Humanidade, como bem podes ler na análise nostálgica que o Igor Gonçalves fez ao jogo. Desenvolvido pela Relic Entertainment e World’s Edge Studio, e publicado pela Xbox Game Studios, Age of Empires IV acerta mesmo em cheio no legado deixado pela segunda entrada da franquia. 

Como efeito testemunhamos um notório nível de rigor e detalhe histórico no seu modo Campanha, bem como assistimos ao retorno de mecânicas muito desejadas pelos jogadores mais nostálgicos, como o regresso da pedra como um recurso natural, e novamente os monges voltam a ter influência para converter as nossas unidades. 

Age of Empires 4 foi lançado a 28 de outubro para PC e no Xbox Game Pass com apenas 8 civilizações disponíveis à altura do lançamento, às quais mais se juntarão brevemente.


Marvel’s Guardians of the Galaxy

Sejamos honestos. Levámos com toda uma edição da E3 a ouvir falar deste jogo e ainda assim não poderíamos deixar de estar mais expectantes quanto à sua chegada! Desenvolvido pela Eidos Montréal e publicado pela Square Enix, Marvel’s Guardians of the Galaxy convida-te a vestires o capacete de Star Lord e liderares a equipa dos Guardiões enquanto toda a Galáxia está à beira do colapso.

A que se deve a ocasião? Aos sujeitos do costume. Tudo começa com uma pequena aposta entre os membros da nossa equipa que acabam por desencadear uma série de eventos catastróficos, que não poderíamos antever, ou melhor, o Peter Quill. Cabe agora a ele tomar as rédeas e impedir esta nova ameaça iminente, ao mesmo tempo que tenta manter a equipa unida através de uma àrvore de diálogos que se projeta no futuro das personagens. Cuida dessa língua afiada e tenta salvar a Galáxia! 

Marvel’s Guardians of the Galaxy saiu a 26 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.


Mario Party Superstars

O 2º Mario Party da Nintendo Switch chegou-nos apenas a meses de distância da sua revelação. Após a entrada de 2018, Mario regressa com mais uma série de jogos para animares a família e os amigos nas festas aí em casa, mas desta vez, com uma boa pitada de nostalgia. 

Com 5 tabuleiros remasterizados da Nintendo 64 e mais de 100 minijogos de todos os tempos da linha Mario Party, diversão é o que não vai faltar. Para ajudar, este jogo junta o útil ao agradável e permite-te jogar com os comandos mesmo no modo portátil, coisa de que sentimos a falta no Super Mario Party de 2018. Faz a festa com Mario Party Superstars!

O jogo chegou a 29 de outubro em exclusivo para a Nintendo Switch.

Lê mais:  FIFA 22 | Diogo Jota defronta Nubaid Haroon e Tom Leese na PS5

The Dark Pictures Anthology: House of Ashes

É claro que em pleno espírito de Halloween não podiam faltar jogos de terror nesta edição do Jogos do Mês, de facto temos uns quantos nesta lista e ainda mais nas menções honrosas, mas nada melhor do que recebermos um novo capítulo na antologia de Dark Pictures

House of Ashes é uma nova história interativa de survival horror, desenvolvida pela Supermassive Games e publicada pela Bandai Namco. Desta vez, és levado a controlar um grupo de personagens que tanto pode morrer como sobreviver, dependendo das decisões que tomares e do impacto das suas consequências. As suas vidas estão nas tuas mãos. Ajuda-os a saírem de um templo antigo onde se encontram aprisionados, ao passo que são perseguidos por monstros.

The Dark Pictures Anthology: House of Ashes saiu a 22 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e na Steam para PC.


Back 4 Blood 

Dos mesmos criadores de Left 4 Dead, chega-nos Back 4 Blood. Um first person shooter cooperativo onde até 8 jogadores podem jogar no modo PvP. Desenvolvido pela Turtle Rock Studios e publicado pela Warner Bros Interactive Entertainment, Back 4 Blood apresenta-nos uma nova pandemia global. 

Desta vez o suspeito de desencadear esta nova aflição para a humanidade é uma parasita extraterrestre apelidado de Devil’s Worm. E porque aqui não se fala em zombies (até porque isso são coisas da Valve), terás de sobreviver contra uma epidemia que ataca o organismo humano, tornando-o num mutante em estado de morto-vivo a que chamamos de Ridden. Mas não desesperes, a humanidade e a natureza acabam sempre por encontrar um caminho para salvar o mundo, pelo menos na ficção. Para isso temos um elenco de ilustres personagens, os Cleaners que juraram lutar contra a ameaça dos Ridden e defender a todo o custa o Fort Hope onde reside uma réstia da humanidade.

Back 4 Blood chegou a 12 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, e na Steam para PC.


Far Cry 6

Famosa pelos seus vilões de culto, a saga de Far Cry da Ubisoft viu em outubro uma nova entrada. O sexto título da franquia traz-nos uma brilhante prestação de Giancarlo Esposito no papel de El Presidente Anton Castillo. 

Este trata-se de um ditador absoluto na ilha de Yara, fortemente inspirada no cenário real de Cuba mas com elementos atemporais. Perante um governo liderado a sangue frio pela figura de El Presidente, erguem-se vozes e gritos que proclamam por grandes mudanças, e que ecoam no coração do seu jovem sucessor. Como jogador, controlamos um guerrilheiro que procura libertar o seu povo deste regime, e de facto este jogo não é para estômagos fracos. Nas palavras de Navid Khavari, escritor que desenvolveu o enredo para esta entrada, este reflete ​​“Uma história sobre como uma revolução moderna deve ser.”. Tens estômago para isto?

