Cozinhas automáticas, equipamentos futuristas e muitas receitas de Fast Food. Em Automachef, há espaço para tudo. Domina todos estes quebra-cabeças (que batem qualquer Sudoku de três estrelinhas) e recebe em primeira mão um diploma de Chef especialista em miolos. Ou então não.

Automachef é puramente lógico. Por isso, se preferes não ter de pensar muito enquanto jogas, podes deixá-lo de parte. É que, por mais que queiras, não há muito por onde fugir. Para dizer a verdade, praticamente todas as acções se baseiam em processos lógicos e em puzzles. Em contrapartida, se gostas de puxar pela cabeça, aqui pode estar o teu próximo passatempo para as férias.

Lê mais:  Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires’ Conspiracy | Análise

Nas mãos de um robô tycoon do Fast Food, serás o cérebro que projecta e constrói as suas cozinhas futuristas. Para tal, terás de ter em conta bem mais do que teu sentido estético. Afinal, isto não é o The Sims. Embora, por vezes, até desejássemos que fosse. Economizando dinheiro, recursos e energia, o teu papel passa por manter a reputação do restaurante com que trabalhas, servindo então refeições de alta qualidade e de forma eficiente.

Prepara-te para as contas

É nos pedidos do dia que tudo começa. Ah! Antes de começares, não te esqueças que, a certa altura, alguns desafios podem tornar-se bastante amargos. Como tal, tens de ser bastante paciente. Por outro lado, ficas a saber que a jogabilidade pode também não ser a mais agradável. Isto não é novidade, uma vez que, se olharmos para Stardew Valley, por exemplo, até as acções mais básicas podem tornar-se frustrantes, dependendo da plataforma que estás a utilizar.

Bem, voltando ao assunto. Imagina que as pessoas pedem, por exemplo, um hambúrguer com queijo; um cheeseburger, portanto. O primeiro passo é desmontar a receita, para que percebas de que maquinaria vais precisar. Nesse sentido, sem excederes o orçamento, terás de reunir todos os equipamentos necessários, dispondo-os de forma a estarem funcionais. Atenção às sequências e a pequenas falhas que possam passar despercebidas!

Automachef

Lê mais:  Fórmula Nintendo | Perfeição na Reinvenção

De seguida, há que fazer os ajustes necessários. Em que sentido funcionarão os braços, por exemplo? Programa-os para que desempenhem as suas funções da melhor forma e sem comprometer tudo o resto. Aliás, em Automachef, basta um pequeno desajuste numa pequena peça do sistema, para que tudo deixe de funcionar em condições. E o desafio vai ser mesmo esse: olhar para trás e perceber onde é que está o erro.

Para além do orçamento, o tempo é igualmente fundamental. E é aqui que o caldo entorna. De forma a garantires que as tuas refeições são servidas a tempo e horas, evitando a sobrecarga de máquinas, tens de fazer uma gestão de tempo quase perfeita. Analisa quantos segundos as máquinas demoram a processar alimentos, para poderes programar os restantes equipamentos. Caneta e papel à mão, vamos então às contas!

Automachef

Lê mais:  Mario Kart Live: Home Circuit | Novo trailer e detalhes revelados!

E mais?

Dada a sua natureza, Automachef pode, eventualmente, ser considerado um jogo de nicho. Não será, quase decerto, um sucesso de vendas, nem deixará os jogadores ansiosos por expansões ou novos DLC. Por funcionar globalmente através de níveis, esgota o seu sentido de progressão, limitando-o à dificuldade dos desafios em si. Por outras palavras: a dificuldade cresce, mas nada de novo daí advém.

Em contrapartida, se procuras um desafio que te tome mais tempo, mas onde possas evoluir, o Contracts Mode pode ser a solução. Funda a tua empresa, aceita contratos de outros negócios, ganha dinheiro e reputação e desbloqueia novas e melhores máquinas para utilizares posteriormente. Na prática, é isso. Uma clara vantagem, acima de tudo quando comparada com o modo Campaign, o centro do jogo.

Por fim, a gestão de recursos é, de facto, essencial, mas não numa vertente estratégica como para muitos seria interessante. Aliás, se não estiveres com atenção, nem percebes para onde vão os recursos em excesso ou de que forma estes podem ser geridos eficientemente. Mais uma vez, tudo passa pelo tempo. E é o tempo que te vai dar mais dores de cabeça; mas no bom sentido, claro.

Automachef

Lê mais:  Pokémon The Crown Tundra | Novas informações e data de lançamento reveladas!

Automachef, desenvolvido pela Team17, está agora disponível para Nintendo Switch e Windows, através da Steam.

Conclusão da Análise
Quase no ponto
7

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.