Jogo Neutro é um dos conceitos mais importantes dos jogos de luta, e saber fazer jogo neutro contra outra pessoa que também sabe, é uma das coisas mais divertidas do género (na verdade, é o que me mantém a jogar, juntamente com o mind game envolvido).

Para além disso tudo, é extremamente importante ser bom a jogo neutro, pois é um conceito existente em TODOS os jogos de luta (e jogos de outros géneros também).

Torna-se mesmo a chave para conseguir ser bom em qualquer jogo de luta que se quiser, e em vários jogos ao mesmo tempo.

Lê Mais:  Café Com Farofa | Como Optimizares A Maneira Como Usas A Mente Nos Jogos De Luta

 

O que é?

Jogo Neutro (também chamado de Footsies, Zoning, Spacing/jogo de espaçamento, etc.) é a situação onde ambos os jogadores estão a uma certa distância um do outro, e nenhum tem uma vantagem aparente sobre o outro. Não havendo uma pressão, a situação é neutra.

Lê Mais:  Café com Farofa | Porque jogamos jogos de luta?

 

Estratégia

Nesta situação, ambos os jogadores devem ter a mesma preocupação em mente: “Como vou conseguir uma abertura no meu oponente para começar um combo ou pressão?”

Ou seja, para o teu oponente, tu és um alvo a ser atingido, e o oposto é igualmente verdade. Basicamente, és um alvo a tentar acertar noutro alvo.

Com isso em mente, existem duas regras básicas para se jogar:

1- Deves evitar ao máximo ser antigido pelo teu oponente (afinal de contas, és um alvo e vais querer ser um alvo difícil de ser atingido).

2- Deves tentar encontrar uma abertura no teu oponente e, assim, conseguir atingi-lo ou pressioná-lo (afinal de contas, ele é um alvo e tu queres acertar nele).

Tendo essas duas regras em consideração, o próximo passo é fazer acções, e respeitando-as, ou seja, irás evitar ao máximo fazer acções que te permitam ser um alvo fácil de ser atingindo, e irás tentar coisas que te permitam acertar no teu oponente.

Lê Mais:  #5 Jornada Smash | Robots, Clones e Karaté

 

Exemplo de acções que devem ser evitadas:

1- Em jogos sem defesa aérea (como Street Fighter), deves evitar pular para frente ao alcance do teu oponente (afinal de contas, não podes defender, logo serás um alvo fácil).

2- Whiffar golpes a curta distância, principalmente golpes lentos ou de recuperação demorada (o teu oponente pode acertar-te enquanto ainda estás a recuperar).

3- Usar golpes lentos ou unsafe para pokes – estarás apenas a dar dano de graça para o teu oponente.

4- Avançar sem ter em consideração as opções do oponente – ele poderá retaliar todas as tuas tentativas de te aproximares, uma a uma.

Exemplo de acções que podes usar:

1- Usar pokes rápidos a longa distância. Obriga o teu oponente a ter que adivinhar se é seguro chegar perto ou não. Em jogos como Soul Calibur, também podes cancelar ataques para enganar o teu oponente.

2- Fazer um jogo de espaçamento – entrar de vez em quando no alcance dos golpes do teu oponente e sair logo de seguida, como forma de induzir o mesmo a atacar, e puni-lo por isso (ou seja, dançar no campo de batalha).

Lê Mais:  Café com Farofa | Porque jogamos jogos de luta?

3- Usar golpes safe e rápidos a curta distância para te aproximares do teu oponente, pressionando-o e obrigando-o a cometer algum erro.

4- Usar magia e projécteis para controlar o espaço ao redor do teu oponente, diminuindo as suas opções de movimentação.

Noutras palavras: sê paciente, não tentes desesperadamente conseguir uma abertura. Jogo neutro também é sobre procurar informações, “mensagens” que o teu oponente te dê, para saberes exatamente o que deves fazer quando obtiveres a tua oportunidade.

Por exemplo: no Street Fighter, se alguém envia projécteis a mais, provavelmente vão continuar a enviar projécteis. Logo, podes evitar o próximo projéctil e punir o teu adversário por isso.

Lê Mais:  Café Com Farofa | Como Optimizares A Maneira Como Usas A Mente Nos Jogos De Luta

Vai trabalhando o teu plano de jogo aos poucos, e quando sentires que tens uma oportunidade (ou quando o teu oponente cometer um erro) usa-a para lhe acertares

Outra coisa: não sejas previsível. O teu oponente também vai estar à procura de informações sobre ti, recebendo as “mensagens” que deixas no ecrã. Se fizeres sempre as mesmas coisas no neutro, então apenas estarás a enviar informações ao teu oponente de que ele pode sempre fazer o mesmo contra-ataque e ganhar. Serás um alvo fácil.

Isto também vale para ti: saber os “vícios” no jogo do teu oponente permite-te ter uma leitura melhor do jogo dele, e uma certeza de que ele vai sempre fazer algo naquela situação. Logo, deves puni-lo por isso.

Procura, simultaneamente, diminuir as opções do teu oponente.

Impõe-lhe medo – uma boa maneira de conseguir isso é enviando projécteis na sua direcção a uma distância a que ele não possa retaliar.

Lê Mais:  #5 Jornada Smash | Robots, Clones e Karaté

Conclusão

Saber jogo neutro é o primeiro passo para se ser realmente bom em jogos de luta.

Todos os jogadores de topo são óptimos jogadores no neutro, e isso permite-lhes vencer diversos oponentes em muitas dificuldades.

Por isso, foca-te em aprender bem o jogo neutro, não apenas em aprender combos ou pressão. Estes não valem de nada se não conseguires chegar ao teu oponente.


Nota: este artigo, da minha autoria, foi publicado originalmente em 21 de Setembro de 2014 no Fórum CounterHit e editado de acordo com os padrões da Squared Potato.