Olá, leitores da Squared Potato, o meu nome é Paulo Naressi, sou conhecido como “Blue Link” no mundo dos jogos, e sou um novo redactor no site! O meu foco aqui será trazer conteúdo sobre os jogos de luta, bem como fazer cobertura dos eventos do género!

Para começar, gostaria de responder a algumas questões que muitos jogadores iniciantes me colocam: “Qual é o melhor jogo de luta para se começar a aprender a jogar o género? Deveria jogar Street Fighter, ou será que Tekken é melhor? Será que Smash Bros. é mais fácil de dominar, ou é BlazBlue complicado demais?”

Estas não são perguntas tão fáceis de se responder assim… para começar, cada pessoa tem dificuldades diferentes, sendo que algumas pessoas acham que fazer combos é algo extremamente difícil, e outras possuem mais dificuldade em entender como pressionar o seu oponente no jogo. Por isso mesmo, é que é bem complicado encontrar um jogo de luta que todos achemos fácil de se aprender a jogar.

Além disso, um jogo tornar-se-à muito mais fácil de se aprender se realmente quiseres jogá-lo. Se estás interessado em jogar BlazBlue Cross Tag Battle, e não achares piada ao Street Fighter V ou Tekken, então é porque estás mesmo só com vontade de jogar BlazBlue, seja pela sua jogabilidade, seja pelos gráficos, apresentação do jogo, ou até pelas personagens, etc… Então a dica que deixo para jogadores iniciantes é: não procures jogar um jogo apenas por que te disseram que é fácil, joga por que realmente queres jogar, e porque o mesmo te parece ser um jogo divertido que sentes que vale a pena jogar.

Ainda sim, cada jogo tem pontos específicos que são mais fáceis ou mais difíceis do que outros, então segue abaixo uma ideia do que esperar de cada um dos jogos mais famosos no momento.

Lê Mais:  The Game Awards 2018 | Anunciados Os Nomeados Para Esta Edição

Street Fighter V

Embora os combos sejam bem mais fáceis de se realizar, quando comparados com versões anteriores da franquia, o jogo de defesa é aqui extremamente limitado, pelo que vais sofrer muito para aprenderes a ser defensivo. Escolhe algum personagem que dê para fazer pressão no oponente (como Bison e Karin), ou se for o caso, algum personagem que seja efectivo para manter o oponente longe e não teres de defender muito, como o Guile e a Menat, para começar.

Super Smash Bros. Ultimate

Ultimate definitivamente é um jogo mais fácil de se aprender do que o Melee, mas ainda é um desafio ganhar consistentemente se não conheceres o básico dos jogos de luta. Procura não fazer spam de ataques numa distância em que o teu oponente te possa punir, e fica sempre de olho nos agarrões.

BlazBlue Cross Tag Battle

De todos os jogos actuais, creio que este seja o mais recompensador para jogadores iniciantes, pois este é o ápice do “fácil de se aprender a jogar, difícil de se dominar”. Ao jogares pela primeira vez, realmente este vai-te parecer ser um dos jogos de luta mais simples e fáceis alguma vez lançados, mas conforme vais aprendendo a jogar, a sua complexidade começa a se tornar aparente, e cada vez mais vais aprender estratégias novas que precisas de dominar para continuares a melhorar no jogo.

Under Night In-Birth

Apesar de ser um jogo extremamente popular no momento, com muitos jogadores novos a aprender ainda a jogar, certamente este não é um jogo simples: aprender a dominar o sistema de GRD (Grind Grid) e quando se aproveitar do Vorpal, Chain Shift, fazer Shield, etc… requer esforço e dedicação. Ainda sim, é um jogo recompensador de se aprender, e personagens como Wagner e Phonon fazem essa jornada não ser tão dura… apenas não tentes aprender logo a jogar com a Hilda ou com o Enkidu se não tiveres experiência nenhuma com fighting games.

Tekken 7

Um dos jogos mais populares no momento, alguns até diriam que é “O mais popular”, especialmente aqui na Europa. Este é um jogo difícil… não tendo muito mais a dizer, este é a mesma engine que foi se aprimorando por décadas, pelo que hoje em dia, quem joga à anos neste franquia terá sempre uma clara vantagem em relação a iniciantes. Uma dica que posso dar é para não criares metas muito grandes, ao invés de focares-te em ganhar, foca-te em aprender a dar low parries, por exemplo.

Soul Calibur VI e Dead or Alive 6

Quase a mesma coisa que o Tekken, mas como estes possuem sistema de meter, existem algumas facilitações para os iniciantes, como o Soul Charge no Soul Calibur (que permite que o teu personagem começe uma pressão excelente) e o Break Hold e Break Blow do Dead or Alive (o primeiro permite prevalecer sobre qualquer golpe que for desferido contra ti, e o segundo garante-te imediatamente a vantagem na partida contando que o teu oponente não tenha te agarrado ou te acertado com uma rasteira).

Independente de qual jogo escolheres para começares a tua jornada, o importante é te divertires e aprenderes com calma. Por isso, não te preocupes muito com qual é mais fácil de se aprender, apenas vai aprendendo ao teu nível que um dia estarás ao nível dos pros!

Mas e então, qual é o teu jogo de luta favorito? Achaste algum mais fácil de se jogar? Difícil? Não deixes de dar a tua opinião nos comentários!