O videojogo brasileiro A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção, conhecido internacionalmente como Songs for a Hero, foi produzido pelo estúdio Dumativa e os Castro Brothers, lançado no seu país nativo em 2016 e que teve agora o seu lançamento em inglês no final de Abril de 2020.

A maneira mais simples de o descrever será dizer que o jogo é um clone bidimensional de Wonder Boy/Monster World. À primeira vista, parece apenas ser isso, mas A Lenda do Herói tem uma característica única que é difícil de transmitir com breves descrições e um par de screenshots.

Formato

A personagem principal, pacatamente denominada de Herói, tem um bichinho para a música. Durante o decorrer do videojogo ele canta ao som do videojogo, apresentando a sua personalidade e objectivos na sua demanda por este meio. Ele também comenta, de forma humorística, a jogabilidade em redor.

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção Songs for a Hero

No primeiro nível, comenta o estranho que é ter de saltar em plataformas voadoras que desafiam a lei da gravidade e inimigos que mudam de cor, sinal de que são mais poderosos. Vejo isto como a evolução natural da narração de Bastion, mas mais integrado na experiência total.

Pessoalmente, não sou muito fã de jogar com Português do Brasil quando tenho outra escolha, mas aqui é, na minha opinião, a escolha essencial para o melhor que A Lenda do Héroi tem para oferecer.

Estrutura

Mas uma boa ideia não é nada se o resto do videojogo não está bem construído, não é verdade? Então como é a jogabilidade?

Lê mais:  No Man’s Sky Exo Mech | Novas Formas de Exploração

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção Songs for a Hero

A Lenda do Herói é estruturado por níveis lineares temáticos, separados por 2 a 3 actos. À primeira vista, parece um ponto negativo para quem olha para o seu antecessor espiritual, mas ao longo da aventura podes apanhar upgrades de vida e de energia e novas habilidades (que usam essa mesma energia) que tornam a nossa personagem mais forte. Para não falar dos segredos, que muitos deles só podem ser ultrapassados quando repetimos um nível mais tarde.

Ao início o Herói não consegue fazer muito e não é muito prático de controlar, mas ao longo do progresso da aventura ele fica com controlos mais fluÍdos e bem mais divertidos. Algo que não é nada estranho para quem conhece bem Monster World.

Dificuldade

Os inimigos são bem variados e qualquer tipo de “reutilização” mais à frente apresenta umA ou outra surpresa. Mas o melhor é, sem dúvida, os bosses no fim de cada um dos últimos actos, são enormes e bem divertidos de lutar. Se pecam por alguma coisa é por serem fáceis demais.

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção Songs for a Hero

Algo que também se reflete na aventura em geral no videojogo em geral, no estado actual do videojogo. Changelogs de actualizações anteriores implicam que nem sempre foi assim. Se esperas algo desafiante no nível de outros contemporâneos como o remake de Dragon’s Trap ou Monster Boy podes sair desapontado.

Lê mais:  Predator: Hunting Grounds | Análise

Gráficos

A nível gráfico não esperes nada a par destes dois videojogos referidos acima, mas não deixa de ser pixel art extremamente charmosa e agradável. E, claro, não deixa de ser impressionante em certos momentos específicos, como bosses e nos níveis finais.

O Menos Bom

Infelizmente, apesar da sua experiência bem sólida, A Lenda do Héroi tem algumas arestas para limar. Jogando do início ao fim, foi inevitável encontrar alguns bugs.

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção Songs for a Hero

Num nível apanhei um upgrade de energia e perdi uma vida logo a seguir. Voltei para um checkpoint anterior e o upgrade manteve-se. “Não tenho de o apanhar outra vez”, pensei, ainda ignorante das intenções dos developers. Acabei o nível e, afinal, não tinha o upgrade. Só aí voltei ao estado anterior. Fiquei um pouco chateado porque tê-lo-ia apanhado se ainda tivesse no nível.

Também consegui activar um achievement para apanhar 9999 moedas apenas com 999 e o som encravou quando cai num caminho de ferro enquanto estava num acelerador. Isto para dar outros exemplos. Mas a equipa parece estar a levar muito a sério o feedback, fazendo actualizações constantes para cobrir estes problemas.

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção Songs for a Hero

A Lenda do Herói – O Herói Desta Canção está disponível para PC através de plataformas de distribuição digital como o Steam.

Conclusão da Análise
Canções que merecem ser cantadas
8
Sou um mago vermelho da cromice, sou fanático de todos os média mas mestre em nenhum. No entanto os meus pontos estão alocados principalmente para os videojogos. Ao contrário do que é esperado da minha laia, eu adoro o ar livre, principalmente do campo. Adoro esticar as minhas pernas e apanhar muito sol... Será que algum dia vou conseguir a minha promoção para feiticeiro vermelho?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.