Ophelia é um jogo de ritmo 2D para dispositivos móveis que gira em torno de uma pequena bruxa. Neste jogo, o jogador, ou jogadores (através de multiplayer local) precisarão de tocar a atempadamente em notas musicais, concluir tarefas, e assistir a uma história de desenvolvimento da personagem principal. Ophelia está em desenvolvimento, como um projecto universitário de dois estudantes da Universidade Lusófona do curso de Videojogos.
Sinopse de Ophelia
Ophelia passa-se numa cidade rural, perto de uma floresta. Não há texto ou diálogo, sendo que tudo é mostrado através de ilustrações.
Sobre a personagem, Ophelia é uma jovem que, um dia, enquanto brincava na rua, tropeçou num tronco e caiu. Partículas voaram das suas mãos estendidas, e pousaram num pequeno esquilo que estava correndo nas proximidades. A fumaça envolveu esta pequena criatura e, ao se dissipar, o esquilo se transformou numa raposa. Ophelia, atordoada ao ver a raposa recém-transformada a fugir de medo, percebeu que não era tão normal quanto pensava. Isto não a assustou nem um pouco, antes pelo contrário, encheu-a de uma reverência infantil e determinação para melhorar e se tornar uma bruxa profissional.
Gameplay
A mecânica principal deste jogo, foca-se num beatmap! O que é um beatmap? Bem, este consiste numa música acompanhada por notas que aparecem de acordo com o seu ritmo. A tela divide-se em dois ecrãs, e existem círculos em cada lado, e cada um precisará de ser tocado de acordo com a música, sendo cada toque classificado como “Miss” (Falhou), “Good”(Bom), “Great” (Óptimo) e “Perfect” (Perfeito).
Tarefas
As tarefas poderão ser acedidas através do menu principal. Estas são essenciais para a narração da história, sendo necessário concluí-las para aceder a novos capítulos. Estas consistem também em preparar poções, aprender a voar numa vassoura, transformar animais em outras coisas, etc.. Certas quests exigirão uma certa pontuação ou combinação para serem concluídas com êxito. A taxa de sucesso da missão em questão dependerá da pontuação ou combinação do jogador, embora, mesmo que falhes na missão, seja sempre possível repetires a tarefa até a completares.