Mais um dia, mais uma análise. E hoje volto a trazer-te algo vindo da realidade virtual, mas um pouco diferente do costume. Se já ouviste falar de Accounting + então já deves saber o que está a vir aí. Caso nunca tenhas ouvido falar, então fica por aqui e lê a minha análise a este jogo VR bem louco – literalmente!

Humor parvo e um título nada a ver… Ainda bem!

Desenhado pelo criador de The Stanley Parable e pelo co-fundador de Rick and Morty, e desenvolvido pelo Crows Crows Crows, Accounting + é um jogo que vai levar o teu lado humorístico para outro nível.

Se estás familiarizado com a série Rick and Morty e aprecias esse tipo de humor, então este jogo merece a tua atenção.

Supostamente, o tema do jogo seria algo do foro contabilístico/financeiro, dado que o nome assim o sugere. Contudo, esquece o nome, pois isto não tem nada a ver com cálculos ou pagar facturas. Ainda bem, pois o que menos queria era ter que fazer cálculos matemáticos em VR!

Clovis, o calmante vocal

Bem, para começar, o tutorial inicial… Oh meu Deus! Que secante! Clovis, o instrutor que te dá as bases de como jogares o jogo, é tão calmo, com uma voz que parece que te quer colocar num sono profundo. Aquilo que provavelmente durou 5-10 minutos pareceu-me ter durado hora. É claro que isto foi propositado, só pode! Enfim, uma vez terminado, não quis mais saber dele.

Níveis muito estranhos mas bem humoristas

No início, realmente estás num escritório, onde dois “bacanos” te ligam por telefone, e explicam que ao meteres os óculos virtuais entrarás no programa deles para tratar da contabilidade. Só que isso não acontece e acabas por ir ter a um jardim, com um homem dentro de uma árvore, que não pára de te insultar e pedir para ires embora. Bem, é aí que a tua jornada ao estilo Inception começa, onde dás por ti a passar por níveis estranhos e sombrios.

accounting +

Cada um dos níveis é como um puzzle, onde terás que jogar com a representação das personagens que habitam nele e tentar encontrar uma forma de sair de lá. Baixar um torrent ilegal, beber uma bebida para adultos ou invocar o demónio, são experiências “divertidas” e parvas.

Ao todo, poderás contar com umas dez experiências. Contudo, existe um grande mistério num nível…

Onde está o nível secreto do Zoo?!

Se há algum mistério maior neste jogo é o facto de saber se realmente existe ou não um nível do Zoo. Durante uma entrevista feita a Crows Crows Crows, foi-lhes perguntado se existia algum nível Zoo escondido no jogo. Tal foi a surpresa de todos quando os mesmos disseram que sim, sublinhando que apenas uma pequeníssima percentagem de jogadores é que o descobriria. Bom, a partir daqui foi como se todos ouvíssemos que o One Piece existia e, até hoje, muitos jogadores procuram decifrar as muitas pistas, atrás do tesouro escondido. Contudo, ainda ninguém conseguiu descobri-lo, colocando a hipótese de que este nível, na verdade, nem sequer exista.

Pessoalmente, tentei perder quase 2 horas à procura de pistas mas, claro, não obtive qualquer progresso. Talvez seja melhor esta tarefa ficar para os verdadeiros prós em decifrar códigos.

Um estilo gráfico dentro da temática e vozes conhecidas

Accounting + possui um estilo visual bem semelhante ao das séries de animação americana que costumamos ver na TV, mais especificamente Rick and Morty. Para ser sincero, não apreciei haver tanto detalhe brilhante em algumas das personagens, pelo que prefiro que estejas sejam baças. No caso da versão dos Oculus Quest, isto não acontece, devido à capacidade gráfica do mesmo.

Uma das vozes presentes neste jogo é a de Justin Roiland, de Rick and Morty. É ele que dá voz ao homem da árvore, logo no início do jogo, algo inconfundível para quem já viu a série.

Accounting + está disponível para as plataformas Steam VR, PlayStation VR, Vive e nos Oculus Rift / S e Oculus Quest.