Com imensos projectos a nascer e a quererem a dar-se a conhecer, senti-me quase que na obrigação (no bom sentido da palavra) de honrar os nossos compatriotas, e trazer uma rubrica com o intuito de valorizar os seus trabalhos, divulgando-os como tão bem merecem. Porque o que é Nacional é bom!
Começamos uma nova jornada dos Jogos PT com um jogo que me tem despertado bastante interesse desde o seu anúncio. Desenvolvido pela Team Chronos, Chronos trata-se de um sidescroller focado em manipulação do tempo, de forma a resolver puzzles e desafios para progredir nos níveis.
As plataformas serão percorridas na pele de um sábio do tempo, num mundo utópico em que após dominar um conceito extremamente bem, exerce o poder sobre o mesmo. O objectivo do sábio será tentar encontrar uma justificação ou sentido de todo o tempo que domina. Diz-se nesse mundo utópico que os sábios do tempo não têm emoções, e após a chegada ao templo da felicidade, tudo se encontra em ruínas. Terás que descobrir o porquê do estado do templo, e toda a razão que dê sentido a todo o poder que domina.
O jogo apresenta todo ele um grafismo muito simples e minimalista, mas bastante colorido e totalmente feito à mão, inspirado na arte do período Barroco – o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII.
Chronos começou como um projecto de universidade de 1º ano. Inicialmente, o projecto da equipa passou pela criação de RPG com vários poderes e inimigos, uma ideia arrojada que consideraram mais tarde irrealista devido à escassez de tempo, já que o projecto seria inicialmente de cinco meses.
A pequena, mas ambiciosa equipa responsável por todo o jogo é composta por:
- Alexandre Apolinário – Game Designer e Game Artist
- Inês Rodrigues – Game Artist
- João Filipe – Programador
- Ricardo Antunes – Mentor
- André Marques – Músico
O título esteve em exibição na mostra GameDev Student Showcase, que decorreu em Julho de 2019 nas instalações do IADE. Também tiveram vários eventos com o jogo em apresentação, como na Lisboa Games Week de 2019, gerando uma bela surpresa e agrado por quem teve a oportunidade de experimentar o jogo.
Mas foi no final de 2019 que o maior reconhecimento foi observado. Chronos não foi apenas nomeado para cinco categorias, como também foi considerado o jogo mais inovador do evento Playstation Talents desse ano:
- Candidato: Prémio imprensa
- Candidato: Prémio de melhor narrativa
- Candidato: Prémio de melhor arte
- Candidato: Prémio de melhor jogo
- Vencedor: Prémio de jogo mais inovador
Mal podemos esperar pelo que a Team Chronos nos tem a oferecer com este jogo português de temática, no mínimo, peculiar. Esperamos por mais novidades! Entretanto, podes seguir a sua página de Facebook aqui.
A Andreia esteve à conversa com o Alexandre e a Inês, dois membros responsáveis, durante a Lisboa Games Week, os quais lhe falaram sobre o seu projecto: Chronos. Queres descobrir um pouco mais?
E tu, o que achas deste jogo e do seu conceito? Que outros jogos portugueses merecem a nossa atenção? Deixa-nos o teu comentário abaixo!