Quem nunca chegou a casa ansioso por mais uma partida de Oliver e Benji? Ou julgando pela duração de cada partida, talvez um episódio concentrado em apenas um remate… Não obstante, existia sempre uma enorme antecipação entre os rapazes quando passava um episódio de Oliver (Tsubasa) e Benji (Benzo), o famoso Captain Tsubasa no Japão.

Ora, este anime veio cimentar-se como um dos principais clássicos, deixando de parte o realismo e concentrando-se em jogos rápidos, com jogadas magníficas como por exemplo o potentíssimo remate de Mark Landers (Hyuuga) que partia árvores ao meio. Não só fazia falta uma alternativa aos famosos FIFA e PES, como este mesmo anime merecia uma adaptação fiel à sua essência, e felizmente a teve.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions traz consigo a adaptação do anime homónimo, com um episódio chamado Episode: Tsubasa, focando-se na versão de 2018, onde seguimos a carreira de Ozora Tsubasa até à sua chegada à selecção do Japão. Não só encarnamos Tsubasa como também ingressamos numa nova aventura, chamada New Hero, algo completamente original.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Assim que entramos no jogo, temos direito a um mini tutorial, onde nos são explicadas as bases do mesmo. Estas mecânicas são depois expandidas à medida que vamos progredindo na história, ou seja, antes de cada jogo teremos direito a aprender algo novo. Todas estas mecânicas estarão disponíveis no início, no entanto algumas requerem prática para serem exercidas.

Lê mais:  Xbox Game Pass Ultimate | Phil Spencer Anuncia Inclusão de Cloud Gaming no Passe

Não só durante as cutscenes mas também durante os jogos, teremos direito a actuações com voz bastante bem conseguidas, transmitindo as emoções necessárias para alcançar a imersão ideal. Durante os jogos terás também direito a cenas especiais, que serão desbloqueadas ou com base no teu conhecimento do anime, ou vendo os requisitos no menu dedicado a estas cenas. Em algumas vezes isto significará que irás sofrer golos indefensáveis, mas espectaculares. Enquanto ganhas os jogos estarás feliz, pois cumpres a história do anime, no entanto, caso percas, terás de repetir a partida (que é um pouco longa na minha opinião e devíamos ter controlo sobre a duração da mesma, que é o que acontece nos versus).

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Modos e Jogabilidade de Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Vamos conhecendo as personagens à medida que progredimos na história, o que não só traz nostalgia, como aprofunda o lore do jogo, criando aqui uma experiência ideal para os antigos ou novos fãs da saga. Caso escolhas o episódio New Hero, poderás criar o teu personagem e escolher a escola onde irás começar, sendo que cada escola terá o seu desenvolvimento específico, de acordo com as personalidades que ali estudam.

A jogabilidade está extremamente bem conseguida para uma vertente arcade. Não só tem um estilo atractivo como tem vários níveis de complexidade. Cada personagem tem uma barra de stamina que é consumida cada vez que efectuamos uma acção especial, o que requer um cuidado especial no que concerne ao nosso planeamento do jogo.

Lê mais:  Animal Crossing: New Horizons | Novo Update Promete Refrescar o teu Verão!

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Terás também um modo versus online ou offline, permitindo um máximo de 4 jogadores por partida, seja com ou contra os teus amigos. Além destes modos terás ainda um modo playback onde poderás assistir a momentos determinantes do anime, para relembrares ou ficares a conhecer os mesmos.

Antes de mais, quero deixar em nota que várias pessoas reportaram problemas durante os jogos e crashes inesperados. Eu joguei a versão da Steam e com a minha humilde máquina (i3 8350k + GTX 1660S + 8GB Ram) não sofri problemas nenhuns, correndo o jogo no máximo sempre a 60 fps.

Os gráficos do jogo são os ideais para este tipo de experiência e do material de origem em questão. Não só captaram os visuais correctos, como os efeitos correspondem à adrenalina que todos sentimos a cada remate em Captain Tsubasa. À medida que fores jogando, irás reparar que terás sempre uma música de fundo a tocar, seja no menu ou durante uma partida, estas complementam bem o ritmo do jogo, criando uma sensação de aceleração, o que ajuda a passar o tempo.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions já está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch e na Bandai Namco Store para PC.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.