O jogo que te trago hoje, apesar do seu recente lançamento para os Oculus Quest, já não é novidade para muitos de nós. Estando disponível em praticamente todos os grandes eventos a acontecer em território nacional, nas áreas de Realidade Virtual, o Beat Saber é um dos jogos rítmicos mais viciantes que experimentei nos últimos tempos, pelo que inevitavelmente tivemos mesmo de agarrar uma cópia e trazer-te a nossa opinião sobre a sua experiência total. 

Lê mais:  PlayStation Plus Agosto de 2020 | Call of Duty: Modern Warfare 2 e Fall Guys

Desenvolvido pela Beat Games, este é o título que promete colocar-te a mexer e a queimar calorias, de uma forma muito divertida!

Neste jogo empunhamos dois sabres de luz, e temos a precisa tarefa de cortar cada um, somente utilizando os nossos movimentos e sem necessidade de botões, seguindo a direcção de uma seta impressa em cada bloco e ao ritmo certo para obtermos a melhor pontuação possível.

Precisão é a palavra-chave para o domínio das tabelas Leaderboard, tanto no modo de jogo Solo (onde as tabelas são mundiais), como no modo Party (onde as mesmas apenas registam a pontuação dos jogadores presentes localmente), ao estilo de uma arcada.

A melhor forma de dominar este jogo é libertar o stress dançando e curtindo as batidas das músicas.

Para te facilitar, tens ainda um modo Campaign, onde terás de superar desafios que te obrigam a não falhar mais do que x vezes, ou a conseguir um mínimo de x pontos.

Só desta forma é que te sentirás naturalmente capaz de progredir entre as várias dificuldades que existem para cada música nos restantes modos: fácil, normal, difícil, especialista e especialista +.

Beat Saber só inclui o primeiro pacote de músicas, contendo 10 faixas bastante distintas, e, para já, o suficiente para te viciares no jogo enquanto descobres cada uma delas e te desafias a superar novas dificuldades.

Para além deste pacote, tens ainda um segundo já disponível para aquisição que adiciona 5 músicas à tua playlist.

De todos os pacotes que podes comprar, há um que sobressai e que para mim vale muito mais a pena adquirir do que qualquer outro pacote.

Falo do pacote de músicas dos Imagine Dragons, onde entre as 10 faixas disponíveis, constam êxitos como Whatever It Takes, Radioactive, Believer e a minha favorita, Bad Liar!

Beat Saber
Versão em Oculus Rift
Lê mais:  Ghost of Tsushima | Divulgadas Ilustrações de Takashi Okazaki

Algo que te aconselho a fazer caso estejas a pensar adquirir este jogo é, contudo, pensares seriamente na versão que vais comprar. Isto porque para além dos pacotes mencionados, só nas versões para PC e Oculus, é que poderás descarregar uma playlist totalmente escolhida a dedo por ti, de uma base de dados onde entusiastas do Beat Saber disponibilizam os seus níveis e criações para qualquer utilizador poder jogar.

Efectivamente, foi na área das músicas Custom que acabei por passar mais tempo, e é aqui que o jogo atinge a sua maior longevidade com toda a variedade de músicas à disposição de cada um.

A nível de controlos e mecânicas, como já tinha explicado mais acima, este jogo é bastante simples.

Enquanto estás a jogar não precisas de utilizar botão nenhum: basta fazeres-te valer dos teus movimentos, uma vez que tenhas em tua posse os comandos.

Estes permitem ao teu headset ler a tua posição, o que se reflecte nas interacções que vês no jogo.

Com efeito, não só tens de cortar blocos de notas musicais com os teus sabres de luz, como também tens de te esquivar de bombas e de paredes, ambas com uma incidência mais frequente em níveis mais difíceis.

Beat Saber
Versão em Oculus Quest

A música, a emoção, o ritmo e o total alívio do stress são alguns dos motivos que fazem do Beat Saber um jogo obrigatório para qualquer detentor de um headset de VR, à semelhança de Super Hot VR.

No entanto, é também de mencionar o espectáculo de cores e luzes que presenciamos em cada música, e que enaltecem ainda mais a experiência e emoção do jogador. 

E sim, claro que ao criares os teus próprios níveis podes personalizar tudo isto e muito mais! Podes, inclusive, personalizar os teus sabres para passares a empunhar duas master swords ou qualquer outro modelo que consigas agarrar.

Fico a aguardar pelos vossos níveis na secção de comentários desta análise!

Beat Saber já está disponível para PlayStation VR, para toda a gama de headsets da Oculus, e na Steam VR e Humble Bundle para HTCVive Windows Mixed Reality.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.