Sei que existem muitos jogos que prometem uma boa dose de sustos, mas que falham a cumprir essa promessa. Pessoalmente, dos poucos que tenho vindo a experimentar, um ou outro é que conseguiram quebrar a minha barreira anti-susto. E hoje vou revelar-te um deles, dedicado às plataformas de realidade virtual! Já conheces AFFECTED: The Manor ?

Uma experiência e não um videojogo

AFFECTED: The Manor não se trata propriamente de um videojogo, onde tens total liberdade e controlo do que se passa dentro do mesmo. Trata-se de um walking simulator, onde a única coisa que podes fazer é andar e interagir com portas ou objectos permitidos na altura. Com isto tudo em mente, vamos continuar!

Para que esta experiência seja totalmente imersiva, é altamente aconselhável o uso de Headphones, de preferência com bom isolamento de ruído.

Esta experiência VR, desenvolvida pelo Fallen Planet Studios, convida-te a entrares numa casa assombrada, com momentos de terror e de jump scares onde alguns agem de forma imprevisível. No entanto, apesar do teu destino estar já traçado, desde o momento em que entras na casa, existem quatro fins possíveis, ou seja, quatro caminhos que podes escolher a certo ponto. Para o bem da experiência, não te vou contar muito mais, e igualmente aconselho-te a não veres vídeos.

Contudo, o que te posso dizer é que, apesar de tudo, esta experiência levou-me cerca de 15-20 minutos a completar. Talvez mais, talvez menos, mas o certo é que pareceu ter ficado uma hora lá dentro.

A qualidade gráfica da coisa

Tendo experimentado este jogo nos Oculus Quest, pude notar alguns modelos 3D menos detalhados, mas mesmo assim as coisas não deixaram de manter o seu elevado grau de realismo.

Em adição, os tons escuros e os efeitos de arraste dão-te aquela sensação de desespero que procuras num jogo, acompanhado de um casamento perfeito com a banda sonora, que consegue estar presente nos momentos mais críticos.

As últimas palavras

Se há algo que vou levar comigo para mostrar aos meus amigos e familiares, será esta experiência. Graças à portabilidade dos Oculus Quest, posso levar o terror até qualquer pessoa, proporcionando uma boa sessão de sustos para elas, enquanto me divirto a rir das reações delas.

AFFECTED: The Manor já se encontra disponível nas plataformas VR Oculus Quest, Oculus Rift / S, Steam VR, PSVR e Android .

Conclusão da Análise
Assustador!
8
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.