Doraemon Story of Seasons é possivelmente o título que está em falta na tua colecção de jogos Nintendo Switch. Ou talvez um dos que estão em falta. Um simulador alternativo, criado em torno de uma das mais populares personagens da cultura pop japonesa. Inovador, visualmente irresistível e sem dúvida viciante.

Arrastados por uma misteriosa tempestade, Doraemon e os amigos acabam por acordar num espaço e num tempo desconhecidos. Ao procurarem respostas, acabam por se integrar na acolhedora comunidade de Natura, uma aldeia remota rodeada de cenários etéreos. Na pequena aldeia, procuram ocupações e afazeres e Nobita fica responsável por gerir a fazenda vazia nas imediações de Natura. E, assim sendo, é na pele de Nobita e nas imediações de Natura que toda a aventura acaba por decorrer.

Lê mais:  Splatoon 2 | Novo Splatfest 35.º Aniversário de Super Mario Bros. arranca hoje à noite!

Visualmente deslumbrante

E que imediações maravilhosas! A delicada arte de Doraemon Story of Seasons parece saída de um antigo livro de contos. Em estilo aguarela, todos os pormenores e detalhes ganham expressividade e transformam de facto a experiência de jogo. Um ponto no qual a Nintendo Switch se distingue claramente das restantes plataformas é a abordagem visual altamente criativa que muitos do seus títulos incorporam. Fora do excessivo realismo a que a PlayStation 4 e a Xbox One nos foram habituando, é pois refrescante um pouco de imaginação gráfica. E a Nintendo Switch é irrepreensível nesse ponto.

Doraemon Story of Seasons é visualmente deslumbrante, sendo que todo o jogo parece uma só obra de arte. Dos amplos cenários às subtis animações, passando então pelas personagens e pelas respectivas cutscenes. Possivelmente, um dos mais óbvios pontos fortes do jogo. Em termos de gráficos, este Story of Seasons é um 10/10.

DoraemonStoryOfSeasons-nintendo-ps4-xbox-pc-screenshot2  

Lê mais:  Indie World (Agosto 2021) | Confere as novidades que foram apresentadas

Harvest Moon?

Ao ser um simulador que tem por base a vida no campo, é inevitável ser comparado a outros semelhantes. Harvest Moon e Stardew Valley são os mais óbvios, ainda que o segundo seja uma simplificação do primeiro. Passei demasiadas horas a jogar Harvest Moon: Tree of Tranquility (Wii) para poder ignorar as semelhanças entre ambos os títulos. Mas a resposta é mais simples do que parece.

Apesar de Doraemon Story of Seasons poder ser considerado um Harvest Moon com skins de Doraemon (o que é disparatado), há que ter em conta que ambos os títulos foram desenvolvidos pela Marvelous Interactive Inc. e que Harvest Moon: Tree of Tranquility (assim como tantos outros) pertence à série Story of Seasons.

DoraemonStoryOfSeasons-nintendo-ps4-xbox-pc-screenshot4  

Lê mais:  WarioWare: Get it Together! | Análise

Nesse sentido, ainda que as semelhanças sejam explícitas, em Doraemon Story of Seasons há um claro crescimento. Para além da arte do jogo, não podemos ignorar que, antes de ser um Story of Seasons, é Doraemon. Assim sendo, a aventura não prescinde de incluir a componente criativa das engenhocas do gato cósmico. Ao longo da estadia em Natura, poderás recuperar aparelhos mágicos que te vão auxiliar nas tarefas diárias e melhorar o teu desempenho na fazenda.

Um complemento importante, não apenas por incorporar no jogo o universo Doraemon, que apaixona milhões por todo o mundo, mas também por dinamizar de forma inovadora os simuladores deste género. Inegavelmente, uma abordagem criativa e compensadora, face à morosidade característica do jogo, que cansa e desmotiva jogadores menos pacientes.

Progresso e evolução

Sim, morosidade e repetição são duas palavras que podem descrever (e bem) simuladores assim. Determinadas tarefas podem parecer-te lentas e cansativas, visto terem de ser realizadas diariamente. Articular prazos e gerir recursos são então os principais desafios de Doraemon Story of Seasons. Não deixar acabar o dinheiro, a energia ou a ração dos animais parece mais simples do que pode realmente ser. Sobretudo se decidires investir na fazenda, melhorar estruturas e adquirir novos recursos.

DoraemonStoryOfSeasons-nintendo-ps4-xbox-pc-screenshot3  

Lê mais:  Animal Crossing: New Horizons | Nuno Markl e Filomena Cautela juntos em #PartilhaoTeuMundo

Ainda que trabalhoso, Doraemon Story of Seasons é altamente viciante. À medida que mergulhas na história e descobres como tudo funciona, dás por ti a desejar que os dias tenham mais horas e que os objetivos se alcancem mais rapidamente. Com tudo o que há para fazer, o crescimento é imenso e a evolução é sem dúvida motivadora. Cultiva, cuida dos animais, vende produções, pesca, minera e cozinha. Sem esquecer, ao mesmo tempo, o fortalecimento da amizade entre personagens e as missões secundárias que te vão sendo atribuídas. São muitas as formas de crescer e evoluir, pelo que não resta muito espaço para divagações.

Trabalho facilitado

Em termos de controlos e comandos, tens aqui uma jogabilidade praticamente perfeita. Altamente intuitivos, corrigem aliás várias falhas que existiam em Harvest Moon e até em Stardew Valley. Desta forma, evitarás desperdiçar energia com movimentos vãos e recursos de forma desnecessária. Com o crescimento do leque de engenhocas disponíveis, as tarefas tornam-se mais simples e mais leves, permitindo-te que ocupes o dia de trabalho com outros afazeres que te trarão retorno.

DoraemonStoryOfSeasons-nintendo-ps4-xbox-pc-screenshot5  

Lê mais:  Nintendo Switch | Crash Team Racing com trial gratuito até 5 de Janeiro!

Em suma, Doraemon Story of Seasons alia os pontos fortes de simuladores do género, eliminando ainda as falhas mais óbvias. Por outro lado, traz para campo a minha personagem preferida de Mangá e Anime. (Desculpa este ponto pessoal). Uma combinação de elementos criativos que resulta bastante bem e que culmina assim num jogo envolvente, visualmente perfeito, com uma jogabilidade agradável e uma durabilidade bastante generosa.

Doraemon Story of Seasons é o mais recente jogo de Simulação desenvolvido pela Marvelous Interactive Inc. e pela Brownies Inc.. Lançado a 11 de Outubro, está agora disponível para Nintendo Switch e Windows, através da Steam.

Conclusão da Análise
Encantadoramente Viciante
9