Far Cry 6 saiu a 7 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Epic Games Store e Google Stadia para PC.


Fifa 22

Mais um ano, mais um FIFA, mas ao contrário de grande parte das entradas anteriores, esta tem mesmo algo de inovador para mostrar. Com o hypermotion chega-nos às mãos uma responsividade melhorada por parte da Inteligência Artificial que controla o comportamento dos restantes jogadores em campo.

Com isto, cada partida transmite uma sensação muito mais real e cheia de vida de estarmos a assistir a uma jogo de futebol, como bem o descreve o Bruno Vieira na sua análise ao jogo.

FIFA 22 chegou aos relvados a 1 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e na Steam, Origin e Google Stadia para PC.


Nickelodeon: All-Star Brawl

Entra nos ringues com as tuas personagens favoritas do universo de franquias Nickelodeon. Sejam velhos amigos como o Danny Phantom e Cat Dog, ou as incontestáveis mascotes da marca como Spongebob Squarepants, a verdade é que agora poderás controlá-los a todos num jogo de luta ao estilo Super Smash Bros, no Nickelodeon All-Star Brawl.

Desenvolvido pela Ludosity e Fair Play Labs, e publicado pela Massive Games, esta é a primeira entrada Nickelodeon Super Brawl para as consolas caseiras e dá-te acesso a todo um roster de personagens dos cartoons mais emblemáticos do canal de desenhos animados americano. Combate em diversos cenários inspirados em cada série, e derrota os teus inimigos em lutas intensas ou empurra-os para fora da arena e garante o teu lugar no pódio.

Lê mais:  FIFA 22 | Junta-te ao torneio PlayStation 4 FIFA 22: eLIGA PORTUGAL FAN CHALLENGE

Nickelodeon: All Star Brawl chegou a 5 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e Steam para PC.


Riders Republic

A Ubisoft trouxe-nos em outubro o seu mais recente título na sua biblioteca de jogos de desportos radicais. Riders Republic inspira-te a sentires a adrenalina num multiplayer massivo e open world onde mais de 50 jogadores podem competir nas consolas da nova geração em partidas que vão desde mountain biking até outras modalidades como esqui, snowboard, voo com wingsuit e rocket wingsuit. Na PlayStation 4 e Xbox One o limite por partida é de 20 jogadores.

Incluido neste jogo está o modo Tricks Battle Arena que desafia duas equipas de 6 jogadores a competirem pela melhor pontuação numa arena onde a criatividade e a exuberância dos seus truques e acrobacias decidirão a vitória. Experimenta também o modo Carreira onde te aguardam algumas campanhas para cada modalidade desportiva. Ao passares os seus desafios irás receber novos equipamentos, fatos e cosméticos para personalizados o teu atleta e elevares a fasquia do teu rendimento.

Riders Republic chegou a 28 de outubro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, e Epic Games, Google Stadia e Amazon Luna para PC.


Menções Honrosas

Resident Evil 4 VR

Sem dúvida alguma merecendo o nosso destaque nas Menções Honrosas desta edição dos Jogos do Mês, Resident Evil 4 VR foi um regalo para os olhos e que nos traz algo para mastigarmos enquanto aguardamos pelo inevitável remake deste título nas consolas caseiras. 

Agora em VR poderás vivenciar toda a experiência de RE4 numa versão redesenhada do jogo em primeira pessoa e em gráficos de alta resolução. Entra nos sapatos do Leon S. Kennedy e desvenda os mistérios por trás do rapto da filha do presidente dos Estados Unidos. 

Resident Evil 4 VR chegou a 21 de outubro para Oculus Quest 2.

Ah, la cabana! Es hora de rezar. Tenemos que irnos.


The Jackbox Party Pack 8

Se és fã de party games, concerteza já deves conhecer e bem a famosa franquia Jackbox Party onde cada entrada traz-te um conjunto de jogos que tu e os teus amigos (até 8 jogadores) podem jogar quer nas consolas, quer através dos vossos telemóveis, ou até interagindo com outros jogadores em stream assistindo como espectador e influenciando as suas partidas.

Existente em praticamente todas as plataformas que possas te lembrar, esta nova entrada traz-nos 5 novos jogos como Drawing Animate, Job Job, Poll Mine, Weapons Drawn e The Wheel of Enormous Proportions. Entre estes mencionados está a assinatura da franquia que traz sempre uma variedade de entretenimento que tanto te mete a fazer desenhos cómicos, como escrever piada e a responder a trivias hilariantes!

Jackbox Party Pack 8 chegou a 13 de outubro para toda e mais alguma plataforma.


Corpse Party 2021

Se viste o anime ou os jogos anteriores, já estás familiarizado com a lenda de Sachiko. Se por outro lado não fazes a menor ideia do que estou a falar, que bom para ti! Encontras-te o jogo perfeito para uma boa noitada de Terror se fores fã do gênero e de mistérios e puzzles de lógica bem complicados.

O que parecia ser uma despedida de amigos, torna-se rapidamente num desfecho trágico. Percorre os corredores da assombrada Heavenly Host Elementary neste jogo point-and-click e RPG onde todas as tuas decisões impactam esta grandiosa história.

Corpse Party 2021 chegou a 20 de outubro para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e na Steam, Gog, Humble Bundle para PC.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.